quinta-feira, 20 de março de 2014

II Domingo da Quaresma (da chata)

Uma saudação amiga em Cristo nosso Salvador.
Cá vamos caminhando pela nossa Quaresma, tempo onde somos convidados a fazer uma viagem ao nosso interior. Uma viagem de penitência? Sim porque é uma viagem dentro da nossa "casa". É uma viagem de libertação que se faz no nosso interior (conversão) até nos fazermos verdadeiramente livres, abertos, disponíveis, acolhidos e acolhedores, abençoados e abençoadores, amados e amando...
E assim, do deserto de pedras do domingo passado, subimos  ao monte da Luz com Jesus. Da tentação à transfiguração. O caminho percorrido por Jesus é o nosso próprio caminho:- percorre-lo desde as trevas da tentação até à Luz de Deus!
No Evangelho desta semana (Transfiguração - Mateus -Mt- 17, 1-9), fixei-me nalguns pontos:
a subida ao Monte Tabor ; a Transfiguração  do Senhor; as palavras do Batismo ditas no Tabor; a presença dos apóstolos e a recomendação "a ninguém digais ..."
Entre o Jordão e a Cruz Gloriosa fica o II Domingo da Quaresma, onde a Transfiguração antecede, como que a levantar o véu, a Luz da Ressurreição. E é aqui neste momento, no cimo do Monte, bem alto, para estar mais próximo do Pai, que se ouve uma Voz: "Este é o Meu Filho muito amado.... Escutai-O" Confirmando assim as palavras do Batismo! "É o Meu Filho ..." "Escutai-O" (escuto ? ).
A Transfiguração, diz-nos que a Quaresma, mais que um tempo de penitência, é um tempo de Luz! Alegria! 
"Como é bom estar contigo, Senhor" (eu, hoje digo o mesmo? Grito bem alto para além dos montes:- "Jesus como é bom estar enamorado, deslumbrado com a Tua Transfiguração, com a Tua Luz, com o Teu rosto de sol porque o Teu sol luminoso é do interior como a dizer -nos que o Pai tem um "coração" de Luz"? Grito, não só com a minha voz, mas com os meus gestos: AMO-TE? Grito? Não meu Jesus, nem sempre subo ao "Tabor" para gritar...
Jesus chama alguns discípulos (tal como hoje nos chama a nós) para assistirem à antecipação da Sua Ressurreição, mas pede-lhes para não dizerem nada.... Ele sabia que só depois da Sua Ressurreição eles compreenderiam tanta Luz. Só depois o Espírito Santo, que viria depois d'Ele, lhes poderia abrir a compreensão ....
Quiseste dizer-nos que também nós podemos ser  rosto de um sol interior, à Tua imagem e semelhança. 
Ajuda-me, Senhor, a que a minha vida espiritual seja um libertar de toda a luz que existe no mais profundo de mim. Que eu seja o espelho da Tua Luz junto de meu irmão. 
Evangelho muito rico .... Ontem foi assim, mas as Tuas Palavras são também hoje para mim!
Hoje fui mesmo chata...
Abraço fraterno com Maria, Ela também Sra da Luz.  
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

1 comentário:

Júlio José Silva disse...

Por motivos pessoais e não só, foi-me impossível prestar assistência ao nosso blog, dai o atraso na informação. Do facto as minhas desculpas.