Sou pároco de seis paróquias da região “menos católica” do país, dada a falta de transmissão da fé e a reduzida prática cristã. Este ambiente é um autêntico desafio! Leva-me a uma maior atenção a cada pessoa. É uma “pesca à linha”.
Sinto como maior responsabilidade fazer com que Jesus aconteça na vida das pessoas que, por meio das situações difíceis ou simples do dia a dia, se aproximam de mim. A minha maior alegria é ajudar alguém a deixar-se tocar pelo Senhor, levando a sério a vida cristã! Isto é consolador e incentiva-me a querer ser fiel ao Senhor, pois um padre também precisa do exemplo das suas comunidades para estar mais próximo do Bom Pastor.
Quanto às dificuldades, podia referir, entre outras, a desertificação e o envelhecimento da população. O que me entristece é a resistência à conversão, quando se procura o protagonismo em vez de Jesus. Isso traz consequências à vida das comunidades.
Peço que rezem para que haja padres santos, mas também para que haja comunidades santas!
Oração
Senhor Jesus, Bom Pastor,
Tu quiseste chamar homens de coração generoso a estar contigo e a aprender contigo o que significa entregar a vida em amor e serviço. Deste-lhes a missão de anunciar a todos o amor do Pai, de ser guia e amparo das comunidades às quais são enviados.
Cada sacerdote é chamado a ser, nas suas alegrias e dificuldades, nos seus talentos e fragilidades, exemplo vivo da tua presença no mundo e na Igreja.
Eu Te peço por todos os sacerdotes, em especial os que vivem em maior solidão as dificuldades do seu ministério. Que o teu Espírito Santo seja o seu conforto.
Uno esta minha oração à de todos os cristãos que, nestes dias, rezam pela missão dos sacerdotes, como nos pede o Papa Francisco neste mês, na intenção que confia à sua Rede Mundial de Oração.
Senhor Jesus, Bom Pastor, ouve a minha oração pelos sacerdotes.
Pai-Nosso.
Sem comentários:
Enviar um comentário