segunda-feira, 1 de junho de 2015

DA CHATA.... na "SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE" (Mateus Cap.28. 6-20)

Boa tarde (para vós que ainda tendes paciência para me aturar) na companhia do nosso Deus, ÚNICO e TRINO.
Não podia ser de outra maneira... Depois da Paixão, Morte, Ressurreição, Ascensão e Pentecostes, eis que chegamos perante este Domingo, que nos convida a "meditar" e adorar a SANTÍSSIMA TRINDADE - PAI - FILHO e ESPÍRITO SANTO.
Falar da Trindade, penso, para mim, é impossível pois não consigo, de todo, entrar neste grande mistério, pois tudo o que posso dizer, não passa de uma linguagem humana incapaz de atingir o indivisível.... Direi tudo, e não é nada, e nada que é muito... Com humildade e em sentido de adoração, o meu coração ajoelha-se e direi apenas: "CREIO, aqui estou!"
Penso que, esta passagem do Evangelho (Mateus), é única a indicar-nos a natureza Divina do nosso Deus: "Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do PAI e do FILHO e do ESPIRITO SANTO". Palavras de Jesus! Um Pai e um Filho - UMA FAMILIA!
Ele próprio nos anuncia a Essência Divina de Deus... Uma Essência de Comunhão de e no Amor, "sendo" um Único.
Hoje, na assembleia dominical, olhei para algumas pessoas à minha volta e pensei: aqui estamos nós, na nossa essência humana, embora herdeiros de uma mínima centelha de divindade, pelo facto de sermos criados à Sua imagem e semelhança. Somos muitos, cada qual com os seus dons e capacidades mas, com a nossa pluralidade, não deixamos de ter e ser a identidade, que nos é dada pelo Batismo: a FONTE É DEUS-FAMILIA, Trindade de Amor em relação e comunhão. Eu estou em comunhão, por força do Amor e Misericórdia irradiada pelo Espírito Santo. O mesmo Espírito Santo de ontem, hoje e de amanhã, anunciado no Antigo Testamento e no Novo, pelo próprio Jesus (Ele falou do"Paráclito" e  "não ficareis órgãos, enviar-vos-ei..", "Pai nas Tuas mãos entrego o Meu Espirito", entre outras passagens).
O desejo que tenho de chegar ao mistério é muito, no entanto, sei, que por mais coisas que diga, permanece inabarcável. Simultaneamente me transcende e me atrai!... como quase O agarrasse e me fugisse, tal  fumo entre as mãos.... fico a contemplar.... ! Sei que é no meu coração que O encontro e se faz na comunhão da fraternidade universal ("olhem como eles se amam "Actos dos Apóstolos).  
Sei que não consigo abranger a Trindade, mas posso, consegui-La "saborear", com os gestos e atitudes que o meu Batismo me confere (por força da mesma Trindade com que ando às voltas, tal Sº Agostinho)
"Ide por todas as nações..." é Jesus quem nos pede. É o anúncio da novidade: Deus não quer estar só, não é tão pouco um ausente... antes pelo contrário quer estar próximo, que ninguém fique indiferente à Sua proposta de comunhão de Amor e Salvação.... Somos convidados a descobrir o rosto de Deus, manifestado pelo Filho, como Pai bondoso de infinita misericórdia, como Filho apaixonado e obediente até à morte, como Espírito que nos inspira, nos impulsiona e nos liberta.
É certo que o homem erra e facilmente faz juízos de valor e até sabe praticar o mal.... mas não podemos esquecer que em mim e em ti está Deus. Somos marcados pela Sua matriz apesar de humanos..... Nem sempre é fácil e, às vezes até "sabe bem" calar aquela Vozinha no nosso interior.... Ele sabe disso, mas é um "Deus paciente e compreensivo"... que nos espera! Nunca nos fecha a porta! Ele nos criou para o bem! 
Não tenho definição para este Deus de Amor, que é Trino e simultaneamente Indivisível, sei somente que a Sua essência é um infinito movimento de Amor e Comunhão que nos liga num só Corpo, que é Cristo.   
Apenas uma curiosidade: A 1ª leitura de hoje, Deut-4,32-34, 39-40 (Antº Testamento), e que é simplesmente maravilhosa, apresenta-nos Deus tal para os cristãos, judeus e muçulmanos - o Deus Único Criador! E... Tantas divergências, tanto sofrimento humano (e Divino). ... Porque fazemos tanta dor? Somos Homens de pouca fé!...
Meu Deus, Hoje, humildemente Te agradeço o dom da Fé que em nós cresce. Que o Espírito Santo entre nas vidas de cada um de nós, nos renove continuamente fazendo-nos ver para além do que os nossos olhos possam abranger e nos dê a força e coragem de podermos viver o nosso Batismo na Igreja e no mundo.
Acabo por aqui, com fortes desejos de uma santa tarde na Paz de Cristo e que Maria, "a Senhora do Sim" seja para nós também a força do nosso SIM a DEUS.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: