Vimos, através do Evangelho de Marcos, que no antepenúltimo domingo Jesus convida Tiago, João, Simão e André para O seguirem, no último, com os mesmos, entra numa sinagoga e hoje com Tiago e João vai a casa de Simão e André. Assim vemos Jesus a dar os primeiros passos da Sua Vida de Missão: CURAR, REZAR e ANUNCIAR.
Jesus mistura-se com a multidão e cura, devolvendo, não apenas a saúde física, mas no fundo é o Seu "dedo" que toca no íntimo de cada um, fazendo a cura milagrosa dos corações.
Jesus vai à nascente secreta da força: Orando regressa cheio de Deus e em sintonia com o Pai passa a anuncia-Lo.
Hoje O vemos (Marcos 1, 29-39) a curar a sogra de Simão ( Pedro), que se encontrava gravemente doente com febre (naquele tempo não havia os brufenes nem aspirinas, a febre era grave e matava). Que milagre tão pobre de pretensões, onde Jesus nem sequer fala....apenas os gestos. E aqui me detenho: quantas vezes procuramos respostas que não encontramos e esquecemos simplesmente os gestos, como os d'Ele: simples!
Jesus dá a resposta: aproxima-se , vai ao encontro da dor, não tem medo (e eu, quantas vezes me desvio?). Tomou-a pela mão e levantou-a. Jesus levanta-a e devolve-a à vida. E ela começou a servi-los. Tudo isto em gestos de afecto e ternura... sem uma palavra!
Quantos gestos de "nada" eu perdi na estrada da minha agitação, com demasiadas coisa para fazer e que poderiam bastar para ajudar a soerguer uma vida?!
O segundo momento da vida de Jesus, na narrativa de Marcos, é a oração. Jesus cria espaços e reza ao Pai muitas vezes durante a noite, longe do barulho. Afasta-se, recolhe-se na intimidade....
E eu Senhor? Tantas vezes desassossegada... Às vezes conversando Contigo e pensando em tanto ao mesmo tempo. Como Tu pudesses esperar mais um pouquinho.... Tem paciência para comigo Senhor.... Ajuda-me, ensina-me a orar a encontrar-Te, nascente que me dá vida interior, a sós Contigo. Sei que esta proximidade é possível, muitas vezes não a consigo ter e preciso da Tua ajuda para que seja mais presente
Por último Marco diz-nos que os discípulos vão ter com Jesus e partem para outras aldeias, outros lugares , outros homens ....a anunciar a Boa Nova. E como anuncio eu?
Peço a Deus, por mim e por ti, que Ele nos torne humildes e sensíveis aos outros.
.Apertando outras mãos....Acolhendo ....Aproximando... Anunciando a BOA NOVA.
Que a nossa generosidade não fique apenas perdida por ai, mas a encontremos na oração, nascente da nossa força, e tenhamos a coragem de sermos verdadeiramente seguidores de Jesus Cristo.
Com um abraço em Cristo, me despeço. Boa semana,
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)
Sem comentários:
Enviar um comentário