segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Partilha

Uma saudação amiga em Xpto, com desejos de um fim de semana repousante, pelo menos da chuva, uma vez que o sol já nos veio visitar. Já fazia falta estes dias de luz!
Esta semana e, continuando o Sermão da Montanha, (Mateus 5,38-48), Jesus fala-nos da chamada lei de talião que é aquela que normalmente conhecemos por  "dente por dente, olho por olho, etc", isto é, tu fazes-me mal, eu pago da mesma maneira, toma lá a ver se gostas.  É uma lei antiquíssima que remonta a mais ou menos 1700 antes de Cristo (era uma lei avançada e como se pode imaginar não representando barbaridade nenhuma, pois o que vigorava era a pura vingança e violência, como por exemplo, tiraste-me o lugar de estacionamento do carro, agora vou-te furar os pneus e faço-te um risco no carro..... e por aí fora. Na lei de talião (lei do corte ou contusão), recai apenas sobre o infractor um mal igual ao feito e não uma vingança dobrada.
Vamos ver como Deus vai ensinando a mudar o duro coração do homem. É Deus a fazer História com a Humanidade!
Hoje na 1ª leitura (Levitico 19- Antigo Testº) Deus diz-nos "não odiarás", "não te vingarás", não guardarás rancor". "amarás o teu próximo como a ti mesmo"
Isto para nos dizer como a lei dos homens, naquela época, era uma barbaridade. E agora? contra põem vocês. Agora continua a ser injusta.... (a dos homens).
Entretanto haviam algumas correntes, no tempo de Jesus, que diziam "não faças aos outros o que não queres que te façam" ou "faz aos outros o que queres que te façam" Aqui o homem é o centro, é a medida do fazer. Claro que, para a época,é uma lei de ouro, mas sempre com o homem por medida. O homem limitado, frágil e por vezes mauzinho para termo de comparação do fazer aos outros.... (dá o que dá, ainda hoje nos nossos dias.... sabe Deus!)
Mas vamos ver a progressão de um povo que acredita num Deus de Amor e Misericórdia, que com ele caminha.
Neste ambiente; Jesus vem-nos dizer "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". Esta frase é cortante... este Jesus é p'ra frentex e estes ditos vão-Lhe sair caros..... 
Agora a medida já não sou eu. É Ele!  É uma medida sem medida!
Pensei: subiu ao alto da montanha para nos transmitir a felicidade (bem aventurados....), apontando-nos caminhos (o Sal da terra e a Luz do mundo, não matarás, não só a vida física, mas a esperança, o amor, a verdade e a justiça no teu coração e no do teu irmão. Manda-nos ser perfeitos como o nosso Pai que está nos céus o É) e, mais tarde, irá subir novamente ao monte ao Monte Calvário, para nos dizer, com a VIDA, como é AMAR.... AMAR COMO ELE! Sem limites, radical.  Amar porque AMA!  ELE É AMOR!  Dom gratuito
E como o AMOR é MISERICÓRDIA Ele, na cruz, vai dizer "Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" Sublime... DÁ A OUTRA FACE!
OH JESUS, como eu Te amo! Eu Te amo à minha medida, frágil é certo, dentro da minha imperfeição e pequenez. Eu Te adoro!. Humildemente te peço,  toma a minha vida em Tuas mãos, ajuda-me, eu quero ser um Homem Novo,...modela o meu coração!

Eu espero Senhor que um dia,  o meu coração. que tanta dificuldade tem em aprender a AMAR,  permanecerá eternamente no Teu AMOR.

 Para todos vós um fraterno abraço, na ALEGRIA de um DEUS que nos AMA,
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: