domingo, 6 de abril de 2014

NO V DOMINGO DA QUARESMA

Olá! Cá está a chatinha de novo! Já pensaram que aturar a  chata pode contribuir para a vossa santificação ?!?!? AH! AH! AH!
A nossa caminhada, rumo à  CRUZ GLORIOSA DO AMOR , aproxima-se da meta:- caminhamos para a Grande Noite Pascal de Jesus Cristo para, por acção e com o  Espírito Santo,  abraçarmos  o maravilhoso mistério da Ressurreição do Senhor.

No Evangelho de hoje, a ressurreição de Lázaro, vimos Jesus comover-Se profundamente e chorar. De todo o Evangelho esta (João 11.1-45) é a passagem, para mim, onde mais se manifestam as emoções de Jesus: comove-se, perturba-se, chora e restitui a vida ao seu amigo (Lázaro). 
Como é grande o Seu coração! Um Deus que se comove e chora.... chora pelo amigo... Sou também eu hoje, o Lázaro! Deus chora por mim!... Eu sou a sua amiga doente e amada, que Jesus não aceita seja levada pela morte (espiritual).
Marta, irmã de Lázaro  vem ao encontro de Jesus e diz-Lhe "Senhor, se tivesse estado aqui, meu irmão não teria morrido". Jesus diz-lhe: -"Teu irmão ressuscitará", ao que Marta responde: -"Eu bem sei que ele ressuscitará um dia". JESUS diz :-"EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA" .
Marta fala do futuro (ressuscitará) Jesus fala do presente ("Eu SOU").
Como no episódio de há 2 semanas, com a samaritana, junto ao poço de Jacob, Ele diz: "Eu SOU" (faz-me lembrar o Antº Testamento: "EU SOU AQUELE QUE SOU")
Aqui, diz que é a RESSURREIÇÃO e a VIDA, e no diálogo com a samaritana, diz que é a FONTE DE ÁGUA VIVA. 
É através destas duas mulheres que Jesus nos fala hoje, a mim e a ti.... Como que, atrevo-me eu a pensar, a dizer-nos: Eu estou aqui e sou a VIDA e QUERO DAR-TA. Estou aqui, neste momento e sou Aquele que te faz levantar e voltar a partir depois das tuas quedas e desencontros. Sou o sol nas tuas noites escuras, a força que te acolhe nos momentos de maior ou menor alegria. Estou sempre AQUI a teu lado... à tua espera..!

Só hoje reparei, apesar de já ter passado várias vezes por esta passagem, que Jesus diz primeiro Ressurreição e depois Vida. Porquê? Penso que aqui Ele nos diz que, primeiro vem a libertação (ressurreição) e só depois a VIDA para sempre... na eternidade!
A minha vida vai  avançando, às vezes a passo de caracol ou carangueijo, de ressurreição em ressurreição. .. das sombras que ainda existem no meu coração para a LUZ, QUE ÉS TU, JESUS! 
Nós ressuscitamos agora, para uma VIDA nova, com e em  Cristo, que começa aqui nesta terra que pisamos e com quem a partilhamos. Ultrapassando melhor (ou não tão melhor) as nossas fragilidades, as nossas amarras, o nosso "eu", que não é aniquilado, mas trabalhado principalmente pela acção do Esp. Santo, para ressuscitarmos também, depois da morte, para a VIDA, porque..... temos um Deus que é AMOR. 2 ressurreições, uma diária a construir caminho para a definitiva!

Jesus, comove-se e ressuscita seu amigo Lázaro dizendo "Sai para fora"... "Desligai-o e deixai-o ir" Três verbos: sair, desligar, ir . Isto também dá para mim:- sai... liberta-te ..... e vai ! Quantas vezes estou morta, sem vontade, pensando que nada vale a pena, ou no conforto do meu comodismo, sem vontade de me empenhar... e Tu a dizeres-me anda, mexe-te e deixa-te de pieguices, tira as ligaduras que te amarram, pega na tua Vida e vai.... teu irmão espera-te!
Será que eu tenho verdadeira consciência de que estou em ressurreição permanente? Decididamente, algumas vezes me esqueço! É tempo de, com Jesus, testemunhar o meu  BATISMO, deixando que o ESPÍRITO SANTO ilumine a minha vida e... produza muitos frutos para glória do Pai que está nos céus. Eu quero que isto aconteça em mim... mas a meta é sai - liberta-te - vai.......
Acalmem-se vou acabar, um bom dia do Senhor para todos vós! abraço fraterno
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: