domingo, 15 de fevereiro de 2015

A CHATINHA ESTÁ CÁ DE NOVO

- para "tocar ideias" sobre a CURA DO LEPROSO (Marcos 1,40-45)
Olá!  Cá estou de novo desejando uma tarde domingueira na PAZ DE CRISTO.
Hoje o Evangelho de Marcos, fala-nos da cura do leproso.  
O leproso, na época do Antigo Testamento, era considerado um impuro, um doente com uma carga de contágio enorme, e por isso, tinha que se  manter afastado da sociedade e do culto (Levítico 13, 1-2. 44-46), vivendo em cavernas, a monte, em esconderijos, e sempre que se aproximava alguém tocava o sino. Jesus veio "revolucionar" este paradigma.
O leproso vem ao encontro de Jesus. Acto ousado e de coragem, fruto talvez da sua fé. Nada tinha a perder. Já lhe tinham feito perder tudo, inclusive a vida. Os rabinos da época já haviam multiplicado as regras para se protegerem. Por isso já nada o detinha! Jesus era a sua grande esperança e por isso toma a iniciativa e aproxima-se. Transgride conscientemente a lei e caminha na rua arriscando o pouco que possuía, pois, ao chegar junto de alguém incorria na pena de morte.  
Jesus responde da mesma forma, estende a mão e toca-lhe, com um gesto de proximidade. Imagino que só poderia ser com um gesto de ternura, tocado por tanta dor.
Do leproso não sabemos o nome mas... diz a Jesus uma frase lindíssima: -"SE quiseres podes CURAR-ME!"  E deste "se" depende todo o seu futuro..... Ele confia no Senhor!
Revejo-me neste leproso.... E  tal como ele eu poço dizer a Jesus: - "se quiseres podes curar a "lepra" do meu coração, a lepra que me corrói a alma e me afasta de Ti, a minha fragilidade... a minha infidelidade, as minhas faltas de amor. Qual é a vontade de Deus?... "se quiseres"... e Ele quer! Ele compadece-Se e revela-Se, revelando-nos o "coração" de Deus. "QUERO, fica limpo!" Deus quer-nos Limpos!
Jesus devolve ao leproso a dignidade de ser pessoa!  
O leproso ensina-nos que os milagres de Jesus passam pelos nossos gestos. Ajoelhando-se fez ouvir a sua voz, colocando o seu problema nas Suas mãos, aguardando o que Ele entende-se por bem decidir. Entregou-se... "QUERO..." e logo ficou curado!
Tal como o leproso, hoje muitas pessoas saem ao Seu caminho... Vão ao encontro... Sem medo, vão ter com os sem-abrigo, os marginalizados, as periferias... com os "leprosos" da sociedade...  com aquele que vive mesmo ali ao lado e que sofre (e que eu ignoro)… Há gente, santa gente, que vai  ao encontro de Jesus, no anonimato. Pessoas anónimas que se cruzam connosco e estão sempre disponíveis a "QUERER".... a servir na humildade.... Pessoas cheias de Jesus que hoje fazem milagres!
Para todos esses anónimos do AMOR vai o meu bem hajam e que a Força do Alto as proteja e as encha de coragem para continuarem a gastarem-se no Amor à Humanidade, pela fidelidade e Amor a um BEM MAIOR, que é Deus.
Senhor... se quiseres podes curar-me de tudo aquilo que me impede de estar Contigo: do meu orgulho, do meu comodismo, do meu egoísmo, da minha falta de paciência, da minha pressa, da minha incompreensão.... Senhor se quiseres podes fazer com que eu queira.... mas, tantas vezes me falta o gesto, aquele gesto parte de mim! Ajuda-me, sobretudo a CONFIAR em TI, para que o meu gesto possa ser autêntico, interior, doação...
Amigos, ouviram o barulho.... oiçam bem.... alguém bate à porta..... É a QUARESMA!
Ela aí está .... 4ª feira!
Despeço-me com uma saudação fraterna na Paz de CRISTO, nossa PASCOA 
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)
Foto: Adoração ao SS. mo Sacramento

Sem comentários: