quinta-feira, 31 de maio de 2018

MEDITAÇÃO DIÁRIA Qui, 31 – Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Ano B

Ex 24, 3-8 / Slm 115 (116), 12-13.15.16bc-18 / Hebr 9, 11-15 / Mc 14, 12-16.22-26

Hoje celebramos a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. É a festa do mistério da Eucaristia. Para os não crentes, é muito difícil compreender como é que nós podemos acreditar que num bocadinho de pão possa estar Deus. Ainda mais desconcertante é a nossa atitude diante desse bocadinho de pão: ajoelhamo-nos em adoração. Como é possível? Pelo sacramento da Eucaristia, acreditamos que não só o pão se transubstancia em Corpo de Cristo, mas também que o vinho se transubstancia em Sangue do Senhor. 

O Pão e o Vinho atingem a sua plenitude como Corpo e Sangue do Senhor. Mas porque terá o Senhor escolhido logo o pão e o vinho? São símbolos da nossa vida quotidiana, são aquilo que na cultura hebraica havia de mais comum, de mais simples: o alimento e o trabalho necessários para ganhar a vida. No Pão e no Vinho, Corpo e Sangue do Senhor, santificamos a nossa vida quotidiana e somos santificados por ela. Deus é Aquele que Se faz próximo, que desde sempre e para sempre Se aproxima da nossa vida, da simplicidade do nosso quotidiano.

Não só o Pão e o Vinho chegam à sua plenitude na Eucaristia, mas também nós, aqueles que comungamos o seu Corpo e Sangue, somos levados à plenitude, ao cumprimento de tudo o que somos. Aquilo que somos realiza-se na Eucaristia. Precisamos de recordar sempre a riqueza do seu mistério: é tão importante não separar este sacramento da realização da nossa vida! É importante adorar o Pão e o Vinho, mas não basta! Comendo o Corpo do Senhor, bebendo o seu Sangue somos feitos naquilo que Ele é: realizamos a nossa existência. 

A Eucaristia é a vida do Senhor que nos é oferecida! Ele fez-Se para nós comida e bebida, fármaco de imortalidade que nos cura daquilo que nos impede de viver uma vida abundante, livre, amante! O Senhor, por amor, faz-Se Pão para que tenha­mos em nós a sua vida. 

Sem comentários: