sábado, 21 de março de 2015

Santa Sé: Papa nomeia médico português como consultor da Academia Pontifícia para a Vida

Filipe dos Santos Almeida é o atual diretor do Centro de Estudos de Bioética
Filipe dos Santos Almeida e Papa Francisco  (APV)
Cidade do Vaticano, 10 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou o médico português Filipe dos Santos Almeida como consultor da Academia Pontifícia para a Vida (APV).
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Filipe dos Santos Almeida já assumiu as suas novas funções, numa cerimónia de tomada de posse em Roma, a 5 de março, durante a 21.ª Assembleia Ordinária da referida Academia.
Como consultor da Academia Pontifícia para a Vida, o médico de 58 anos passa assim a ter “responsabilidades efetivas” no funcionamento de um órgão da Santa Sé que tem como principais objetivos “estudar, informar e formar sobre os principais problemas de biomedicina e de direito relativos à promoção e à defesa da vida”.
A APV empenha-se “sobretudo na relação direta que estas questões têm com a moral cristã e as diretivas do Magistério da Igreja”.  
Filipe dos Santos Almeida, que trabalha atualmente no Centro Hospitalar de São João como Assistente Hospitalar de Pediatria, é especialista em Pediatria e em Cuidados Intensivos Pediátricos pela Ordem dos Médicos. 
Tem-se destacado a nível nacional como diretor do Centro de Estudos de Bioética, sendo também membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, entre outras atribuições.
No Centro Hospitalar de São João, o médico português dirige neste momento a Comissão de Ética para a Saúde e está à frente do único Serviço de Humanização existente num hospital do Serviço Nacional de Saúde.
É ainda presidente, desde 2007, da Comissão para a admissibilidade e colheita de órgãos para transplantação a partir de dador vivo.
Casado e com três filhas, Filipe dos Santos Almeida exerce ainda a missão de docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, como professor auxiliar de Pediatria desde 2005, e de Antropologia Médica, desde 2013.
Já este ano, tornou-se diretor do Departamento de Educação e Simulação Médica, na mesma faculdade.
JCP

Sem comentários: