segunda-feira, 3 de março de 2014

- Partilha -

Olá!  Santas tardes, como há muitos anos se dizia na terra da minha mãe.
Hoje, o Evangelho põe-nos perante os bens materiais....
Pensando um pouco surgiu-me à ideia:- menos coisas e mais coração...Menos medos e mais confiança! Jesus vai-me dando "dicas" para me ir libertando do supérfluo e a desejar mais e melhor, quando me diz "Procurai o Reino". Ou seja: ocupa-te da vida interior, das relações, do coração. Da minha escolha depende a minha preocupação ou a minha paz. Da paz que eu construo, dos caminhos de justiça que eu percorro, da verdade que eu vivo, da humildade que vive em mim... Tantas escolhas na minha vida... nem sempre as certas....mas o meu desejo é acertar o meu passo Contigo!
Dizia a Madre Teresa de Calcutá "Tudo o que não serve pesa"... E dentro do meu coração? Às vezes está leve e tantas vezes pesado... Eu sei que não é uma renuncia, mas uma Libertação:-não são as coisas que me possuem, eu é que as possuo para poder ter uma relação livre e confiante comigo própria, com o meu corpo, com o dinheiro, com os outros e com Deus.
O serviço ao Deus que liberta é irreconciliável com o serviço aos ídolos que escravizam.
Eu sei que Deus é diferente porque me ama, não me criou para ser escravo, mas para me libertar das amarras que semeiam a indiferença, a guerra (não só a das armas mas a que fazemos aos outros através dos nossos gestos de desamor), as trevas, a ofensa e tanta coisa mais. É um Deus de Amor e Misericórdia, Bondoso e Paciente, que sempre espera de nós uma resposta..... um arrependimento......
"És precioso aos meus olhos, e eu amo-te" Isaías (Is) 43,4. É  passagem de um texto do Antigo Testamento escrito há mitos anos e que , hoje, me pertence! 
E como eu sou preciosa aos Olhos de Deus, assim tu és aos meus (aos d'Ele serás muito mais), partilho contigo uma oração intitulada: "Os amigos que nos deste" da autoria de José Tolentino Mendonça, que,entre outras coisas, é: poeta e padre, especialista em estudos bíblicos, com livros publicados e vice-reitor da Universidade Católica:

"Obrigada, Senhor, pelos amigos que me deste. Os amigos que nos fazem sentir amados sem porquê. Que têm o jeito especial de nos fazer sorrir. Que sabem tudo de nós, perguntando pouco. Obrigado Senhor por essas e esses, sem os quais caminhar na vida não seria o mesmo. Que nos aguentam, quando a vida parece um sítio  incerto. Que nos incitam à coragem com a sua presença. Que nos dão a ver o outro lado das coisas, um lado fantástico, diga-se. 
Obrigada, Senhor, pelos amigos incondicionais, que discordam de nós permanecendo connosco. Que esperam o tempo que for preciso. Que perdoam antes das desculpas. Os que colocas ao nosso lado para devolverem a luz. Os que trazem, até nós, o imprevisível do Teu coração" - do livro "Um Deus que dança".

Até breve com um abraço na Paz de Xto.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: