segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Dia Mundial da Paz

Hoje, 1 de janeiro de 2017, é o Dia Mundial da Paz. Há 50 anos que o Papa dirige uma Mensagem a todas as mulheres e a todos os homens para este dia. Paulo VI tomou essa iniciativa, em 1967 e, daí para cá, São João Paulo IIBento XVI e agora o Papa Francisco deram-lhe continuidade.

A 50ª Mensagem propõe a não-violência como caminho para a paz. E encontra pistas que concretizam esta sugestão do Papa Francisco, no ambiente de cada um e no relacionamento entre Estados, nas reportagens publicadas pela Agência Ecclesia..

Dia 1 de janeiro é também o dia em que inicia funções António Guterres como secretário-geral das ONU. A esse propósito, pedimos ao Francisco Noronha de Andrade que nos mostrasse os seus arquivos do dia 1 de janeiro de 1917. Há cem anos, a poucos meses das Aparições de Fátima, fazem-se profecias de paz no primeiro dia do ano… Que assim aconteça também para o mandato de António Guterres.

Hoje, é a liturgia católica assinala a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Jovens da Diocese de Lisboa, nomeadamente os que integram o movimento ‘Eu Acredito’’, participam na celebração da Missa, no Mosteiro dos Jerónimos, e numa procissão que se lhe segue até ao Padrão dos Descobrimentos, com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, onde se vai realizar um gesto pela paz. Uma boa forma de começar o ano!

O que passou, 2016, é recordado por António Bagão Félix na Ecclesia por sete palavras começadas por ‘E’.

Feliz Ano Novo! Que a justiça e a paz marquem cada um dos seus dias!

Paulo Rocha

Sem comentários: