domingo, 30 de junho de 2019

Intenções para o mês de Julho 2019

Intenção

Universal: Integridade da justiça
Para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra.

Reflexão

INTEGRIDADE DA JUSTIÇA

Neste mês de julho, o Papa Francisco faz um desafio a todos os cristãos, através da sua Rede Mundial de Oração, sobre um tema que, para a maioria de nós, parece distante ou relativamente ao qual pouco temos a fazer.

Muitos dos problemas do nosso mundo, em particular os relacionados com a administração da justiça, despertam alguma sensação de desânimo e impotência, ao darmo-nos conta das estruturas injustas presentes nesta área da vida social, colocando sérias dúvidas quanto à verdade de tantos processos, pelos interesses políticos e económicos que neles têm influência e pelo flagelo da corrupção ao mais alto nível. Para combater o desânimo e a falta de esperança, devemos rezar muito e oferecer as nossas ações quotidianas por aqueles que administram a justiça, pela sua imparcialidade e integridade. Mas devemos também dar-nos conta, com gratidão, que muitos procuram exercer a justiça com verdade, buscando soluções, apesar das muitas pressões que podem sentir.

Da nossa parte, o que podemos tirar como consequência para as nossas vidas, a partir deste desafio do Papa Francisco? Em primeiro lugar, optarmos sempre pela transparência, a integridade e a verdade. Como é a nossa relação com a lei? Que cedências vamos fazendo àquilo que nos parece «pequeno» e sem consequências, mas constitui verdadeira injustiça? Nas regras de trânsito, no pagamento dos impostos, nas relações laborais, no juízo que fazemos uns dos outros, tantas vezes precipitado e sem fundamento, somos agentes de justiça ou pactuamos com interesses pessoais e de grupo que não dignificam a verdade do agir cristão?

A injustiça não tem a última palavra, e devemos ser nós, os cristãos, e como Igreja, a ser os primeiros a dar exemplo de integridade e verdade nas nossas relações pessoais e institucionais.

Oração

Pai de bondade, o teu Filho Jesus foi vítima de uma tremenda injustiça, no desejo de morte que os seus adversários tinham para com Ele.
Hoje, tantos irmãos e irmãs nossos são vítimas da injustiça, de falsos julgamentos.
Tantos procuram ser favorecidos por causa do seu poder e influência.
Senhor, converte o nosso coração à verdade e a uma vida íntegra, à semelhança de Jesus.
Pedimos-te que o teu Espírito Santo seja o guia de todos os que administram a justiça,
para que esta seja um reflexo da tua verdade no mundo.

Pai-Nosso...

Desafios

– Estar atento a boas práticas de administração da justiça, divulgando-as através dos próprios meios, como um modo de salientar a importância da justiça feita com integridade e verdade.

– Fazer um exame de consciência sobre o modo como pactuamos com a injustiça, nas nossas relações pessoais, laborais, na relação com a lei, etc.

– Promover na comunidade um tempo de reflexão e oração pelos que administram a justiça e refletir sobre situações injustas que acontecem no próprio meio e os modos de as superar.

Sem comentários: