terça-feira, 3 de junho de 2014

Lisboa: Novo bispo auxiliar Quer ser «pai, Irmão e amigo»

D. José Augusto Traquina apontou na missa da sua ordenação para os «tempos desafiantes de uma igreja em missão»
Lisboa, 02 jun 2014 (Ecclesia) – O novo bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. José Augusto Traquina, ordenado este domingo no Mosteir
o dos Jerónimos, quer ser para as comunidades da região “pai, irmão e amigo”, à imagem do “Bom Pastor”.
Numa mensagem dirigida às pessoas no final da celebração, seguida pela Agência ECCLESIA, o prelado de 60 anos recordou uma reflexão do Papa João Paulo II à volta da missão episcopal, sublinhando que ela corresponde a tudo quanto pretende “ser em tempos desafiantes de uma Igreja em missão”.
Assente na “mais firme esperança” de Cristo Ressuscitado, um bispo deve ser polo de “transformação” no meio da sociedade, dos seus “conflitos”, e fonte de “compaixão” e suporte na “dor de cada homem e mulher”, apontou D. José Augusto Traquina.
“O bispo será um sinal cada vez mais luminoso de Cristo Bom Pastor e Esposo da Igreja, agindo como pai, irmão e amigo de todo o homem”, acrescentou.
A celebração da ordenação do novo bispo auxiliar, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, contou entre outros responsáveis católicos com a presença do Núncio Apostólico (representante diplomático) da Santa Sé em Portugal, D. Rino Passigato, e do bispo do Mindelo, Cabo Verde, D. Ildo Fortes.
D. José Augusto Traquina revelou que, na sequência da sua nomeação, a 17 de abril último, enviou uma carta ao Papa em que agradeceu a confiança mas também confessou a Francisco as suas “limitações para o desempenho deste ministério”.
Na mesma linha, o prelado pediu agora ao patriarca de Lisboa “paciência para o corrigir e ensinar a ser bispo” e agradeceu as “promessas de oração” vindas de “muitos cristãos e amigos”.
O novo bispo auxiliar, natural de Évora de Alcobaça (Patriarcado de Lisboa), era até agora pároco de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica.
Escolheu como lema episcopal “Alegrai-vos sempre no Senhor”, uma expressão retirada da carta de São Paulo aos Filipenses.
D. José Augusto Traquina vai apoiar o trabalho do patriarca, D. Manuel Clemente, em conjunto com outros dois bispos auxiliares, D. Nuno Brás e D. Joaquim Mendes.
O Patriarcado de Lisboa, cujo território não coincide com o do distrito, engloba atualmente mais de 2,3 milhões de habitantes (1,9 milhões de católicos) e perto de 300 paróquias.

PR/JCP

Sem comentários: