terça-feira, 2 de dezembro de 2014

ADVENTO - 1º DOMINGO - INICIO ANO LITÚRGICO - B

OLÁ! Uma saudação amiga em Cristo.
Hoje iniciamos o ano litúrgico e com ele o Advento. Como Ano Litúrgico, entramos no Ano B, isto é, passamos a ler mais o Evangelho de Marcos (Mc), deixando o de Mateus (Mt). 
Como Advento, este foi o 1º domingo, estendendo-se este caminhar por mais 3 domingos que nos levarão à GRANDE NOITE DE NATAL.
Advento é o tempo da preparação da vinda! De Quem? É como se estivéssemos a arrumar a nossa casa (o n/interior) para recebermos uma Grande Visita, que é Jesus!
Nesta quadra do Natal há muitos sentimentos profundos e fortes como a ternura, coragem, amor, optimismo, alegria e agradecimento... e às vezes, à mistura com tanta azafama, lá nos vamos lembrando desta e outra prenda esquecendo o essencial: - JESUS!     
Assim, a Igreja convida-nos, nestas 4 semanas, a  preparar melhor a nossa relação com J. Cristo, nossa Pascoa, não O esquecendo na Sua própria Festa.
É um tempo para redescobrir a esperança e interiorizarmos que Deus nos ama intensamente. É um Deus fiel que já não Lhe chega amar-nos à distância... É o tempo para descobrirmos que o nosso Deus quis vir demonstra-nos, por gestos e palavras, fazendo-se Criança no seio de Maria, que a felicidade é possível... "Bem aventurados os que..."
ADVENTO é tempo de apreender a acolher o homem em Deus e Deus no homem... É redescobrir que  Deus quer morar em nós e connosco quer fazer parte da nossa própria história... é aprender a caminhar com Ele!   
No Evangelho de hoje (Mc 13,33-37), o que me fica é a frase "Acautelei-vos e Vigiai, porque Não Sabeis quando Chegará o Momento". Jesus está-me a dizer que as coisas grandes ou pequenas da vida, boas ou más, acontecem muitas vezes de surpresa e se estou distraída ou preocupada com ninharias, nem sequer me apercebo do essencial. Ele passa e bate-me à porta, através do outro, e eu nem sequer ouço a campainha tocar, pois tenho a mente com tantos sons que não distingo a Sua passagem (como dizia o Evangelho a semana passada, Ele, Cristo,  passa transfigurado no rosto do  irmão - "Eu tive fome e deste-Me de comer", etc etc)  .
Senhor Jesus, eis-me aqui, com as  minhas fragilidades, para iniciar mais um Advento, Não sei como será, sei apenas que quero pedir-Te, humildemente, que batas à minha porta, mesmo que eu não oiça logo, não desistas. Bate, bate ainda com mais força.... abana a minha indiferença, abre os meus ouvidos e os olhos do meu coração, para que eu possa descobrir-Te, ver-Te e sentir-Te no que passa por mim....
Na NOITE DE NATAL quero pôr no Teu sapatinho, como presente, o meu coração aberto.... Aberto por TI para o outro.... Ajuda-me a ser capaz.
Faz, Jesus, que todos preparemos a Tua vinda neste Natal, para que possamos reconhecer, com alegria, a Tua Glória na BENDITA CRUZ do AMOR.
Vou-me embora. Ainda bem, dirão. Mas....
Não poderia esquecer Maria, a Mãe! Neste período do Advento/Natal, assim como na Pascoa, ela está muito presente em mim, pois é um dos  marcos de fé, humildade e fidelidade que me sustenta. É pelo seu SIM que hoje temos Natal.... Se ela não abrisse a sua porta ao convite, não seria a mesma coisa...  
No silêncio da sua dor, glorifica o Amor de Deus, o Deus de Jesus, o seu Deus! É ela que nos diz continuamente "Fazei tudo o que Ele vos disser". Diz-nos tudo! Aponta o caminho! 
Um abraço na companhia de Maria rumo a Jesus,
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: