segunda-feira, 25 de maio de 2020

Vaticano: Papa reafirma compromisso «irreversível» com o ecumenismo em data histórica

Francisco assinala 25 anos da encíclica «Ut unum sint», de São João Paulo II

Cidade do Vaticano, 25 mai 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou hoje com uma mensagem os 25 anos da publicação da encíclica ‘Ut unum sint’, de São João Paulo II, que “confirmou de modo irreversível o empenho ecuménico da Igreja Católica”.

“Neste aniversário, dou graças ao Senhor pelo caminho que nos permitiu percorrer como cristãos na busca da plena comunhão”, assinala o pontífice, que diz compreender a “impaciência” de quem pensa que poderia e deveria ser feito mais.

Segundo Francisco, apesar da consciência do que falta fazer, é preciso manifestar reconhecimento pelos “muitos passos que foram dados nestas décadas para curar feridas” de séculos.

O Papa escreve que há progressos visíveis diálogo teológico e em várias formas de colaboração entre cristãos.

A mensagem anuncia que este ano vai ser lançado um Vade-mécum ecuménico para os bispos, “como encorajamento e guia ao exercício das suas responsabilidades ecuménicas”, bem como uma revista, ‘Acta Œcumenica’.

“Invoquemos confiantes o Espírito, para que guie os nossos passos e cada um sinta, com renovado vigor, o apelo a trabalhar pela causa ecuménica”, conclui Francisco.


OC

Sem comentários: