domingo, 4 de maio de 2014

A CHATINHA ATACA NOVAMENTE.. MAS HOJE HÁ DESCULPA - É DIA DA MÃE!

Hoje festejamos o dia da MÃE!
Da Mãe do Céu e de todas as Mães da Terra!
Quero em primeiro lugar venerar a MÃE DO CÉU. Agradecer-lhe o DIA em que, por seu intermédio, o Céu se uniu à Terra... Deus Divino e Humano!
Obrigada Maria, pelo teu SIM (FAÇA-SE). Por momentos, toda a Humanidade esteve suspensa... Deus quis fazer depender, também de ti, mulher, a nossa Salvação, ó Mãe!
"Bendita sóis vós entre as mulheres!"
Às Mães do Mundo inteiro eu felicito, incluindo particularmente a minha, embora ela neste momento, nem sempre se recorde  mas.... é Mãe e é a minha! Fica o obrigada e o pedido de perdão por nem sempre ser capaz de a compreender. Desculpa lá Mãe, tu não vais ler isto, mas também não faz mal.
Quero hoje, meu Deus e Senhor, pôr na tua presença todas as MÃES e por todas elas, incluindo eu, agradecer-Te o DOM maravilhoso da maternidade que nos concedeste. Sabemos que, nem sempre foi e é fácil tomar conta deles: - com as suas traquinices de criança, trapalhadas da juventude e depois, já adultos!... Fazê-los Crescer Pessoas, para Ti e para a Vida, para a sociedade, nem sempre foi e é fácil... às vezes também vacilamos! Mas Senhor contempla-los... é um bem maior! Para as mães, embora com mais ou menos dificuldades e problemas, é sempre uma GRAÇA!... Ajuda-nos, a cada uma de nós, assim o entender e sentir.
Sei que neste preciso momento há mães sofrendo. Nem tudo na vida é simples e que há vidas com momentos dramáticos, mães sem esperança que questionam seriamente pela falta de atenção e apoios, de mim, de ti, amigo, da sociedade, pondo em questão Senhor, até a Tua existência e o Teu AMOR (porque às vezes pelos meus gestos Te julgam, olham para mim e procuram-Te... Que testemunho eu dou de Ti Senhor?
Há mães que tem filhos que já partiram deste mundo, há mães que tendo filhos neste mundo é como se já não os tivessem, tal o seu afastamento, desilusão e desalento, há mães que se sentem felizes, há mães alegres e tristes..... HÁ mães Senhor que clamam por TI... que choram a sua dor e em Ti procuram o Teu consolo.
Olha, Senhor, por TODAS NÓS. Estamos aqui! Estás a ver-nos? Em Portugal, no Brasil, na China, na Rússia, no Canadá, no Chile, na Austrália, num pais qualquer Africano, no Pólo Norte ou no Pólo Sul, em qualquer e todo o lado... Mulheres que lutam e vêem seus filhos morrer à fome, com sede ou falta de assistência.... Mães que nada podem fazer pelos filhos que se drogam... Mães com muita dor e... tantos filhos sem mãe! Mães que precisam de Ti e dos meus gestos para neles Te reconhecerem... na partilha, na oração, no testemunhar o Teu louco AMOR por esta Humanidade... Onde, estou eu Senhor?
Para tantas mães distantes e outras tão perto de mim, lhes peço perdão por tudo o que me ofereceste e que eu não fui capaz de lhes levar, transmitindo-lhes a Tua ESPERANÇA.
Fiz algumas coisas, eu sei, mas sei também que posso fazer mais e melhor... e sei também que não vale a pena ficar no que fiz e não fiz, há que fazer!
Hoje na Eucaristia das 19 horas todas elas estarão comigo junto ao Teu Altar. Vou-Te as levar todas e inundar a Igreja de alegria e dor.
Por último agradeço, a Ti em primeiro, Senhor, mas isso Tu já sabes (embora eu tenha necessidade do Te dizer, porque o sempre é sempre pouco), depois ao meu marido que me ajudou, e ajuda, nesta caminhada de cuidar destas duas criancinhas maravilhosas (!!!!!!) que Tu me confiaste, agora crescidas e também já, elas, com a experiência do AMOR MATERNAL E PATERNAL e por último, às tais ditas duas criancinhas (para mim) já crescidas (reconheço com alegria), vai um GRANDE OBRIGADA de amor transmitido por um gesto de gratidão pela feliz maternidade que me fizeram e fazem sentir: - A MARTA E O BRUNO.

MARIA, EM TEU REGAÇO ACOLHE TODAS AS MÃES DO MUNDO PRINCIPALMENTE AS QUE MAIS PRECISAREM.

Nota: já sei que é muito o que escrevi e vocês, devem estar "furiosos" comigo, mas tenho que dizer... o Evangelho deste Domingo (III da Pascoa do Senhor),- encontro do Senhor Ressuscitado com os discípulos a caminho de Emaús - é uma mensagem, para nós também, hoje: - OS GESTOS!
Foi pelos gestos da partilha e bênção do PÂO que eles (discípulos) reconheceram o Mestre. Quão importante!.. por um gesto "abriu-se-lhes os olhos do coração"! (usando as palavras do meu neto Francisco. Obrigada Francisco por ajudares a avó Ana a perceber destas "coisas" do coração e de Jesus).
Gestos de Jesus!.. e os meus?
É pelos gestos do meu dia, a dia que eu testemunho, incluindo as outras mães, o Amor de Deus, deste Deus JESUS, que foi Divino e Humano (sem pecado). No Seu tempo, habitou entre nós e, apesar de ter sofrido e "morrido" Ressuscitou e continua VIVO em nós. Assim o demonstra esta passagem dos discípulos de Emaús!
Ressuscitando, é para nós e em nós, motivo de SALVAÇÂO e por isso, motivo de ALEGRIA! (Tal discípulos de Emaús que foram a correr a Jerusalém dar a novidade que os encheu de alegria).

E que tal um gesto "das mães, conhecidas ou não, felizes" para "as mães, conhecidas ou não, menos felizes",?  Quanto mais não seja, que seja o da ORAÇÂO! Eu acredito na oração! Rezo por todas as mães e por seus filhos também!

Agora é de vez, vou trabalhar, fazer umas contas e arrumar uns papeis.
Uma saudação amiga em Cristo nossa Pascoa.

ana Saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: