sexta-feira, 27 de março de 2015

Igreja: É preciso «criatividade» para recuperar «sentido do Domingo»

Conferência do pároco da Sé de Lisboa marcou segundo dia do Encontro Nacional de Catequese

www.educris.com
Castelo Branco, 26 mar 2015 (Ecclesia) – O diretor do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa explicou que é preciso ser “criativo” para “recuperar o sentido do Domingo” e recordou que se catequiza “para celebrar”, no Encontro Nacional de Catequese (ENC), em Castelo Branco.
“Nós catequizamos para celebrar. Ensinamos o que ensinamos para que se transforme em vida”, realçou o cónego Luís Manuel Pereira da Silva, que alertou para o risco de tudo “se transformar em belas noções que se aprendem mas não se apreendem. Não ganham sentido!”.
O responsável começou por posicionar a “liturgia na vida da Igreja” e frisou para o perigo de uma “catequese que não inicia à liturgia” nem introduz à “celebração da fé da Igreja”.
“As celebrações litúrgicas não são apêndices mas pontos de chegada e partida para toda uma vida da fé, de seguimento de Cristo”, observou, na sessão desta quarta-feira.
Para o cónego Luís Manuel Pereira da Silva é fundamental que os catequizados “apreendam o mistério central da fé”, recordando ainda a importância de se “distinguir o essencial do acessório” tendo presente o público-alvo para “adequar estratégias e linguagens”.
A conferência “O que é e como se vive uma Educação para a Liturgia” foi o tema de reflexão do segundo dia do ENC, que reúne cerca de 70 responsáveis diocesanos pela catequese, contabiliza o sítio Educris.
Segundo o especialista, para haver uma catequese litúrgica é preciso “apelar à tradição da Igreja” e perceber que houve uma época em que a liturgia e a catequese andaram a par: “A Patrística”.
Neste contexto, o também professor na Universidade Católica Portuguesa destacou o facto de nesta época os grandes teólogos serem bispos e a “defesa da doutrina” fazia-se na homilia, o que permitiu alterar a máxima que a “Igreja pensava como rezava”.
Para o pároco da Sé de Lisboa, é importante recuperar “o roteiro de catecumenato da época” que “respeita a própria vida humana e lhe dá sentido”, uma vez que os catecúmenos eram inseridos pouco a pouco na comunidade.
Neste prisma assinalou a importância de voltar a ter “o sentido comunitário das celebrações” enquanto “ações em que a Igreja está presente na plenitude”.
“É necessário sermos criativos e recuperarmos o sentido do Domingo como dia do Senhor e da Comunidade dos crentes” com “atividades e propostas que promovam “sinal de unidade” e corte com “a visão individualista da vida”.
A 54ª edição do ENC tem como tema central «Evangelizar com a beleza da liturgia» (Evangelium Gaudium, 24), "Viver uma pedagogia da vida e da fé com os adolescentes" e procura refletir sobre "a renovação da Catequese dos Adolescentes" procurando tornar mais visível "a relação da transmissão da fé nestas idades com a Liturgia".
O Encontro Nacional da Catequese termina esta sexta-feira e é transmitido em direto em  www.educris.com e no canal Educris na rede social facebook (https://www.youtube.com/user/canaleducris).
CB

Sem comentários: