quinta-feira, 10 de maio de 2018

DIA DA ASCENSÃO 10 de Maio 2018

No calendário cristão, a Ascensão de Cristo celebra a subida de Jesus ao céu 40 dias depois de sua ressurreição.

Após ter ressuscitado, Jesus permaneceu na Terra entre seus discípulos durante 40 dias, período em que os instruiu sobre o reino de Deus1. Seu último momento de vida humana termina com sua subida aos céus e sua passagem para o mundo divino. A cena é descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 1, 9-10 da seguinte maneira:

“Depois de dizer isso, Jesus foi elevado aos céus, a vista deles. Uma nuvem os encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia.”

Vem desse acontecimento a passagem na oração do Credo que diz “Subiu aos céus e está sentado à direita do Pai”. A partir de sua ascensão, a presença de Jesus entre os homens se fez sob a forma de sacramento e na figura do próximo.

Em seguida, Cristo promete enviar o Espírito Santo para amparar seus discípulos na tarefa de distribuir a palavra de Deus ao mundo, o que será comemorado no dia de Pentecostes. Assim, Cristo delega os compromissos missionários da evangelização aos seus discípulos e à comunidade2. Da mesma forma, com a solenidade de sua ascensão, ele demonstra que o reino de Deus é possível para toda a humanidade3.

Sem comentários: