sábado, 30 de janeiro de 2016

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Almoçageme - As crianças e jovens da catequese esperam por vós!

Dizem os antigos e não só, que uma oração rezada por uma criança ou por um jovem, tem mais força, do que sendo rezada por um adulto. É simples !!!! POIS ESTA BROTA DO CORAÇÃO, COM UMA PUREZA INIGUALÁVEL E COM UM PROFUNDO AMOR INCONDICIONAL.....

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Luzes no Caminho: Atenção: alteração de local de Encontro Vocacional...

O Encontro Vocacional de 5 a 7 de fevereiro irá realizar-se em Lisboa, em S. Mamede, e não em Santarém, como inicialmente estava previsto. As inscrições ainda estão abertas.
Para mais informações, contactar:
Ir. Eugénia Figueiredo
pastoralvocacional@servasnsfatima.org

“Maria é verdadeiramente a imagem e o ícone da Igreja”

Nossa Senhora de Fátima no Patriarcado de Lisboa
Na chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Patriarcado de Lisboa, o Cardeal-Patriarca considerou que Maria é um exemplo para os cristãos “no acolhimento e seguimento de Jesus Cristo”. No Mosteiro de Alcobaça, D. Manuel Clemente desafiou ainda a ouvir “a voz que a Imagem Peregrina diz sem precisar de palavras”.

Paróquia de Nossa Sra da Assunção - Colares: Destaques da Semana

Paróquia de Nossa Sra da Assunção - Colares: Destaques da Semana: - MISSAS DA SEMANA:  5ª feira no Mucifal às 19h00 e 6ª feira em Colares às 19h00 - QUARTA-FEIRA:  Oração Mariana nas Azenhas Mar. - QUIN...

C12 - Flash News - 3.º Domingo Tempo Comum (Ano C) - P. Ricardo Ferreira


DESAFIO-TE:
Esta semana, vai ter com um amigo mais carente e fala-lhe da Boa Nova de Jesus.

Destaques da Semana

- MISSAS DA SEMANA:  5ª feira no Mucifal às 19h00 e 6ª feira em Colares às 19h00

- QUARTA-FEIRA:  Oração Mariana nas Azenhas Mar.

- QUINTA-FEIRA: Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Vigararia de Sintra. Programa na Igreja de Rio de Mouro: Das 18h00 às 19h00 visita das crianças e jovens; das 19h00 às 20h00 vigília dos Escuteiros; das 20h00 às 21h00 vigìlia dos consagrados. Ás 21h45 encontro no campo de futebol de Rio de Mouro e Procissão de velas para a Igreja Paroquial. Missa pelas 22h00, seguida de musical com 3 peças musicais executadas por Rao Kyao.
- SEXTA-FEIRA: A Imagem Peregrina de Nossa Senhora entrará na nossa Paróquia vinda de São João das Lampas. A entrada será pelas Azenhas do Mar, seguindo até à Igreja Matriz de Colares, a hora prevista de chegada será pelas 12h00. Teremos um Momento de Oração a Nossa Senhora seguindo depois o cortejo de carros e entrega da Imagem à Paróquia de Sintra na Igreja de São Pedro.

domingo, 17 de janeiro de 2016

- QUARTA-FEIRA 20 Jan - dia de São Sebastião

19h00 - Igreja do Mucifal  
Missa de Festa em honra de São Sebastião 

- TERÇA-FEIRA 19 Jan - 21h00 -

Apresentação do V tema do Sínodo Diocesano:
”Evangelizadores com Espírito” orientado pelo Diácono Tiago Fonseca, na Igreja de Colares.




sábado, 16 de janeiro de 2016

C11 - Wedding Day - 2.º Domingo Tempo Comum (Ano C) - Teresa e Niall Power

DESAFIO-TE:

Esta semana, convida Maria e Jesus para a tua festa. Oferece-lhes as bilhas do teu esforço, as bilhas da tua água e ele transformá-las-á no vinho do Seu amor.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Diplomacia: Núncio denuncia perseguições, terrorismo e «escândalos bancários»

Cumprimentos de Ano Novo ao presidente da República Portuguesa

Queluz, Lisboa, 13 jan 2016 (Ecclesia) – O núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) em Portugal denunciou hoje as perseguições “sistemáticas” de minorias étnicas ou religiosas a que se somam as ameaças terroristas.

“Em várias partes assiste-se, distraídos ou indiferentes, a perseguições sistemáticas de minorias étnicas ou religiosas, ou reage-se, horrorizados mas praticamente impotentes, a uma guerra fantasma, alimentada por uma ideologia extremista que, fazendo do terrorismo a sua arma, ataca de surpresa, em qualquer lugar”, disse D. Rino Passigato, na cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo pelo Corpo Diplomático acreditado em Portugal ao presidente da República, no Palácio Nacional de Queluz.

No último encontro do género com Aníbal Cavaco Silva, o representante diplomático da Santa Sé falou num panorama mundial “muito complexo” que chega a ser “dramático”.
“Em diferentes regiões do planeta perpetuam-se cenários de guerras que, causando no terreno destruição, horror e morte, provocam êxodos de proporções bíblicas de pessoas de todas as idades e condições sociais”, precisou.

D. Rino Passigato aludiu depois à crise económica e financeira “sem fim” que afeta a Europa, agravada por “inquietantes escândalos bancários”.

Esta crise, lamentou, “continua a impor sacrifícios gravosos aos cidadãos, castigando as famílias e roubando às novas gerações a esperança de um futuro digno e seguro”.

O responsável evocou várias das preocupações que têm marcado os discursos do Papa Francisco em relação a fenómenos como o tráfico de seres humanos, o tráfico de drogas e de armas.

Em relação às questões ecológicas, o núncio apostólico elogiou o impacto obtido pela encíclica Laudato si’ e a “resposta de esperança no acordo histórico” alcançado na Cimeira do Clima em Paris, para limitar o aumento da temperatura global.

D. Rino Passigato, decano do Corpo Diplomático em Portugal, saudou depois Cavaco Silva, que se aproxima do final de um segundo mandato como presidente da República Portuguesa, agradecendo-lhe pela atenção que dedicou aos vários embaixadores.

“Sorte, muito boa sorte, é o que lhe desejamos para o tempo que ainda lhe resta no cumprimento do seu segundo mandato ao serviço do país e venturosos dias e anos pelo tempo de vida que a Providência lhe concederá uma vez concluída a honrosa, mas também onerosa, missão de supremo magistrado da República Portuguesa”, acrescentou.
Os agradecimentos estenderam-se à primeira-dama, Maria Cavaco Silva, a que o núncio se referiu como “extraordinária mulher”.

Aníbal Cavaco Silva agradeceu estas palavras, antes de proferir um discurso em que lembrou os vários atentados terroristas de 2015, que visaram valores “muito caros” dos europeus, bem como o “afluxo massivo” de refugiados e migrantes ao Velho Continente, que exige medidas concretas.

OC

Catequese


Retiro diocesano de Catequistas 2016

Inscreva-se no Retiro de catequistas 2016 que se realiza nos dias 6 e 7 de fevereiro em Fátima

Patriarcado de Lisboa

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima
De 17 de janeiro a 7 de fevereiro, o Patriarcado de Lisboa recebe a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Ao longo de cerca de um mês, todas as 17 vigararias da diocese vão acolher Maria.

HORÁRIOS E PERCURSOS em: http://goo.gl/u2p5Pj

ENVIE AS SUAS FOTOS
Acompanhe a Imagem Peregrina e envie as fotos para maria@patriarcado-lisboa.pt , indicando a data e o nome da paróquia. As melhores fotos serão publicadas no facebook e nas edições do Jornal Voz da Verdade

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Organizações pedem fim da pobreza em Portugal

Texto Juliana Batista
Foto FIM | 11/01/2016 | 10:43
Cidadãos e instituições têm dinamizado um grupo de trabalho para definir uma Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza e preparam-se para apresentar uma publicação sobre o tema

Várias organizações portuguesas estão a unir-se para pedirem um compromisso nacional para «Erradicar a Pobreza». Entre essas instituições está a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) e a Cáritas Portuguesa, que apresentam esta segunda-feira, 11 de janeiro, a edição n.º 48 da Revista Rediteira, sobre o tema «Erradicar a Pobreza: Compromisso para uma Estratégia Nacional».

«A EAPN Portugal, em parceria com um conjunto de pessoas e instituições, tem vindo a dinamizar um grupo de trabalho tendo em vista a definição de uma Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza e no fundo esta publicação sistematiza esse trabalho e apresenta um conjunto de reflexões e propostas para cumprir esse objetivo», explicam os responsáveis pela organização.

A apresentação terá lugar na Sala do Arquivo Municipal dos Paços do Concelho, em Lisboa, pelas 18h00, e será conduzida pelo antigo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Alfredo Bruto da Costa, contando com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura.

«Para muitos, erradicar a pobreza e a exclusão social é um objetivo utópico. Contudo, a experiência demonstra-nos que os seus efeitos podem ser prevenidos e consequentemente diminuídos os números, sempre que todos os atores sociais se impliquem de forma ativa e se definam as medidas adequadas e eficazes às realidades nacionais», refere a EAPN Portugal.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Colares mais triste

Disse Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá;" João 11:25
Valentina de Almeida Lopes (TICHA) 8/jun/1919 - 11/Jan/2016
Dai-lhe Senhor o eterno descanso.
Entre os esplendores da luz perpétua.
Descanse em paz.
Amen.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Inscrições: até 10 de janeiro de 2016


C07 - Uma Família à Maneira! - Sagrada Família (An

DESAFIO-TE:

Faz com que os outros fiquem admirados com a tua família. Sê tu também a imagem de Cristo.

O Barroco vocal português a celebrar os 300 anos do Patriarcado de Lisboa

22 de Janeiro, SEXTA-FEIRA, 21h30, Igreja de São Vicente de Fora
No dia de São Vicente, o Ano Novo é celebrado em Lisboa através da realização do Concerto de Ano Novo, na Igreja de São Vicente de Fora, com as vozes da Capella Patriarchal dirigida por João Vaz e a música de João Rodrigues Esteves (1700-1751)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Destaques da semana

- QUINTA-FEIRA: 1ª do mês - Oração vocacional com Adoração ao SS.mo Sacramento, na Igreja do Mucifal às 18h00.

- SEXTA-FEIRA: Confissões na Igreja de São Miguel (Santuário Jubilar da Misericórdia) das 9h30 às 11h30 e das 16h00 às 19h00.

- DOMINGO: - Jornada Vicarial da Vida Consagrada, em Sintra, na Igreja de São Miguel para jovens e adultos.
Programa:
14h30 - Acolhimento
15h00 - Apresentação do tema: “A vida Consagrada na missão da Igreja”, orientado por Dom Joaquim Mendes
16h00 - Painel com vários tipos de consagração religiosa
17h00 - Escaparates das congregações presentes na Vigararia
17h30 - Oração de Vésperas.

Soprendente spot del Papa Francisco sobre el diálogo entre religiones

PRIMEIRO VÍDEO DO PAPA 
APELA AO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO 
"Nesta multidão, nesta variedade de religiões, só há uma certeza que temos para todos: somos todos filhos de Deus. Creio no amor". Papa Francisco

Confio em Buda. 
Creio em Deus. 
Creio em Jesus Cristo.
Creio em Deus, Alá.

Budistas, muçulmanos, hebreus e católicos marcam presença no primeiro vídeo do Papa para conjuntamente apelarem ao diálogo inter-religioso, indo de encontro à Intenção Universal do Papa Francisco para janeiro. 

"O Vídeo do Papa"  lançado hoje, em dez idiomas, pela Rede Mundial de Oração do Papa, em parceria com o Centro Televisivo Vaticano, é uma nova plataforma através da qual o próprio Papa Francisco convida, todos os meses, os homens e mulheres do mundo inteiro a unirem-se às suas intenções pelos desafios da humanidade. 

No primeiro vídeo, Francisco confia a cada um de nós a sua intenção de oração para este mês: "Que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça". Um vídeo tocante, que não deixa ninguém indiferente! 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Povo: Os Santos Reis Magos

Povo: Os Santos Reis Magos: Os Três Reis Magos ou simplesmente "Os Magos", a que a tradição deu os nomes de Melchior, Baltazar e Gaspar, são personagens da n...

Povo: Cenas de Natal

Povo: Cenas de Natal: Inês Teotónio Pereira, ionline 20151229 Já não deve faltar muito até chegarmos todos à conclusão que afinal quem nasceu no dia 25 de Dezem...

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

2016: Papa deseja ano de paz

Francisco pede aos católicos que mostrem a sua fé com gestos concretos

Cidade do Vaticano, 03 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa desejou hoje no Vaticano que o ano de 2016 seja de paz e que os católicos mostrem os valores da sua fé com gestos concretos de amor e misericórdia.

“Neste primeiro domingo do ano, renovo a todos os votos de paz e de bem no Senhor: nos momentos felizes e nos tristes, confiemo-nos a Ele, nossa esperança”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus.

Francisco recordou o “compromisso” a que apelou no Dia Mundial da Paz (1 de janeiro), dedicado ao tema ‘Vence a indiferença e conquista a paz’.

“Com a graça de Deus, poderemos coloca-lo em prática”, observou.


A catequese dominical abordou o “mistério do mal” que leva a humanidade a rejeitar Jesus, a “Palavra” de Deus que no Natal se fez “mistério de luz” para que todos pudessem “conhecer e tocar com a mão o amor do Pai”.

“Especialmente neste Ano Santo da Misericórdia, façamos com que o Evangelho se torne cada vez mais carne também na nossa vida”, apelou.

Segundo o Papa, “a vocação e a alegria de todos os batizados” tem de ser “apontar e dar Jesus aos outros”.

“Somos chamados a escancarar a porta do nosso coração à Palavra de Deus, para tornar-nos assim filhos seus”, observou.

Francisco apontou depois a Virgem Maria como “mãe e mestra” da vida de fé, uma “presença espiritual, muito real”.

O Papa repetiu, no início do novo ano, o seu conselho de trazer no bolso uma pequena edição do Evangelho: “Todos os dias, leiam uma passagem do Evangelho, para conhecer melhor Jesus, para escancarar o nosso coração a Jesus”.

O encontro com os peregrinos concluiu-se com o tradicional pedido de oração por Francisco e votos de “bom domingo e bom almoço”.

OC

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016