terça-feira, 18 de junho de 2019

Lisboa: Cardeal-patriarca desafiou as famílias ao testemunho da «proposta familiar cristã»

D. Manuel Clemente presidiu ao Dia Diocesano da Família, que decorreu no Parque das Conchas, em Lisboa

Foto Setor da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa
Lisboa, 17 jun 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou que os casais e as famílias que “estão na dinâmica da Igreja e da evangelização” são os primeiros apóstolos das outras famílias e realidades que “ainda não sejam” como a que “Cristo propõe no Evangelho”.

“Eles [casais e famílias] que vivem a proposta familiar cristã, vivem no Senhor e, por isso, podem e fazem isso: Testemunhar aos outros que encontram nas suas vizinhanças, lugares de trabalho, às vezes, no seu próprio parentesco, o que é a proposta familiar cristã ou, como disseram os bispos na última carta pastoral, o que é a ‘alegria do matrimónio e da família cristã’”, disse D. Manuel Clemente, em declarações à Agência ECCLESIA.

Para o cardeal-patriarca de Lisboa “é importante e hoje é indispensável” as famílias apoiarem-se umas nas outras porque “há outros fatores que também se conjugam ou desconjugam” e nas sociedades mais tradicionais “a estabilidade familiar era uma necessidade básica”, até para sobreviver, mas “hoje não é assim”, e em grande parte da sociedade “vive-se mais individualmente, mais disperso”.

A Festa das Família, organizada pelo setor da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, foi uma ocasião para homenagear os casais que elebraram o aniversário do seu matrimónio, a partir dos 10, 25, 50 e mais anos.

Os 58 anos de casados de António Almeida Mesquita e Maria Aurora Brito estão a ser “vividos com altos e baixos” porque “nem sempre é fácil”.

“Ainda apanhei uma sardinha partida por dois; hoje a malta diz que a vida está má mas não passou aquilo que a gente passa. Hoje digo isto aos meus filhos e não acreditam”, comenta António Almeida Mesquita, aos 82 anos de idade.

Maria Aurora Brito considera que as pessoas “não se aturam umas às outras”, mas observa que “todos têm os seus problemas”, sendo “preciso capacidade para ultrapassar tudo”.

“Fizemos esta promessa há 58 anos e estamos juntos; Graças a Deus cá estamos até que Deus queira”, acrescentou o casal, na Festa da Família, que decorreu na Quinta das Conchas, em Lisboa, que receberam, assim como os que assinalaram 10, 25, 50 ou mais anos de matrimónio um diploma que “é um estímulo para o resto da vida”.

“E para os nossos verem que a gente conseguiu estar juntos e a conviver estes anos todos, que hoje não é fácil. É preciso muita paciência e compreensão e saber viver a vida”, acrescentou.
Ler mais

Sem comentários: