quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sociedade: Novas gerações «têm imenso para dar»

Padre Filipe Dinis coordenou campo de férias para jovens na Lousã

Lisboa, 19 ago 2014 (Ecclesia) – Dezenas de jovens entre os 15 e os 18 anos aceitaram o convite do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Coimbra e acorreram à Lousã para viverem sete dias de descoberta pessoal e de Cristo.

No seguimento de um projeto iniciado há três anos, o organismo pretendeu ajudar os mais novos a terem consciência das suas qualidades, dos seus “talentos” e “da presença de Deus nas suas vidas”, explica o padre Filipe Dinis, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Para o diretor do SDPJ de Coimbra, “é muito importante” que as novas gerações percebam que “têm imenso para dar” nas suas comunidades, “na família, na paróquia, na escola”, que através dessas realidades Cristo “lhes lança imensos desafios”.

Daí que a proposta do campo de férias, instalado no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, tenha sido a busca do “Fator XTO”, ou seja, do “Fator Cristo”, explica aquele responsável.

Durante uma semana, todas as atividades concorreram “nesse sentido”, desde o cuidar da logística do campo à preparação das refeições, passando pela participação em iniciativas lúdicas e formativas até ao contacto com a comunidade da Lousã.

Os 35 participantes foram chamados a exteriorizar o seu “fator xto” através da dinamização de um lar de idosos da Santa Casa da Lousã, algo que fizeram com disponibilidade e alegria, levando a “festa” a todos os utentes.

Tiveram ainda oportunidade de fazer um curso de formação, de suporte básico de vida, junto da Associação dos Bombeiros locais e ouvir o testemunho de quem serve de forma humanitária a população.

“Se Cristo é fator da nossa vida, então é preciso desenvolvê-lo”, com “criatividade e “confiança” nas capacidades próprias, “nos outros” e em “Deus”, conclui o padre Filipe Dinis.

SN/JCP

Sem comentários: