quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fátima: Bispo alerta para consequências do «capitalismo financeiro e especulativo»

D. António Marto comentou recente crise bancária em Portugal
Fátima, Santarém, 12 ago 2014 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima afirmou hoje que a atual crise financeira e bancária em Portugal é uma manifestação daquilo que Bento XVI designou como “ditadura do capitalismo financeiro e especulativo”.
“É aquilo a que o Papa Francisco chama a tirania económico-financeira, especulativa, virtual, desligada da economia real”, acrescentou D. António Marto, na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação anual do migrante e refugiado ao Santuário de Fátima.
O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa advertiu que esta situação pode “levar à catástrofe e à ruína de um país”.
“As primeiras vítimas são sempre os mais pequenos e os mais pobres”, acrescentou.
D. António Marto convidou toda a sociedade portuguesa a refletir sobre “os valores em que assenta toda a vida do país” e a “olhar de uma maneira global para a problemática” atual, com a “queda drástica” da natalidade e a “perda de meio milhão de jovens”.
“Estes dois problemas põem em causa a sustentabilidade do próprio Estado social”, alertou.
O bispo de Leiria-Fátima lamentou ainda que alguns se aproveitem da atual crise para negar o “trabalho digno” e o “salário justo”.
O reitor do Santuário de Fátima foi questionado sobre a exposição da instituição à crise no BES, respondendo que os responsáveis estão “tranquilos” em relação a este tema, sem oferecer mais comentários.
Milhares de emigrantes são esperados em Fátima entre hoje e amanhã para a peregrinação anual ao santuário católico, inserida na 42ª Semana Nacional de Migrações promovida pela Igreja Católica com o tema ‘Rumo a um Mundo melhor’.
A peregrinação vai ser presidida pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

HM/OC

Sem comentários: