segunda-feira, 30 de março de 2015

A CHATA.... "DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR"

Olá! Uma cordial saudação na Paz de Cristo
Hoje é DOMINGO DE RAMOS, introduzindo-nos já na Semana Santa, com o relato da paixão e morte de Jesus (Marcos 15,1-39).
Jerusalém é a meta da missão de Jesus. É para lá que Ele caminha.  Entra nesta cidade, em cima dum  jumento (simbolizando o serviço humilde e gratuito) , onde é aclamado, omo REI,entre flores e ramos de palma e por pessoas simples.
Hoje, também nós O vamos aclamar na Eucaristia, como Rei, com raminhos de flores,









cumprindo a tradição antiga da Igreja... Não é um Rei qualquer, pois o seu Reino não é deste Mundo. É um Rei que vai tomar como trono a CRUZ! A Cruz é a Sua glória, motivo de alegria para mim, pois sei que nada acaba ali. É  apenas uma passagem, uma transformação. Jesus vai morrer, mas é apenas na sua Humanidade.... O nosso Deus ´e um Deus vivo e habita entre nós... Podemos ve-Lo nos rostos de alegria de quem se dá, no sorriso de uma criança, ou no sofrimento dos irmãos da Síria, de Lampedusa. Na Nigéria, em Bagdad, no Ruanda ou naquele (bem próximo) que simplesmente se cruza comigo na rua, perdido na multidão do tempo e do espaço.
Um Homem pobre e nu, pregado na Cruz, de braços abertos... e diz: "Pai perdoa-lhes..." Não pensa em salvar-se, esquece-se de Si, não grita : eu estou aqui vejam o meu sofrimento... Abandona-Se ... entrega-Se, intercede por nós ( Pai perdoa-lhes... Ontem e hoje, digo eu). UM ACTO DE AMOR PLENO!
Uma Cruz que se eleva da terra e, que com ela, nos torna mais próximos do céu... do Pai! Uma CRUZ que RESTABELECE A ALIANÇA ENTRE DEUS E OS HOMENS! Nos FAZ uma Família!
Vou ainda mencionar duas frases deste Evangelho:

- Após a morte de Cristo, o centurião romano diz : "Verdadeiramente, este Homem era  (É) Filho de Deus" ( É o primeiro acto de fé e não  vem dos discipulos, mas é um estranho,  habituado a lidar com a morte, que o afirma. Posso parar um pouco e pensar: discípula também eu sou hoje e...)

- Jesus diz (em Marcos) "Meu Deus, meu Deus porque me abandonas-te".
(Deus não O abandonou. O Espírito Santo sempre esteve presente. O salmo da angústia  de Jesus (Sl 22,25) acaba com este grito " Respondeste-Me, atendeste-me". Foi atendido, não para evitar esta angústia da  morte, mas por te-la vencido e RESSUSCITADO)

Na CRUZ vê-se o AMOR e o poder de Deus, que não dá a morte, mas a VIDA. MORRER, ASSIM COMO JESUS, É COISA DE DEUS, DE UM DEUS QUE NOS AMA.

UMA SANTA SEMANA SANTA, COM UMA SAUDAÇÃO EM CRISTO, NOSSA PASCOA
A CHATA.... "DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR"

Sem comentários: