segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A CHATA CÁ ESTÁ DE.... NOVO

PARA FALAR DAS VINHAS DO VINHATEIRO E DOS TRABALHADORES !
Olá amigos! Uma saudação cheia de fraternidade em Cristo, nossa Páscoa.
É verdade, hoje o Nosso Deus, através de Jesus Cristo, vem-nos falar da Parábola da vinha, do Vinhateiro e do trabalhador (MATEUS Capitulo 20 - versículos 1 a 16 ou seja, escrito abreviadamente  Mt 20,1-16). Diz-nos que O Vinhateiro contratou trabalhadores para a Sua Vinha em diversas horas do dia e a todos pagou por igual, sendo que, os últimos foram os primeiros a receber, o que provocou uma certa irritação e injustiça nos trabalhadores que desde a primeira hora aderiram ao trabalho.
E é aqui precisamente, no modo provocatório e desarmante de agir do proprietário, que Jesus nos quer transmitir a medida, sem medida do Pai, completamente inversa da nossa (de ontem, com os fariseus e tantas vezes de hoje, em nós).
Esta parábola faz-me regressar alguns anos atrás e revejo, na memória da minha infância, os cuidados que os meus avós tinham para com o tratamento da vinha: os cortes... o preparar o enxofre .... o olhar atento alegre e ás vezes triste, ao ver o seu desenvolvimento..... como que, com um olhar a guardassem, tal pedra preciosa!
É assim, para nós  melhor entendermos, que Jesus vai buscar um tema tão conhecido como a vinha, para nos explicar, que a vinha é a comunidade cristã onde o trabalho nunca falta e espera pelos trabalhadores, que somos todos nós, seus discípulos, que em momentos diferentes das nossas vidas respondemos ao chamamento de Deus, aqui representado pelo papel de proprietário da vinha
E... aqui está o projecto pensado por Deus para o mundo, para mim... para ti... para nós! Nós, comunidade, somos como que uma vinha, amada e tão guardada pelo nosso Deus, que. neste caso, se apresenta Camponês, e que quer precisar de nós, para em conjunto, a fazermos dar muito fruto.
Nós somos ao mesmo tempo a vinha, o mundo novo que está para nascer, vida nova  que nos transcende e que não abarcamos na totalidade, e também somos os trabalhadores que colaboram no projecto do vinhateiro (Deus), como sendo o Reino que não é deste mundo, mas... começa aqui e agora, em mim e em ti!
Quanta confiança tem em nós este nosso Deus que  confia  em nossas mãos o seu sonho  para que o construamos em colaboração, e quão generoso é, pois vem à nossa procura, sem se cansar, desde o amanhecer até ao pôr do sol, e paga-nos sempre da mesma maneira, independentemente das horas que fazemos! Paga aos últimos o mesmo que aos primeiros.... Até que parece injusto, nós que reivindicamos salário igual para trabalho igual! Um Deus injusto?!? É desconcertante!... tal como Jesus na CRUZ! Tal como em toda a Sua entrega de Amor para nos redimir e dizer que .... AMAR É POSSÍVEL!
O Deus que adoramos é um Deus (Trino) de Misericórdia e não um patrão pronto a debitar/creditar no  livro da nossa vida as nossas boas acções, méritos ou tantas outras coisas que consideramos de valor, mas que às vezes, não passam do preenchimento do nosso ego amortecendo a nossa consciência com a ideia que somos bons e assim teremos um lugarzinho no céu.  As Suas contas não são quantitativas, são contas de BONDADE.!
É um Deus de Bondade que transcende as regras de mercado, a que nos habituámos a medir ou calcular.
Dizer algum de Deus ou tentar defini-Lo é de todo impensável e impossível, dada a nossa limitação, mas sabemos, no entanto, que estando para além da nossa pequenez, é um Deus que ultrapassa a justiça porque AMA ! É um Deus que caminha connosco.... um Deus que não se merece, mas que se acolhe..... É o Deus da gratuitidade que Se oferece a cada um de nós. Dá-Se simplesmente, sem moeda de troca..... aguardando pacientemente a nossa resposta ao Seu convite...
Eu Te acolho Senhor, em mim, com Alegria e gratidão.
Quero  fazer parte da Tua vinha e ser uma das  Tuas  trabalhadoras; trabalhando, fazer crescer o Teu reino com o anuncio comprometido da Tua Palavra.

Nota: a nossa reacção ao pagamento seria de indignação e injustiça?
Ou ficaríamos felizes porque, trabalhando há mais tempo em comunidade para maior glória do Senhor, gozamos mais cedo da Sua presença em nós? 

Um abraço na Paz de Cristo, ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: