terça-feira, 1 de dezembro de 2015

- Catequese -

Claustros 
Estamos a celebrar o ano da Vida Consagrada e a catequese decidiu ir fazer uma visita ao Convento Franciscano, o convento de Santo António em Varatojo.
No dia 14 de dezembro às 8h 30mn as catequistas, os catequizados e alguns pais partiram em direcção ao Varatojo.
A Vida Consagrada é o nome que a igreja católica dá ao modo de viver das pessoas que deixaram as suas vidas profissionais e familiares e o seu próprio estado no mundo, numa tentativa de abnegação de si mesmo na vivência de votos ou conselhos evangélicos em restrito seguimento de Jesus Cristo numa busca de cristianismo em vista do serviço à igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana.
Comemos uma bolacha
Nós catequistas decidimos mostrar como esta vida é, no dia a dia dos consagrados
E assim quando chegamos ao Convento comemos uma bolacha, fizemos um jogo, estava um dia lindo, cheio de sol, e o espaço é muito bonito com uma vista espetacular. Entretanto chega o Frade Fernando que esteve connosco toda a manhã e parte da tarde. De uma forma muito alegre, sempre com um sorriso na cara, mostrou-nos o convento e contou-nos um pouco da história do espaço: Que foi oferecido por D. Afonso V em 1470 depois de este ter prometido a Santo António em resultado do auxilio para as campanhas do Norte de África. Em meados do
Fizemos um jogo

séc. XVI depois do terramoto de 1531 D. João III mandou fazer obras. Em 1739 foi acrescentado um novo piso para albergar o noviciado do colégio. Em 1845 o edifício monacal (conventual), foi vendido em hasta pública ao Barão da Torre de Moncorvo. Em 1861 os frades franciscanos compram o convento ao herdeiro do barão. Em 1910 depois da implantação da Republica os frades são obrigados a abandonar o mosteiro, só em 1928 a comunidade franciscana voltou a ocupar o mosteiro, altura em que o Governo português entregou o espaço às Missões Franciscanas Portuguesas, mantendo-se na posse destes até hoje
Chega  o Frade Frenando 

.
Foi um testemunho muito simpático e divertido, até cantamos e fizemos algum exercício.Almoçamos no exterior, corremos nos jardins, e de regresso viemos pela Ericeira sempre com o sol a acompanhar-nos. Foi um dia muito bom.
Texto: Cristina Maria Cosme Moreira
Fotos: Isabel Santos

Ouvindo a história
Foi um testemunho muito simpático
O espaço
Pelo claustro

Sem comentários: