quarta-feira, 18 de abril de 2018

Santidade - Chave de leitura da exortação apostólica "Alegrai-vos e exultai"

Imprimir Email Facebook Twitter Google +
O Papa Francisco sublinha que todos são chamados à santidade e destaca, como exemplos, os que “vivem perto de nós”. Na sua exortação apostólica ‘Gaudete et exsultate’, divulgada no dia 9 de abril, o Papa aponta as ameaças deste chamamento e apela à “ousadia” e “coragem apostólica” que impele os cristãos a irem “mais além do conhecido, rumo às periferias e aos confins”.

“Fazer ressoar a chamada à santidade” é o objetivo da nova exortação apostólica ‘Gaudete et exsultate’ (‘Alegrai-vos e exultai’), do Papa Francisco. No novo documento, que foi divulgado no dia 9 de abril, o Santo Padre recorda que a chamada à santidade é a vocação de cada cristão. O Senhor “quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa”, escreve Francisco.
O texto papal, que é composto por cinco capítulos, começa por especificar que a santidade não se atribui apenas a todos os que foram beatificados ou canonizados. Para o Papa, existem exemplos de santidade que “vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus”. “Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade «ao pé da porta»”, classifica o Papa. 
Num tom muito pessoal, o Papa argentino define um caminho “único e específico” para cada pessoa, na procura da santidade. “Há testemunhos que são úteis para nos estimular e motivar, mas não para procurarmos copiá-los (...). Importante é que cada crente discirna o seu próprio caminho e traga à luz o melhor de si mesmo, quanto Deus colocou nele de muito pessoal, e não se esgote procurando imitar algo que não foi pensado para ele”, escreve Francisco.
Na mais recente exortação apostólica são constantes os apelos ao “encontro com o outro” e a referência à Igreja e à comunidade como lugares onde se pode encontrar tudo o que é preciso para “crescer rumo à santidade”, transformando a “vida como uma missão”. “Tenta fazê-lo, escutando a Deus na oração e identificando os sinais que Ele te dá. Pede sempre, ao Espírito Santo, o que espera Jesus de ti em cada momento da tua vida e em cada opção que tenhas de tomar, para discernir o lugar que isso ocupa na tua missão”, desafia o Papa.

Sem comentários: