terça-feira, 19 de maio de 2015

A CHATA EM DOMINGO DE ASCENSÃO DO SENHOR E "DIA INTERNACIONAL DA FAMILIA"

OLÁ, BOA TARDE AMIGOS! 
Mucifal - Colares - Sintra
Ainda com os sons a ecoar no meu coração do domingo passado, "DIA INTERNACIONAL DA FAMILIA", vivido em fraterna camaradagem com alguns (muitos!) irmãos em Cristo, pertencentes à comunidade católica da Diocese de Lisboa, que decorreu no Mucifal (Colares), quero-vos testemunhar que foi um dia passado em comunhão e alegria, onde brincamos, cantamos, dissemos disparates, ouvimos testemunhos de fé e... oramos  ao nosso DEUS!
Estava entre nós o nosso Cardeal, D. Manuel, presidindo à Celebração Eucarística. Confesso que arrecadei, no meu cesto, algumas das suas palavras, para mais tarde as saborear, tentando desembrulhar parte da sua mensagem..... E assim não vos chateei no domingo!.... No entanto estou cá hoje!.
Quero ainda partilhar convosco, algumas ideias tiradas do Evangelho (Marcos 16.15-20) deste domingo da solenidade da "Ascensão do Senhor".
Jesus hoje convida-nos a passear...: "IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODAS AS CRIATURAS". 
Vejam, "por todo o mundo" e "a todas as criaturas"! A Boa Nova de Jesus é para TODOS, sem exclusão de pessoas! É este o desejo do Seu Coração, nenhum excluído! Ao invés do que eu às vezes faço e... ponho de parte esta e aquela, por "dá cá aquela palha".... Mas não é isto que Ele me pede e deseja!
E mais, para transmitir a Missão que Ele principiou escolhe um grupinho de pessoas simples e frágeis, gente imperfeita (como nós!), com medos e duvidas, que até O chegou a negar...Gente como eu, como tu, como nós!
Jesus dá-nos a VIDA e nunca se cansa de A DAR continuamente e gratuitamente a TODOS OS AMIGOS. Ele veio para todos! Depende agora o que quero fazer com a Sua DÁDIVA: abraça-la ou rejeita-la...
Pregar o Evangelho, como Ele nos pede, implica testemunho, implica a minha pessoa!... A minha pessoa que tantas vezes é frágil e inconsistente, pequenina diante de tão grande Pessoa!
Hoje, por esta passagem, se alguma duvida tivéssemos, ficaríamos com a certeza de que Jesus nos encarrega também da mesma Missão que há tempos, aos Apóstolos. Hoje é o meu, teu, nosso tempo!
Anunciai... Anunciai... Anunciai.... Ide!
Não nos pede para organizar, ocupar lugares disto ou daquilo, pelouros, tomar pose das Suas Verdades ou submissão... Pede-nos apenas IDE e ANUNCIAI! (simples de mais para nós!)
Diz-nos ainda que o Senhor Jesus, apesar da Sua Ressurreição, cooperava com eles... Como? Já não estava presente, já não era visível, palpável!....
Mas estava a força do SEU CORAÇÃO, do SEU AMOR. Estava, está e estará sempre com cada um que O queira abrigar, independentemente da religião, ou não, que professa.
O Espírito Santo, a FORÇA DO SEU AMOR  QUE NOS UNE  NO MESMO ESPÍRITO E AO MESMO SENHOR,  está prontinha, à espreita, que abramos a nossa janela para que possa  entrar!
Jesus Ressuscitou e a Sua Ascensão para o Pai era inevitável… Era o Seu projecto, recebido do Pai, que tinha chegado a outra fase e que eu nem sempre o testemunho.
Ele está para além dos céus, sem espaço físico ou geográfico, diríamos nós sem morada, mas.... está, eu sei, aqui e lá onde não consigo imaginar! Habita em nós e no Pai!
Deixou-nos o Espírito Santo! Agora é O que nos une, O que sempre nos uniu a nós e ao PAI e ao FILHO, ao que sempre esteve presente, mesmo quando ainda era o caos que existia e o Espírito de Deus pairava sobra as águas.
Deixo-vos, na alegria do Senhor Jesus Ressuscitado, com esta frase do Papa Bento XVI:
"A Ascensão não é um percurso cósmico-geográfico, é a migração do coração que te conduz do encerramento em ti ao amor que abraça o universo".
É a navegação do CORAÇÃO DE JESUS que fez com que um grupinho de amedrontados se transformasse num grupo activo e alegre de crentes corajosos, capazes de anunciar e testemunhar até ao martírio. Diz Marcos: "eles partiram a pregar por toda a parte".
Para muitos, hoje, graças a Deus, este chamamento continua a ser escutado... e mártires não nos faltam! Santos mártires!

Um abraço fraterno na Paz de Cristo e que Maria nos ajude, à sua semelhança, a abraçar o convite do Senhor.

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: