segunda-feira, 8 de junho de 2015

CÁ ESTÁ A CHATA ....- SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE CRISTO (Marcos 14, 12-26)

Uma saudação fraterna em Cristo Ressuscitado!
Hoje a Igreja Católica festeja a Solenidade do SANTÍSSIMO CORPO e SANGUE de CRISTO. É uma festa do calendário litúrgico pertencente à 5ª feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade (domingo passado), mas adiada para hoje, dada a suspensão do feriado.
Hoje, a liturgia vem-nos recordar o Evangelho de 5ª feira Santa, também conhecida pela "Última Ceia", onde Jesus toma o pão, O ABENÇOA, O parte e O dá aos seus discípulos, dizendo, umas palavrinhas , para mim, muito importantes: "TOMAI: isto É o MEU CORPO". "TOMAI", diz Ele. É verdade que a transformação do pão no Corpo de Cristo é o ponto alto da Eucaristia, mas Jesus diz primeiro "Tomai".... Ele quer transformar-me!
Naquela 5ª feira da Paixão, onde Ele pré-figura a Eucaristia da Ressurreição, Ele dá-SE... é Comunhão de Si próprio com os discípulos e hoje, comigo!
Ele faz-se alento, gesto, pensamento em mim.... Ele quer ser o meu alimento, o meu pão! "TOMAI", é a palavra, para mim, que encerra o mistério da transformação e da comunhão... Ele primeiro transforma o pão e agora quer transformar-me a mim! É como se estivesse explicito que Ele não veio ao mundo só para tirar os pecados, mas para fazer relação comigo, uma relação tão forte que quer habitar em mim dando-me o seu CORPO e SANGUE para fazer parte de mim como célula do meu corpo. É  o "Seu ADN", com toda a Sua História de Amor que me vai transformar (se eu deixar....!) ao penetrar no meu intimo. É o meu coração que toca o Seu...
Na Eucaristia, eu ACREDITO plenamente que é CRISTO  PRESENTE que SE OFERECE a cada um de nós.... dizendo-me, tantas vezes, vai... vai sem medos e leva-Me para fora destas 4 paredes... quero estar nas tuas mãos, no teu olhar, na tua boca.... quero estar em ti para Me fazeres presente na tua vida... nos outros! 
Eu não sou digna que habites em mim, Senhor, perdoa-me e salva-me porque tantas vezes tenho esta certeza e também tantas vezes Te deixo dentro dessas 4 paredes, no Sacrário, sossegadinho...desconhecido...Mas sei que isso não é o que Tu queres de mim.... sei que não pode ser hoje e amanhã já pode ser... São dois quereres que não podem coabitar .....
Não posso separar o Teu Corpo que está no altar, do Teu Rosto que está no meu irmão,...  nos pobres , nos doentes, nos sofredores, em quem tem dificuldades. Não posso e a responsabilidade é grande, porque sei!
Eu sei, Senhor...e por isso te peço, com humildade, ajuda-me  para que o TEU CORPO, em comunhão, seja a mola necessária para a minha transformação responsável, para que , um dia qualquer, eu não chegue à Tua presença com as malas, desta viagem, vazias.
Vou terminar, com Maria por perto, desejo-vos, amigos, uma boa semana na Paz de Cristo

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: