sábado, 15 de agosto de 2020

MEDITAÇÃO DIÁRIA Sáb, 15 – Assunção de Nossa Senhora (Solenidade)

 Ap 11, 19a; 12, 1-6a.10ab / Slm 44 (45), 10-12.16 / 1 Cor 15, 20-27 / Lc 1, 39-56

Celebramos hoje o triunfo de Maria, Mãe de Deus, sobre a morte e a sua entrada gloriosa na vida eterna: é a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Os cristãos do oriente, ortodoxos e católicos, celebram este acontecimento como a «Dormição de Nossa Senhora». Ou seja, não se trata propriamente da sua morte, mas do mistério de Maria adormecer em Deus.

Esta verdade da fé, há muitos séculos celebrada, foi definida como dogma pelo Papa Pio XII, a 1 de novembro de 1950: a Virgem Maria, «tendo completado o curso da sua vida na terra, foi assumida, em corpo e alma, na glória celeste». O triunfo de Maria, recebida em glória no Céu, antecipa o que Deus nos quer conceder a todos nós, seus filhos, no fim dos tempos.

A primeira leitura é do livro do Apocalipse, da autoria do apóstolo São João evangelista, escrito nos finais do século I, para dar força à fé dos cristãos que estavam a ser perseguidos. Maria vem apresentada como «uma mulher revestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça», que acaba por vencer o dragão do mal no mundo. Recordemos a prece que rezamos na Ave-Maria: «Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte». Maria, como a melhor mãe do mundo, vela sempre pelo maior bem de todos nós, seus filhos muito amados.

Na primeira carta aos cristãos de Corinto, São Paulo repetidamente nos lembra uma verdade que nos enche de consolação e esperança. A ressurreição de Cristo não é um acontecimento que só a Ele diz respeito. É «primícias» da nossa ressurreição, dos que morrem em Cristo, cabeça do corpo a que, por imensa graça, pertencemos.

O Evangelho descreve-nos, catequeticamente, a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, que estava no sexto mês da gravidez de João Batista. São Lucas refere que «Maria levantou-se e partiu apressadamente» para visitar quem precisava da sua ajuda. Este é o tema da próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai ter lugar em Lisboa, no verão de 2023. Esta atitude de prontidão no serviço continua agora Nossa Senhora a praticá-la no Céu, intercedendo por nós, seus filhos queridos, preparando-nos um lugar no reino eterno de Deus.

Sem comentários: