domingo, 23 de março de 2014

SOBRE UMA REFLEXÃO DO III DOM. QUARESMA ( Jo 4,5-42)

OLÁ MEUS AMIGOS!
Se não me poderem aturar, mandem a mensagem dar uma volta, mas eu escrevo e mando na mesma. 
Caminhamos a passos largos para a GRANDE NOITE PASCAL. Hoje, com um dialogo espectacular. Para mim, simplesmente maravilhoso e talvez, se não mesmo, o mais longo apresentado em qualquer passagem bíblica. São João (não Mateus) relata-nos o encontro de Jesus com a samaritana, junto ao poço de Jacob.
Jesus vai da Judeia para a Galileia e a passagem pela Samaria não era de todo obrigatória. Vai porque quer, vai em missão. Vai através da montanha, caminho mais difícil, fazendo-me lembrar o mensageiro profetizado Isaías (52,7) "Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que leva boas novas..." A BOA NOVA É ELE!
Jesus, um estrangeiro entre os samaritanos cuja tradição e religião eram diferentes da sua, faz nascer um diálogo e um encontro onde parecia impossivel. Um rabi judeu e uma mulher da Samaria, o que na época não era lícito e fá-lo a partir da humildade e faz-Se "pobre" - "dá-Me de beber". 
Tu que és a Fonte da Água Viva, pedes de beber a uma samaritana de 6 maridos sendo que o último não era dela !?!... não a recriminas, não a humilhas..... só queres tocar-lhe no mais profundo do seu próprio "poço": - o seu ser!  E este "dá-me de beber" Tu o continuas a dizer, hoje, para mim... 
Ajuda-me Jesus a aprender a dar como Tu, como um pobre que recebe ao dar, não com a superioridade de quem tem, mas com a humildade que Tu nos ensinas.
Assim, Jesus faz nascer uma mulher nova. Ela sabe... quer beber da Tua Água, não percebendo, ainda, talvez a dimensão da Tua oferta... É a Tua Vida que ofereces... é o Teu Espírito em nós!
É uma nova vida que ela, tal como nós, recebemos quando conseguimos estabelecer ligação com a fonte inesgotável da VIDA que é Deus. Uma imagem lindissima de um Deus que se espalha, transborda, corre para nós como a água para o mar, matando a nossa sede de AMOR. Ele é a nascente infinita das nossas nascentes ! É a sua presença em nós que se torna nascente!

E assim, vamos com Jesus caminhando, com alegria,  para a Sua e nossa Pascoa, aliás a Quaresma é este tempo de reflexão, oração e acção que faz em nós mudança da água do poço para a água do Espírito.
Deixo-vos com uma saudação em Cristo, nosso Salvador. 
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

nota: Quando eu era menina e moça, pertencia a uma comunidade (Compª Missionária Sagrado Coração Jesus) e cantávamos um cântico, em francês, baseado em Isaías e que acima faço referencia, pois só assim me lembraria de o mencionar.

Sem comentários: