domingo, 1 de fevereiro de 2015

A CHATA VEM FAZER UMA PERGUNTA: "QUE TENS TU A VER CONNOSCO, JESUS NAZARENO?"

OLÁ! Uma santa tarde, descansadinha e calma é o que vos desejo.
Pois claro, cá estou para vos chatear!
Pelas leituras bíblicas que escutámos na Eucaristia de hoje, especialmente o Evangelho (Marcos 1,21-28) conjugado com a 1ª Leitura (Dt 18,15-20), chegamos facilmente à conclusão que o profeta prometido por Deus a Moisés (1ª Leitura) é o próprio JESUS CRISTO.
Logo, nas primeiras linhas do Evangelho percebemos que Jesus não é somente um profeta, Ele é mais do que um profeta, Ele é Aquele que traz a NOVIDADE. Ele é um profeta porque vem em nome de Deus e fala em nome de Deus, mas... Jesus vem-nos trazer a imagem amorosa  de Deus, demonstradas pelas Suas palavras e acções. Jesus vem dar-nos a conhecer o Pai, um Pai misericordioso, e a ensinar-nos a relacionar-mo-nos com Ele.
Jesus sabe que vem da parte do Pai e que a Sua Missão é restaurar  as relações entre Deus e o Homem... aproximar-mo-nos, através d'Ele ao Pai. Ou seja, Jesus é o profeta de Deus como mensageiro da BOA NOVA. Ele próprio É A BOA NOVA, o revelador do Pai, a Palavra encarnada.
Jesus vem-nos dizer quem é Deus e não apenas dizer, como os profetas, "o Senhor diz..."
Jesus é o Santo de Deus. É a novidade! Daí que a multidão daquele tempo se interrogasse: "que vem a ser isto?" ou "uma nova doutrina? Com que autoridade".
Será que, hoje, para mim, Jesus constitui uma novidade? Uma nova doutrina? Com que autoridade? São interrogações de hoje e para o nosso tempo, que se colocam nas nossas vidas.
Jesus vem-nos dizer que Deus é gratuitidade, misericórdia, amor contrastando, hoje como ontem, com a vingança, a falta de perdão, o ódio, a indiferença.... tantos sentimentos que às vezes nos enchem o coração e tão distantes desta NOVIDADE! Tão distantes... que me afastam de Deus e de ti, meu irmão!
Será que eu aceito mesmo esta NOVIDADE?
Quem sou eu para que Ele aceitasse carregar-me ao colo? Que tem Ele a ver comigo?
Que tenho eu a ver com Ele? Que tenho eu a ver contigo, meu irmão?
Será que eu sou uma cristã tradicional, vivendo a "minha" fé, a minha vidinha, como rotineira e domingueira? Será que o Evangelho (Jesus) entra na minha vida concretamente como uma novidade e com a força para me fazer mudar e converter?
Que o Senhor nos dê o DOM de acolher... acolher esta novidade que É Jesus e que se nos oferece. Ele mesmo!
Ajuda-nos a descobrir o que nos afasta e separa de Ti, para que possas contar connosco, abrindo as portas do nosso coração para acolher a Tua bondade em nossas vidas.
SÓ CONTIGO por companheiro eu poderei estar mais próximo, para que, Tu Senhor, possas ter a ver comigo e... eu contigo, amigo que caminhas a meu lado.
Termino, pois foram longas as minhas letras.
Abraço na PAZ DE CRISTO, que TUDO TEM A VER CONNOSCO, porque nos transmite as coisas do PAI com sabedoria, compromisso, fidelidade e... muito Amor!
ana saldanha(elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: