sábado, 31 de janeiro de 2015

Os animais também vão para o céu? Papa Francisco diz que sim

Sumo Pontífice voltou a contrariar os católicos mais conservadores ao garantir que todas as criaturas serão recebidas no Paraíso.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos amantes dos animais: o Papa Francisco parece ter intenção de abrir os portões do paraíso a todas as criaturas terrestres, sem excluir os animais, muito menos os de estimação.
Numa audiência recente no Vaticano, dedicada ao tema da vida após a morte, o Sumo Pontífice citou mesmo a apóstolo São Paulo, que dizia: "também ela (a criação, será) libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus".
O Papa Francisco foi claro no seu discurso, afrontando as convições dos católicos mais conservadores que recusam o céu aos animais pela sua "falta de consciência". Numa linha semelhante à de João Paulo II, que já defendera que os animais, tal como os homens e as mulheres, têm um "sopro divino", Francisco contrariou a posição do seu antecessor Bento XVI, mais tradicional, que argumenta que a morte, para as outras criaturas, significa apenas o fim da existência sobre a terra.
Num passo histórico, o Papa que se tem destacado pelo esforço de abrir as portas da Igreja àqueles cuja entrada era tradicionalmente vedada - dos homossexuais aos divorciados - volta a surpreender admitindo que cães, gatos, peixes e todos os outros animais serão recebidos no Paraíso.
Conforme acrescenta o New York Times, a posição de Francisco não é completamente inesperada, uma vez que já tinha decidido adotar o nome de São Francisco de Assis, patrono dos animais, quando foi escolhido para assumir o Pontificado.



Sem comentários: