domingo, 18 de novembro de 2018

CONFERÊNCIA EPISCOPAL ASSINALA 175 ANOS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

D. Manuel Clemente - Foto: Agência Ecclesia
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou hoje, em Assembleia Plenária, realizada em Fátima, a Nota Pastoral “Do Coração de Cristo para o Coração do Mundo”, a propósito da comemoração dos 175 anos do Apostolado da Oração (AO), constituído pelo Papa Francisco como Obra Pontifícia, agora chamada Rede Mundial de Oração do Papa.

O sentido de interioridade na união entre oração e vida, a renovação da consciência missionária e apostólica dos leigos e a colaboração e diálogo entre instituições de diferentes confissões cristãs, religiões e mesmo com os não crentes são alguns desafios a salientar ao longo deste ano de celebrações dos 175 anos do AO, que se iniciou em outubro de 2018 e se prolonga até outubro de 2019.

A CEP elogia este serviço como “exemplo de adaptação de propostas e linguagens à cultura atual”, tornando-a mais acessível às novas gerações através dos projetos digitais “Passo-a-Rezar”, “Click To Pray” e “O Vídeo do Papa”, estes últimos promovidos pela Rede Mundial de Oração do Papa a nível internacional.

“O sentido da interioridade, num mundo marcado pelo excesso de informação e de estímulos, deverá ser recuperado através de novas formas de cultivo da oração e da intimidade com Cristo”, refere a Nota Pastoral.

Os bispos fazem votos de que este apostolado “continue a ser, na Igreja em Portugal, um espaço de encontro com o Senhor, a Igreja e o mundo”.

No que se refere ao programa comemorativo dos 175 anos do AO, um dos momentos altos é a peregrinação internacional do AO a Roma, que se realiza ao longo de cinco dias e prevê, entre outras atividades culturais e religiosas, uma audiência com o Papa Francisco e uma visita a Assis, cidade natal de São Francisco.

Em Fátima, para além dos Retiros em Silêncio e Encontros de Formação para responsáveis do AO, realiza-se, no dia 19 de outubro de 2019, um colóquio sobre o Coração de Jesus. No dia 20, Dia Mundial das Missões e data de encerramento do Ano Missionário, realiza-se a peregrinação de todas as dioceses ao Santuário de Fátima, assim como a peregrinação nacional do AO, onde estarão representados os Centros Diocesanos de todo o país.

O encerramento das atividades comemorativas dos 175 anos do AO, nos dias 19 e 20 de outubro, em Fátima, concretamente o colóquio e peregrinação nacional, é organizado conjuntamente pela Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, Conferência Episcopal Portuguesa e Santuário de Fátima.

Sem comentários: