segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A CHATA VEM EM FIM DE TARDE..... DE DOMINGO!

Olá! Uma saudação cordial na Paz de Cristo.
Vimos, através do Evangelho de Marcos, que no antepenúltimo domingo Jesus convida Tiago, João, Simão e André  para O seguirem, no último, com os mesmos, entra numa sinagoga e hoje com Tiago e João vai a casa de Simão e André. Assim vemos Jesus a dar os primeiros passos da Sua Vida de Missão: CURAR, REZAR e ANUNCIAR.
Jesus mistura-se com a multidão e cura, devolvendo, não apenas a saúde física, mas no fundo é o Seu "dedo" que toca no íntimo de cada um, fazendo a cura milagrosa dos corações.
Jesus vai à nascente secreta da força: Orando regressa cheio de Deus e em sintonia com o Pai passa a anuncia-Lo.
Hoje O vemos (Marcos 1, 29-39) a curar a sogra de Simão ( Pedro), que se encontrava gravemente doente com febre (naquele tempo não havia os brufenes nem aspirinas, a febre era grave e matava). Que milagre tão pobre de pretensões, onde Jesus nem sequer fala....apenas os gestos. E aqui me detenho: quantas vezes procuramos respostas que não encontramos e esquecemos simplesmente os gestos, como os d'Ele: simples!
Jesus dá a resposta: aproxima-se , vai ao encontro da dor, não tem medo (e eu, quantas vezes me desvio?). Tomou-a pela mão e levantou-a. Jesus levanta-a e devolve-a à vida. E ela começou a servi-los. Tudo isto  em gestos de afecto e ternura... sem uma palavra!
Quantos gestos de "nada" eu perdi na estrada da minha agitação, com demasiadas coisa para fazer e que poderiam bastar para ajudar a soerguer uma vida?!
O segundo momento da vida de Jesus, na narrativa de Marcos, é a oração. Jesus  cria espaços e reza ao Pai muitas vezes durante a noite, longe do barulho. Afasta-se, recolhe-se na intimidade....
E eu Senhor? Tantas vezes desassossegada... Às vezes conversando Contigo e pensando em tanto ao mesmo tempo. Como Tu pudesses esperar mais um pouquinho.... Tem paciência para comigo Senhor.... Ajuda-me, ensina-me a orar a encontrar-Te, nascente que me dá vida interior, a sós Contigo. Sei que esta proximidade é possível, muitas vezes não a consigo ter e preciso da Tua ajuda para que seja mais presente
Por último Marco diz-nos que os discípulos vão ter com Jesus e partem para outras aldeias, outros lugares , outros homens ....a anunciar a Boa Nova. E como anuncio eu?
Peço a Deus, por mim e por ti, que Ele  nos torne humildes e sensíveis aos outros.
.Apertando outras mãos....Acolhendo ....Aproximando... Anunciando a  BOA NOVA.
Que a nossa generosidade não fique apenas perdida por ai, mas a encontremos na oração, nascente da nossa força, e tenhamos a coragem de sermos verdadeiramente seguidores de Jesus Cristo.
Com um abraço em Cristo, me despeço. Boa semana,
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: