quinta-feira, 17 de abril de 2014

TRÍDUO PASCAL

As celebrações dos mistérios da Paixão e Morte do Sr. Jesus tem hoje inicio, apontando-nos já para a  Grande e Gloriosa Noite/Dia da  SUA RESSURREIÇÂO .
Hoje, da parte da manhã celebra-se a Missa Crismal. Esta missa é celebrada em cada Diocese, presidida pelo seu Bispo.. É nesta missa que se benzem os óleos, nomeadamente o crismal, o qual é transportado para  cada  paróquias da diocese, pelo seu representante. 
Mas, isto é apenas um à parte, pois o Triduo Pascal começa 5ª feira com a celebração.
 da "Ceia do Senhor", também conhecida pela "Última Ceia" e que, como um professor meu disse," porque não A Primeira Ceia?". Para alguns, também a" Missa do Lava Pés", direi eu, ou da plena humildade? 
Com esta  celebração, quer a Igreja (católica) reacender a memória (é um memorial) da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e da Caridade.
 Estamos na Casa do Pai e somos convidados a participar da refeição do Cordeiro, tal como da primeira vez o foram os apóstolos. Esta Refeição do Pão e do Vinho repete-se sempre que nos sentamos à Mesa (o que é o Altar?) . 
S. Paulo afirma "Sempre que comerdes deste Pão e beberdes deste Cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha". Anunciar a morte do Senhor, para nós crentes,  não é chorar, ficar triste ou outra forma qualquer de sofrimento. Não, não é. Anunciar a morte do Senhor é anunciar a DÁDIVA DA VIDA, por AMOR. É Ele que se dá, que se entrega por todos nós e para sempre. É o Amor levado ao seu mais alto extremo.
É com Ele e por Ele que  aprendemos e, é possível,a passar do pecado para a graça, das trevas para luz, da morte para a vida e, como o Senhor diz, em abundância.
Jesus dá-nos mais uma "dica" em Jo13,15 :- "Como Eu vos fiz fazei vós também!" . Palavras proferidas no lava-pés e Primeira Ceia. E eu fico a pensar  "como.....fiz......fazei". Como? Como se faz? O Teu "segredo" é dar a Vida por Amor.... Tu deste-A para sempre e por todos a cada um de nós.  Tu és a Dádiva!
Tu és o meu Deus, Senhor da VIDA, da minha vida!
Ensina-me a seguir o Teu "como" para que eu possa fazer a vontade do Pai, à Tua semelhança.
Convido-vos a percorrer, relembrando e interiorizando, as últimas 24 horas de Jesus, desde as 15h de Quinta Feira Santa até à Sua Morte 15h de Sexta Feira Santa. Eis os passos:
-Preparação da Ceia - Última e Primeira Ceia -Getsémani - Prisão de Jesus - Negação Pedro e o galo canta - Jesus perante Pilatos - Crucifixão -Trevas - Morte.

Um abraço, em Cristo , ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: