terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Algumas Palavras sobre o maravilhoso "SERMÃO DA MONTANHA"

OLÁ! CÁ ESTOU EU PARA FALAR CONVOSCO, OU ANTES, VOCÊS A OUVIREM A CHATA.
Quero partilhar convosco, o que já não faço há muito tempo, o IV Domingo do Tempo Comum - Ano A (que, se não estou em erro, foi no dia 02.02.14) e que este ano coincidiu com a Festa de Apresentação do SENHOR, isto é, de acordo com a Lei de Moisés, Maria e José levaram o Menino Jesus ao templo para o apresentarem ao Senhor.

Se não tivesse havido esta coincidência, a liturgia, concretamente o Evangelho (Mat. 5, 1-12a), ter-se-ia debruçado sobre o maravilhoso Sermão da Montanha..... BEM AVENTURADOS... FELIZES... 

Só um DEUS de AMOR, com tanta Misericórdia como o nosso, sabe saudar assim....! Só Jesus tem tanta felicidade para nos dar e  transmitir. Sabemos nós-eu-recebe-la?

No Sermão da Montanha Jesus repete 9 vezes a palavra "bem-aventurados, ou seja, se não é abuso meu, "felizes sóis vós". Enche-me por completo....

Alguém me disse um dia que as "BEM-AVENTURANÇAS" são o coração do Evangelho.

E é aqui que Deus, pelo anuncio de Jesus, nos fala concretamente dos caminhos que se abrem ao Homem. O que faço Senhor Jesus para ser feliz? Tu me dizes, mas como sempre e inesperadamente : bem-aventurados os pobres de espírito, felizes os mansos, os que lutam pela justiça os que promovem a Paz , os puros........Quando escuto esta Tua voz no meu coração, fico fascinada e em simultâneo tão leve e tão pequenina, como se a minha alma fosse um pássaro elevando-se no céu.... "Caiu na real" e aterro... mas Senhor como?  neste mundo, nesta terra tão agressiva...... Mas Tua voz continua e vais nomeando os que choram, os perseguidos, os que perdoam, os que amam, os que acreditam em Mim e comigo fazem o Caminho da Salvação. ... Alegra-te Eu estou contigo!

E depois, nas leituras dos domingos seguintes (do V até ao IX) continua o Sermão da Montanha: "vós sois o SAL da terra"  (Mat. 5,13-16) "vós sois a LUZ do mundo" (Mat 5,14).

O mundo é a nossa casa em ponto grande ....e são muitos os irmãos que passam fome, não tem casa nem agasalho, não tem paz nem saúde, tem a solidão por companhia ..... e eu vou-me blindando dentro das portas e janelas do meu egoísmo e comodismo e é assim que vou ficando cada vez mais insípida deixando que a minha luz se esmoreça.....

Na continuação do Sermão, Jesus no VI Domingo (Mat. 5, 17-37) - o de ontem, dia 16 -  diz-nos que não veio abolir a Lei dada a Moisés nem  (Dez Mandamentos, também conhecida pelas Tábuas da Lei), mas completa-la. Veio completa-la com a Lei do Amor! É o regresso ao coração.

Lá vem Ele, depois do Sal e da Luz  falar-nos de homicídio, adultério, divórcio e perjúrio. Diz-nos para não alimentarmos dentro de nós raivas ou rancores, ciúme ou inveja, ódio ou desprezo "não matarás" Sim, não matar para além da vida humana no sentido literalista e legalista da palavra, é preciso ir mais longe. Pede-nos para não matar a esperança no coração do próximo. "Quem não ama seu irmão é homicida" (1Jo)

Assim, também o adultério, o divórcio e o perjúrio, representam o fim de um amor, que é sempre um acontecimento dramático. Hoje, na nossa sociedade, são factos que acontecem com maior regularidade, no entanto, são sempre estados de dor e sofrimento para quem os vive.

O Livro de Ben-Sirá (15,16-21) lembra-nos que os mandamentos de Deus estão todos cheios de bondade, e eu atrevo-me a dizer, também cheios de Misericórdia.

É o nosso Deus! ELE AMA-ME! A mim, a ti e a todos! Ele veio para todos, reconhece-Lo é  a nossa ALEGRIA!

São estes os caminhos do Senhor! .... Os caminhos que o Senhor nos convida a caminhar, com alegria e felicidade de quem dá e recebe (por mim nem sempre!).

No próximo domingo (VII -Tempo Comum), continuará Jesus com o Sermão da Montanha, falando-nos na "lei de talião" (aquela que conhecemos por olho por olho, dente por dente..), contrapondo a Sua "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei".

Compreendo estes textos como uma sequência, em que Jesus nos aponta o caminho para sermos Felizes :-Bem-Aventurados....os......se....

Já escrevi por meio mês, e eu queria muito falar sobre "os pobres, os que choram (também de alegria!), os que tem fome, os misericordiosos, etc. mas isto vai longo. Um dia vocês vão-me aturar ....

Um abraço em Cristo, nossa Pascoa, ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: