domingo, 8 de abril de 2018

MEDITAÇÃO DIÁRIA Dom, 8 - Domingo II da Páscoa - Ano B

At 4, 32-35 / Slm 117 (118), 2-4.16ab-18.22-24 / 1 Jo 5, 1-6 / Jo 20, 19-31

«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Isto nos diz o Senhor neste Domingo. Jesus termina a sua missão e como a conclui? Diz-nos que continuará sempre presente em cada um de nós e envia-nos. A sua presença não é simplesmente para o nosso gosto individual, mas para a missão: somos enviados tal como o Pai enviou o Filho. Somos enviados como Ele.

Como é enviado o Filho? Jesus é enviado para nos revelar o Amor do Pai. Na última ceia dá-nos a certeza de que não ficaremos órfãos, que regressará para nos dar a sua paz e a sua alegria e para fazer de nós suas testemunhas, com a força do seu Espírito. Agora estamos diante do seu regresso definitivo e glorioso com o dom do seu Espírito que faz de nós novas criaturas, capazes de amar como Ele amou. O Senhor manifesta a sua presença aos discípulos, revela que estará sempre presente e envia-os a amar com o mesmo Amor com que Ele é amado e com que Ele nos Ama.

É o Amor do Pai e do Filho que nos leva aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Só amando somos fiéis ao envio do Senhor e só assim Deus será tudo em todos. Amando. Com o envio do Amor, do Espírito Santo, iniciam os tempos da criação reconciliada, são os tempos da história realizada, o cumprimento do Pentecostes.

Na segunda leitura, da primeira carta de S. João, vemos isto mesmo ser dito de outra forma: «Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus, e quem ama Aquele que gerou ama também Aquele que nasceu d’Ele. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos, porque o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos». Ser enviados pelo Senhor é nascer de novo, é nascer do Espírito, é ser habitado pelo Espírito Santo que é o Amor. E sabemos que amamos os outros quando cumprimos os mandamentos.

Quando perguntam a Jesus qual é o maior dos mandamentos, Ele não hesita e diz: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Somos enviados a anunciar que Deus é Amor, a mostrar aos nossos irmãos o seu rosto misericordioso. Todos somos missionários convidados a anunciar que o Amor está vivo.

Sem comentários: