terça-feira, 16 de junho de 2015

A CHATA CHEGA COM A A CHUVA, EM DIA DE PARÁBOLAS (Marcos 4, 26-34)

OLÁ AMIGOS! Um santo Dia do Senhor na Paz de Cristo, nossa Pascoa. 
Tal como a comunicação, as parábolas, são um código e, hoje, Jesus vem-nos falar do Reino de Deus através delas. 
Escolheu como termo de comparação as sementes que são lançadas à terra pelo semeador, que crescem e que produzem fruto.  Provavelmente estaria a falar para uma multidão de camponeses, pois  escolhe "coisas" que lhe falam do campo. Aqui o semeador é Cristo, sendo a semente a sua Palavra e a terra somos nós, eu e tu! É no nosso coração onde a semente irá germinar e crescer. O fruto será a nossa acção de viver. 
A semente tem o seu tempo de germinação e crescimento... Nem sempre cresce ao nosso ritmo, mas ao tempo de Deus.... Precisamos da paciência de Deus para amadurecer o nosso coração, que às vezes tanta resistência contem...
Esta 1ª parábola mostra-nos que para além de sermos terra fértil, onde a semente se possa desenvolver, simultaneamente, podemos também ser semeadores. Semeadores, quando anunciamos a semente do Evangelho, quer por palavras, quer por gestos, a outros corações. Penso que, Jesus, nesta parábola nos transmite uma missão: SER TERRA FÉRTIL (acolher a Palavra, deixar que Ele A faça crescer em nós) e SER SEMEADOR (partilha-La, semeá-La transmitindo-A).
Esta missão pertence a todos nós, seja qual for a nossa forma de vida e onde quer que nos encontremos. 
A 2ª parábola fala-nos também de uma semente. Não da sua germinação e crescimento, mas sim da relação de pequenez da semente do grão de mostarda que se transforma num grande arbusto onde as aves podem pernoitar e fazer o seu ninho e ao mesmo tempo proporcionar-nos um bom abrigo de descanso e sombra.
A semente de mostarda também está dentro de nós, faz crescer pequenas árvores que não podem salvar o mundo (só Ele salva). Mas Jesus diz que virão as aves e farão aí o seu ninho. À sombra da tua e da minha árvore outros poderão encontrar vida e conforto.
Grão de mostarda.... a minha pequenez !  A minha humildade, o meu serviço, a minha disponibilidade, a minha partilha, a minha amizade… A minha vida! Fazer-me, ser humilde para poder chegar mais longe... aos outros! 
Nesta parábola, do pequeno grão de mostarda vem-me à ideia uma outra passagem, de Lucas. "Olhou para a humildade da sua serva". Maria! E foi e é assim que o Reino de Deus cresce, pela misteriosa força  das pequenas coisas!
Jesus, ajuda-me a que no meu coração germine e cresça sementes de honestidade, comprometimento, fidelidade, bondade, alegria, humildade, sementes de dignidade, confiança, esperança e sementes de lembranças (muitas!) para que eu nunca me esqueça daqueles que são os outros e fazem parte de mim. Ajuda-me e dá-me a força e confiança para que eu possa, na minha humilde pequenez, espalhar as sementes da Tua Palavra no coração dos que por mim passam, à semelhança do que comigo sucedeu. Por isso um bem haja para todos os que me semearam o coração e continuarão a semear.
Acolhamos  como Maria, as sementes do Espírito!...
Com um abraço fraterno em Cristo vos deixo e desejo que a semana que hoje começa vos conduza à Paz, sobre o olhar de Maria.

Com um abraço na Paz de Cristo,
 ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: