quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Igreja/Ensino: Bispos desafiam a ação educativa que vá ao encontro dos «distantes e marginalizados»

Out 16, 2019 - 17:06

Semana da Educação Cristã decorre de 20 a 27 de outubro

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – Os bispos da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé apelaram a uma ação educativa que vá ao encontro dos que “se encontram mais distantes e marginalizados, esquecidos”.

A mensagem é lançada por ocasião da Semana Nacional da Educação Cristã (20-27 de outubro), manifestando gratidão a todos os que têm compromissos neste campo.

“Empenhados nesta nobre tarefa evangelizadora, encontramos, nos últimos anos, sinais de maior atenção e cuidado dos adultos – pais, catequistas e professores – pela educação cristã e humana das novas gerações”, refere o texto, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Os membros da comissão responsável pela área da Educação, na Conferência Episcopal Portuguesa, saúdam os que “procuram dinâmicas novas, cuidam das linguagens, partilham experiências e se formam continuamente para poderem testemunhar uma atitude missionária na sua vida quotidiana e em toda a sua atividade pastoral e educativa”.

A Nota Pastoral “Levanta-te e vai” procura aprofundar a identidade cristã assente na Ressurreição de Jesus.

O lema inspira-se na temática proposta pelo Papa para a preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2022, em Lisboa – ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.


"O apelo do Papa Francisco aos jovens para se levantarem e procurarem em Cristo, que vive, o vigor interior e o entusiasmo que, por vezes, nos falta, é também muito oportuno para os educadores da fé cristã, sejam eles os pais e as mães, os catequistas, os professores de Educação Moral e Religiosa Católica e todos aqueles que, na sua circunstância, se dedicam à educação”.


Sem comentários: