segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Partilha

Olá ' Sabiam todos que ....
O Advento começa hoje (1º dom-ano A)?! 
Com ele, começamos a subir o n/caminho de preparação para acolher, festejando e vivendo,  a chegada do Deus Menino. É um grande desafio fazermos a experiência d'Auele que vem, vem ao n/encontro (ao meu e ao teu).
NA leitura do Evangelho de hoje (Mat, 24-37-449 ) Jesus interroga-me onde estou  e como estou eu? Ele diz-me: "não deram por nada". E hoje, com a minha indiferença será que eu dou por isso? Antes do dilúvio eles faziam tudo, comiam, divertiam-se, casavam e não "davam por nada", nem que o Noé carregava a arca e por fim entrava nela (acto de estar preocupado com a salvação, agindo, vigilante face aos acontecimentos). Noé estava preparado e o dono da casa  não tomou os cuidados necessários para impedir o assalto do ladrão. Duas atitudes, com qual delas me identifico mais?
 Na vinda do "Filho do homem" que fiz eu para estar preparada, como vivi os meus dias? Como usei o meu conhecimento? Actuei com a Fé daquele que crê num Deus que é Pai, que ( por Amor) se fez carne, por meio de Seu Filho muito amado, Jesus, o Qual passou na terra fazendo o bem, que, sendo fiel ao Pai até à morte de Cruz a transpôs, ressuscitando e que não nos deixou órfãos porque o SEU ESPÍRITO ficou para sempre entre nós? Vivo eu a grandeza desta realidade? Vivo a esperança, fruto da Sua Vida em mim?
O que é Jesus, estar preparado? Dizes-me, Tu, no texto que é estar disponível, não estar agarrado às coisas e não consentir que essas coisas se apoderem de mim ao ponto de ficar indiferente à Tua Pessoa. Pedes-me o desapego ao material, a pobreza e a humildade como atitude de espírito. Hoje te digo: é difícil! 
Sei que o tempo do Advento, assim como o da Quaresma (ambos tempos, de maior apelo à interiorização e conversão para o acolhimento de Jesus Crido em nós - agora chega Menino, mais logo Filho glorificado pelo Pai em Seu Corpo Glorioso!), não terminam ao fim de 4 semanas ou de 40 dias, são momentos constantes e diários da minha vida, que Tu me pedes, e  eu, em tantos momentos, indiferente passo ao lado... por isso...
Senhor, meu Deus e meu Pai, neste Advento, ajuda-me a viver, pela acção do Esp. Santo, cada momento mais unida a Teu Filho e à mensagem de Amor e Salvação  que Ele transporta, Ele que é a Porta para a entrada no Teu Reino. 
Vou até à Missa, a hora está a chegar, por isso desejo-vos uma noite na Paz de Cristo.

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: