segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Partilha

Olá amigos, a chata voltou!
Hoje acendemos a 3ª vela, da Coroa do Advento representativa de Maria que, com o seu SIM, Entrega e Fidelidade nos abre as portas para entrarmos no Novo Testamento. A sua gravidez transporta o Salvador! ( de todos!)
A passagem do Evangelho de Mateus, proposto pela Igreja,  para este Dia do Senhor  (Mt 11,2-11), que mais se prendeu comigo foi: "És Tu Aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?" Pergunta feita a Jesus pelos discípulos de João Baptista, ao que Ele respondeu: "Ide contar a João ...os cegos vêm, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a BOA NOVA é anunciada aos pobres".
Pergunta actual... vi-me diante do presépio, olhando o Menino e a fazer a mesma pergunta:- ÉS TU !?!  Eu sei, És Tu Jesus, o Menino do Amor que mais tarde,  feito HOMEM, irás ser assassinado numa "bendita" de uma Cruz que nos traz a Salvação e ressuscitarás para viveres para sempre no coração do homem, assim ele Te acolha. SIM, ÉS tu, eu creio!
Tu me respondes, hoje tal como respondeste ontem. Falas-me dos surdos, dos coxos, dos cegos, dos leprosos.... De tantos irmãos
que a meu lado caminham, já não só do mal físico, mas com uma forma de coxear e de surdes para além do físico.... Onde deixei o meu irmão? Que testemunho dou eu?  Tantas vezes eu coxa,  cega  e surda... Tal como maior cego é aquele que não quer ver, assim o surdo é aquele que não quer ouvir. Quantos de nós, tantas vezes surdos e cegos a esta Palavra de Deus que não queremos perceber? Quantos "leprosos" de hoje marginalizo, ou a sociedade marginaliza, pondo de parte ou rotulando-os, porque sobrepomos o TER ao SER (o melhor carro, a melhor casa,...) e lutamos por ideais que se escondem na penumbra para não nos deixar ver a verdadeira LUZ, Luz que vem daquele Menino, simples, humilde e que só sabe Amar, dando-Se sem limites. Ele ali está: a dar-Se ao coração de quem o quer receber, de quem não quer ser coxo, cego ou surdo e escuta a sua Palavra e a põe em prática. É verdade compreendo tudo isto e mesmo assim... tantas vezes coxa surda e cega!
Menino, aí nas palhinhas deitado, como que indefeso e abandonado a um feliz natal que se cruza, tantas vezes com o simples trocar de prendinhas limitando-Te a uma gruta, nesta semana que se inicia, eu quero fazer o propósito de acordar e saber-Te reconhecer no irmão. Para não coxear eu Te peço, humildemente, que sejas a minha muleta, a qual eu não seria  digna de agarrar, não fosse  a Tua Misericórdia e Amo por mim. É urgente que o Advento aconteça em mim e em ti... na Igreja, QUE SOMOS TODOS NÓS!
Saudações fraternas e desejos de uma santa semana na Paz do Menino, nosso irmão e nosso Deus. 
Vou trabalhar um pouco mais para depois ir à missas à Paróquia de Cristo Rei, em Algés
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: