domingo, 3 de junho de 2018

MEDITAÇÃO DIÁRIA Dom, 3 – DOMINGO IX DO TEMPO COMUM – Ano B

Deut 5, 12-15 / Slm 80 (81), 3-8a.10-11ab / 2 Cor 4, 6-11 / Mc 2, 23 – 3, 6

«O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso, o Filho do homem é também Senhor do sábado».

O Evangelho de S. Marcos começa com uma série de milagres logo nos primeiros dois capítulos. O capítulo segundo começa com a cura de um paralítico, seguida de uma progressiva revelação de quem é Aquele que «tocou» no paralítico. Somos conduzidos ao conhecimento de quem é este «Jesus» que cura, que restaura a vida, que perdoa os pecados, que Se oferece a Si mesmo e que come com os pecadores e não tem receio de ser visto com eles.

Desde logo nos apercebemos que muitos destes milagres são feitos em dia de sábado. Mas porquê? Porque se insiste tanto na questão do sábado? Porque insiste tanto o Senhor em fazer milagres em dia de sábado? O sábado é, para os Judeus, o dia do Senhor, o dia em que Deus repousa depois da criação do Universo. É também o dia em que se recorda a libertação do Egito, quando se antecipa a libertação última de todo o mal e em que a criação atinge o seu fim e, portanto, Deus repousa. Neste dia, o trabalho é proibido porque é o dia em que somos convidados a provar, saborear a vida em Deus. Somos chamados a experimentar a alegria da vida em Deus. Somos chamados a entrar no repouso de Deus.

O sábado serve para que nos recordemos, uma vez por semana, que a vida é dom! Que as coisas são dom de Deus! Por isso, não é um acaso que Jesus faça todas estas coisas em dia de sábado! Ele age em dia de sábado para nos dizer que a história atingiu o seu ponto de chegada: Deus. Tudo o que existe é para nos conduzir ao Senhor. Estas «transgressões» de Jesus indicam-nos a novidade do Reino, a passagem da promessa ao cumprimento, que é Ele mesmo.

Jesus não está a transgredir o preceito do sábado, mas está precisamente a cumpri-lo! Jesus traz o sábado a cada um de nós: oferece-nos o sábado! Jesus é o Sábado! Quando Ele nos diz que o sábado é para o Homem, isto significa que nós somos criados para amar a Deus, para chegar ao Sábado da sua presença. Ele faz-Se um de nós para que sejamos filhos de Deus e possamos viver a vida nova que é a vida de Deus, a vida em Deus.

Nós, cristãos, celebramos o Domingo, isto é, o dia do Senhor. Não celebramos o descanso de Deus, nem a fuga do Egito, mas a Festa da nossa redenção, do cumprimento definitivo da história, em que Deus é finalmente tudo em todos.

Sem comentários: