sábado, 13 de junho de 2020

13 de Junho de 2020

Bom dia e um bom sábado para si que nos acompanha neste dia, tão carregado de tradição em Portugal.
Foto: Arlindo Homem/Agência ECCLESIA
De Fátima, onde se celebra a segunda aparição de Nossa Senhora, chegou um  apelo de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da peregrinação internacional aniversária, onde se voltaram a ver centenas de velas dos peregrinos: “Não podemos abandonar o nosso próximo” e ninguém “crente ou não crente, pode dormir descansado se sabe que à sua beira existe uma família que passa fome”. Hoje voltam a reunir-se os peregrinos na Cova da Iria.

Em Lisboa, numa celebração essencial, vive-se o dia de Santo António, padroeiro da cidade. Um doutor da Igreja que muitas vezes é esquecido no meio de sardinhas e marchas, da legítima alegria popular, mas que este ano, quem sabe, poderá merecer um pouco da atenção que merece. A Missa festiva é presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, junto à igreja onde nasceu o religioso português, que há 800 anos decidiu ser franciscano.

 No final, uma nota pessoal, de despedida ao cónego Luís Manuel Pereira da Silva, o pároco da Sé de Lisboa e meu antigo professor, que faleceu esta sexta-feira, aos 63 anos de idade. Descanse na Paz do Senhor.

Octávio Carmo

Sem comentários: