quarta-feira, 22 de maio de 2013

Taizé

Taizé: da Páscoa ao Pentecostes 
Com as celebrações da Ascensão e do Pentecostes, os encontros internacionais conheceram um segundo pico de afluência, com uma clara maioria de jovens vindos da Alemanha. Chegaram já a Taizé voluntários que vão ficar até ao final do Verão, vindos da Índia, do Benim, de Madagáscar e da Colômbia. Uma semana depois da Páscoa ortodoxa, esteve também em Taizé um grupo de duas paróquias de Moscovo; no final da semana que passaram em Taizé, os jovens do grupo animaram um workshop com o tema «ser cristão na Rússia hoje em dia».Para a Comunidade, as últimas semanas foram marcadas pela morte do irmão Jean-Pierre, originário da Suíça, que com 94 anos era o mais velho dos irmãos.Houve também uma boa notícia: a entrada na Comunidade de um jovem da Tanzânia, que vive na fraternidade de Nairobi, no Quénia. O irmão Alois foi lá, entregar o hábito de oração ao novo irmão.
Brasil: nas Jornadas Mundiais da Juventude
Um grupo de irmãos da Comunidade estará presente nas JMJ no Brasil, no mês de Julho. Alguns irmãos estarão em Curitiba para as pré-jornadas, onde vão animar orações inseridas no programa da semana missionária. No Rio de Janeiro, de terça-feira 23 a sexta-feira 26 de Julho, os irmãos vão animar todos os dias tempos de acolhimento e de oração durante toda a tarde, na igreja da Candelária (Praça Pio X – Centro. Metro: Uruguaiana). O irmão Alois estará no Rio de 22 a 28 de Julho.
Os Cadernos de Taizé: «Precisamos da Igreja?»
Foram publicados no site mais dois Cadernos de Taizé em português:
Hoje são numerosos os que pensam poder ou dever viver uma vida cristã sem uma referência explícita à comunidade organizada dos discípulos de Cristo. O seu lema é: «Cristo sem a Igreja». Este Caderno examina a legitimidade desta afirmação. Em que medida a Igreja é necessária para o projecto de Jesus? Foi um erro histórico? Tem apenas uma importância relativa ou é essencial para o conteúdo dessa fé? Neste caso, como fazer ressaltar mais a sua importância?
Ler a Bíblia sozinhos: porquê? O que procuramos de único neste livro? Quem lê a Bíblia sente que não pode permanecer distante. Se o coração de Deus se revela na Bíblia é porque procura o nosso coração. E o pouco que nós compreendemos assume uma evidência e uma urgência tão grandes que o levamos dentro de nós e a única coisa que podemos fazer é pô-lo em prática.
Oração
Deus eterno, tu derramas o Espírito Santo sobre toda a criação, depositando-o no coração de cada um. Através dele, queres atrair todos os homens a ti. É o Espírito que nos une numa única comunhão e nos conduz a ir muito além do que poderíamos esperar. Então, do mais profundo do nosso ser, dizemos: vem, Espírito Santo.

Sem comentários: