sábado, 27 de junho de 2015

A CHATA NO XIII DOMINGO TEMPO COMUM , NO QUAL JESUS NOS MOSTRA O VALOR DA VIDA.... Marcos capítulo 5, versículos 21 a 43 (MC 5, 21-43)

Ola, amigos, uma saudação fraterna em Cristo.
Neste domingo, o Evangelho, traz-nos mais uma vez o mar de Tiberiades. É neste mar que se tem passado muitos momentos da Vida e intervenção de Jesus: - o chamamento dos Apóstolos, a barca na praia, a travessia com tempestade (Domingo passado)... as  multidões que se abeiram de Jesus!
Hoje Jesus vai mais uma vez mudar de margem e encontra-se, novamente, detido por uma multidão .  Aproxima-se Jairo,  um dos chefes da sinagoga, que ao ver Jesus se prosta por terra e pede-Lhe: "A minha filha está a morrer, vem impor-lhe as mãos, libertada dos males, faz com que viva, da-Lhe a salvação"
Aqui, para mim, esta morte na pessoa da filha de Jairo personaliza a morte humana, onde o contraste da puberdade (vida de 1 menina de 12 anos)  se confronta com a lei da morte. É verdade no nosso mundo morrem meninos e meninas onde a esperança de vida se nos esgueira ente as mãos, indiferente ao sofrimento humano.
Mas viajemos com Jesus até à casa de Jairo, onde entretanto a filha já tinha morrido. Jesus, no caminho, diz-lhe: "Não temas, continua apenas a ter fé". Mas como é possível Jesus dizer estas duas palavrinhas: APENAS e  FÉ a um pai cuja morte leva sua filha? Jesus desconcerta-nos!... Continua a ter fé!
Hoje, Ele diz-nos continua a ter FÉ! O que vence o medo não será a coragem que temos, mas a fé que abraçamos!
Qual o significado destas palavras: TER Fé? Penso que a FÉ é um acto humano e livre que faz Vida: é Acreditar. Aderir. Faz-me recordar tempos atrás, onde os meus filhos, ainda bébézinhos, aderiam ao meu peito (confiantes e sem reservas), para saciarem a sua fome (vida a crescer). Assim, como a criança adere ao peito da mãe, também eu adiro ao meu Senhor.... Confiante! (É assim? Sim! É caminho que se vai fazendo... às vezes com fragilidades).
Quando entraram na casa de Jairo muitos choravam e gritavam, ao que Jesus perguntou porque choravam, pois a menina estava a dormir. Isto não se aplica só à filha de Jairo, mas a todos nós! Aqueles, familiares e amigos que já partiram, os quais denominamos por mortos, na REALIDADE DORMEM, à espera do despertar. É como o tempo entre o anoitecer e a madrugada.... É A RESSURREICAO! É Cristo quem no-la oferece!... Pede-nos: Confia, tem FÉ.
Quem é este Jesus, para nos oferecer tamanho presente? Um presente que Lhe valeu uma Cruz, A única do pleno Amor!
Uma mão que me toma… uma mão na minha mão (como diz o Pe Borga). Encruza a Sua vida na minha.... Ama-me e salva-me só me pede "apenas" confiança, Fé!
Jesus ao chegar ao quarto, diz à pequenita: "Menina levanta-te!", pegando-lhe na mão.
Apenas a ajudou, amparando-a, não lhe pegou ao colo nem nos braços.... Porque SÓ ela se podia erguer, levantar... Ele está sempre para nós com "levanta-te" mas só eu me posso desinstalar... levantar! A vontade e a acção é nossa!..
Senhor, eu Te peço, ajuda cada um de nós, a ouvir as Tuas Palavras de fé e ressurreição nos momentos em que a dor, infligida pela vida, nos dilacera o coração. Dá-nos a Tua mão, como à filha de Jairo, e diz-nos: Talitha qum. “Menina levanta-te"  Vida  que rejuvenesce,  revive, ressurge.... Vem Senhor Jesus!

Daqui, de férias de Porto Santo, um abraço fraterno de imenso mar, na Paz de Cristo, com Maria por perto. 

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: