quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Taizé: Rota de autocarros liga Portugal à Comunidade Ecuménica na França


Vila Nova de Gaia, Porto, 12 ago 2014 (Ecclesia) – Uma 'linha de autocarros para Taizé' é a proposta de uma empresa de viação, de Vila Nova de Gaia, com a autorização da Comunidade Ecuménica sediada em França, para este verão.

“Já fazemos as viagens com grupos há muitos anos e depois em conversa com o Irmão David (religioso português da Comunidade de Taizé) surgiu a possibilidade de no verão termos autorização para esta linha e levarmos todas as semanas pessoas à Comunidade”, revelou hoje Cristina Conceição, da António Atalaia Viagens e Turismo, à Agência ECCLESIA.
As viagens para a Comunidade Ecuménica de Taizé, na França, surgiram “há cerca de sete anos” e a linha de autocarros no verão com a atual rota começou a funcionar em 2012, motivada “pela procura de pessoas sem grupos”.
A rota que liga Portugal a Taizé, “com paragens em várias cidades de Portugal e Espanha” começou a funcionar na última semana de julho e já têm inscrições “até à primeira de setembro”.
Os autocarros da Linha para Taizé partem todas as semanas de Lisboa ou do Porto ao sábado e regressam no domingo seguinte.
“É a viagem mais direta e possível para as pessoas chegarem a Taizé e para perderem o menos tempo possível na viagem, são apenas as paragens necessárias para almoçar, jantar e trocar de motoristas”, explica Cristina Conceição.
Desde o fim de julho já houve “mais de 100 grupos organizados”.
“A nível individual também temos tido bastante procura, o mês de agosto tem sido o mês em que temos mais procura para estas viagens”, acrescenta a responsável.
Segundo Cristina Conceição a empresa de viação começou a ser procurada e requisitada para levar jovens aos encontros anuais, depois surgiram os “encontros no Carnaval e na Páscoa” e nas férias de verão, “quando há mais procura”.

CB/OC

Sem comentários: