segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Encontro

No passado dia 6 a "LUMEN GENTIUM" foi motivo de encontro da nossa comunidade paroquial com o Sr. Bispo D. Joaquim Mendes.
O encontro iniciou-se pelas 21.30 h, numa das salas do Centro Social e Paroquial.
O tema predominante foi a "Lumen Gentium" (LG), sendo uma das parte de Vat II que trata da Constituição Dogmática da Igreja, a qual se divide em VIII Capítulos distintos.
Abordamos sumariamente cada um deles, nomeadamente, a Igreja, como Povo de Deus que caminha, aqui na terra, iluminada pela Luz de Cristo e guiada pelo Espírito Santo, sendo a meta o Reino de Deus (aquele momento mágico, digo eu em meu humilde pensar, em que o Povo de Deus se encontrará  definitivamente reconciliado com e em Jesus Cristo, face a face com o Pai, para com Ele viver a glória do Seu Reino de Eternidade, que não é deste mundo, mas começa aqui e agora).
Cristo fundou a Sua Igreja, na comunhão da Trindade e por isso Santa,da qual nós somos as "pedras vivas" que comungando dessa mesma comunhão, em Cristo, formamos o Seu Povo em movimento e tantas vezes pecador.
No entanto a Igreja que chega aos nossos dias, não nasce assim, de um momento para o outro, Ela é o fruto de uma caminhada de história que DEUS faz com o Seu Povo, firmada em constantes alianças com o propósito da salvação comunitária do homem desde o Antigo Testamento e que se prolonga e prolongará  no tempo na Igreja de Cristo do Novo Testamento,  firmada com o selo da Sua Fidelidade e do Seu Amor.
É assim, que de infidelidade em infidelidade humana,  o Senhor nosso Deus vai preparando o caminho para a chegada da NOVA e ETERNA ALIANÇA, Aliança perfeita que em "Jesus Cristo havia de ser estabelecida e da revelação mais completa" (LG) :- A revelação do Pai através do Filho, muito amado, VERBO ENCARNADO feito Homem.
Com a novidade de Jesus, abre-se um novo caminho de Esperança para o Povo de Deus que passou do   AT, para o NT, a Igreja que hoje somos.
Tal como Cristo, a Luz do Mundo, projecta a Sua Luz na Sua Igreja, assim  também nós  somos iluminados por essa mesma Luz , como membros activo de um Corpo (Corpo Místico de Xto), em que Ele é a cabeça. (s. Paulo).
Aqui passamos pelo testemunho. É  para nós que olham quando procuram Jesus. (Act)
Para este ponto, D. Joaquim, chamou-nos bem a atenção, lembrando-nos os exemplos de Xto, na Partilha não só espiritual, mas também material, no Acolhimento, sinal de comunhão Trinitária, no Perdão, na Misericórdia, na Relação diária entre o Pai e o Filho e o Filho e o Pai, e que passa pelo próximo (parábola do samaritano).
Como disse  o Sr. Bispo, não textualmente, estas palavras não podem ecoar na Igreja, isto é, em nós, como vazias e bonitas, agradáveis ao ouvido e deitadas ao vento, tem de ser muito mais.... Tem de ser, ou deviam ser, interiorizadas, meditadas como expressão do nosso viver:- A vida em comunhão com toda a Igreja (papa, bispo,sacerdote, diácono, consagrados e leigos, diferentes mas iguais) que  amamos em Cristo Jesus, na união do mesmo Credo (Fé) e no amor fraterno aos irmãos, a todos sem excepção.
Assim, também nós que tivemos a graça de receber a Luz de Cristo, pelo baptismo, a devíamos partilhar, projectando-a no irmão.
Não quero deixar de dizer que falamos ainda da Virgem Maria, no seu papel de Mãe aceitando acolher em Seu ventre o Verbo que se faz Palavra "comparando-A" com o papel acolhedor da  Igreja (Mãe que acolhe).
Assim, terminou o nosso tempo de partilhas fraternas, onde seguramente aprofundamos um pouco mais a nossa Fé, num Deus Trino e Uno de Amor.
Ao Sr. Bispo D. Joaquim expressamos, na altura em uníssono, o nosso agradecimento pela partilha que connosco fez e o desejo de "volte sempre".
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Partilha

Olá amigos, a chata voltou!
Hoje acendemos a 3ª vela, da Coroa do Advento representativa de Maria que, com o seu SIM, Entrega e Fidelidade nos abre as portas para entrarmos no Novo Testamento. A sua gravidez transporta o Salvador! ( de todos!)
A passagem do Evangelho de Mateus, proposto pela Igreja,  para este Dia do Senhor  (Mt 11,2-11), que mais se prendeu comigo foi: "És Tu Aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?" Pergunta feita a Jesus pelos discípulos de João Baptista, ao que Ele respondeu: "Ide contar a João ...os cegos vêm, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a BOA NOVA é anunciada aos pobres".
Pergunta actual... vi-me diante do presépio, olhando o Menino e a fazer a mesma pergunta:- ÉS TU !?!  Eu sei, És Tu Jesus, o Menino do Amor que mais tarde,  feito HOMEM, irás ser assassinado numa "bendita" de uma Cruz que nos traz a Salvação e ressuscitarás para viveres para sempre no coração do homem, assim ele Te acolha. SIM, ÉS tu, eu creio!
Tu me respondes, hoje tal como respondeste ontem. Falas-me dos surdos, dos coxos, dos cegos, dos leprosos.... De tantos irmãos
que a meu lado caminham, já não só do mal físico, mas com uma forma de coxear e de surdes para além do físico.... Onde deixei o meu irmão? Que testemunho dou eu?  Tantas vezes eu coxa,  cega  e surda... Tal como maior cego é aquele que não quer ver, assim o surdo é aquele que não quer ouvir. Quantos de nós, tantas vezes surdos e cegos a esta Palavra de Deus que não queremos perceber? Quantos "leprosos" de hoje marginalizo, ou a sociedade marginaliza, pondo de parte ou rotulando-os, porque sobrepomos o TER ao SER (o melhor carro, a melhor casa,...) e lutamos por ideais que se escondem na penumbra para não nos deixar ver a verdadeira LUZ, Luz que vem daquele Menino, simples, humilde e que só sabe Amar, dando-Se sem limites. Ele ali está: a dar-Se ao coração de quem o quer receber, de quem não quer ser coxo, cego ou surdo e escuta a sua Palavra e a põe em prática. É verdade compreendo tudo isto e mesmo assim... tantas vezes coxa surda e cega!
Menino, aí nas palhinhas deitado, como que indefeso e abandonado a um feliz natal que se cruza, tantas vezes com o simples trocar de prendinhas limitando-Te a uma gruta, nesta semana que se inicia, eu quero fazer o propósito de acordar e saber-Te reconhecer no irmão. Para não coxear eu Te peço, humildemente, que sejas a minha muleta, a qual eu não seria  digna de agarrar, não fosse  a Tua Misericórdia e Amo por mim. É urgente que o Advento aconteça em mim e em ti... na Igreja, QUE SOMOS TODOS NÓS!
Saudações fraternas e desejos de uma santa semana na Paz do Menino, nosso irmão e nosso Deus. 
Vou trabalhar um pouco mais para depois ir à missas à Paróquia de Cristo Rei, em Algés
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

domingo, 15 de dezembro de 2013

- Agenda para hoje -

Pastoral da Cultura
Lisboa
Apresentação do livro “A ilha do arco-íris”
Autoras: Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada
Edição: Leigos para o Desenvolvimento
Livraria Cabeçudos (R. António Lopes Ribeiro, 7A)
Com a presença de Ana Maria Magalhães
16h00
Para saber mais sobre o livro: Pastoral da Cultura

Lisboa
Música: Concerto
Grupo Coral do Banco Millennium-BCP
Basílica dos Mártires
16h00

Lisboa
Música: Ciclo de concertos de Natal nas igrejas
Sacrum Praesepium
Igreja da Graça
16h00
Entrada livre
Para saber mais: Pastoral da Cultura

Lisboa
Música: Oratória “Les Béatitudes” (César Franck)
Coro do Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra Sinfónica Portuguesa
Estreia em Portugal
Centro Cultural de Belém (Grande Auditório)
17h00

Estoril, Cascais
Música: Concerto solidário de Natal
Coro de Câmara de Cascais, Coro Essa, Banda Filarmónica de Janes-Malveira
Capela da Escola Salesiana do Estoril
18h00

Partilha

Olá ! Uma saudação amiga em Cristo Jesus.

Há muito que a chata não diz nada, mas foi uma semana cheia de voltas e.... sabem como é.....o tempo passa correndo ligeiro . Não queria,, no entanto que passasse (embora estejamos à beira disso) a II Semana do Advento, sem falar, não só daquela figura gigante do Antigo Testamento, retrata por Mt, que  é João Batista. Sabiam que João quer dizer "Dom de Deus"? Dom de Deus que batizava ,com água e que disse que havia de vir  um Maior que ele e que  batizava no Espírito Santo e no fogo. Arrependei-vos era a palavra chave. Celebramos também neste domingo Aquela que foi é e será a Senhora do Sim, Aquela que transportou o Verbo Encarnado para salvação de todos nós, sem excepção, Padroeira e Raimha de Portugal, coroada por D. João IV (acho) e a partir dessa data, quer os nossos reis quer as rainhas, colocaram mais a coroa, porque a Senhora Mãe do Menino, da Igreja e nossa Mãe é a Rainha!
Mais uma cusquice, sabiam que a Coroa do Advento era um costume nórfico?
Uma coroa e 4 velas, sendo que uma após outra se vão acendendo a cada semana do Advento. Cada vela representa uma figura do Advento. A 1ª vela (1º domingo) repesenta a figura de Isaias, profeta do AT. O Livro de Isaias está cheio de profecias de esperança prefiguradas em JC. A 2ª vela (II domingo) transporta-nos à figura de João Batista, o maior de todos os profetas do Antigo Testamento (AT)). Sendo anterior ao Reino que Jesus nos traz, João Batista  anuncia a vinda  do "Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo" fechando assim o AT, porque.... a Senhora do Sim abre-nos as portas do Novo Testamento (NT), é Ela que transporta em Seu ventre a Esperança anunciada , pelos profetas, .no NT (simplesmente maravilhoso! São as maravilhas do Senhor Deus!) . Assim, a Maria corresponde a 3ª vela (III domingo- amanhã).
Depois de Isaias (representa o AT), vem J.Batista (como que se encerra-se um capitulo da,  História de Deus com o seu Povo do AT), segue-se Maria, portadora da Esperança anunciada no AT, e...eis que surge a 4ª luz da coroa do Advento, a maior revelação de Deus ao Homem : JESUS! Deus feito , um de nós... que connosco caminha!
Uma frase que eu medito, entre  outras, é esta dum sr  C.Lewis: "O Filho de Deus tornou-se Homem para permitir que os homens se tornassem filhos de Deus" (um no meio de nós).
Deixo-vos na Paz deste Menino de Belem, desejando que a Advento seja o tempo da espera e da vinda, porque Ele é o Senhor do "encontro e da procura".

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

sábado, 14 de dezembro de 2013

III Domingo do Advento

Domingo da Alegria

Evangelho - Mt 11,2-11

Comentário breve

A liturgia do terceiro domingo do Advento centra-se na proximidade da intervenção libertadora de Deus e dá alento de esperança ao coração dos crentes. É o tempo da alegria, no contexto do caminho e da expectativa.

O Evangelho descreve-nos, de forma bem sugestiva, a acção de Jesus, o Messias (Aquele que esperamos em Advento): Ele irá dar vista aos cegos, fazer com que os coxos recuperem o movimento, curar os leprosos, fazer com que os surdos ouçam, ressuscitar os mortos, anunciar aos pobres a presença do “Reino” da justiça e da paz.
É este quadro de vida nova e de esperança que Jesus nos vai oferecer.
Tudo parte da pergunta de João Baptista – "o que está para vir"?
Esta pergunta tem uma ideia concreta de "reino" baseada no castigo dos maus e pecadores. Ao invés, Cristo aproxima-Se dos pecadores, dos marginais, dos impuros, estende-lhes a mão, mostra-lhes o amor de Deus, oferece-lhes a salvação. É o desconcerto de João e dos seus discípulos que continuam a equacionar se não é necessário esperar outro com uma actuação numa lógica justiceira.
A resposta de Jesus, baseada nas suas intervenções de cura, vai de encontro ao conjunto de sinais apontados por Isaías como identificadores do Messias. Ora, se Jesus realizou estas obras é porque é o Messias, enviado por Deus para libertar os homens e para lhes trazer o “Reino”.
A sua mensagem, consolidada nos gestos, contêm uma proposta libertadora que Deus faz aos homens.
E a figura de João? Através do artifício literário das perguntas para que o ouvinte dê a resposta, o evangelista clarifica que Baptista é o percursor do Messias, aquele que tinha de vir antes para preparar o caminho, no entanto, aqueles que entraram no “Reino” através do seguimento de Jesus são mais do que Ele.
Deixemos Deus manifestar o seu poder, concedendo-nos o seu perdão! Basta que nos reconheçamos frágeis. E então a nossa fragilidade mudar-se-à
em força. De frágeis tornar-nos-emos fortes, fortes de ser amados. Esta é a nossa verdadeira alegria, a única que nos salva.

– Agenda para hoje –

Pastoral da Cultura
Lisboa
Conferência: A fé vive de afetos: variações sobre um tema vitalP. José Frazão, SJ
Para saber mais: Pastoral da Cultura
Lisboa
Música: Ciclo de órgãoIgreja de S. Vicente de Fora
Para saber mais: Pastoral da Cultura
Lisboa
Música: Canções populares de NatalGrupo “Musica Animae”
Obras de J.J.Quantz, B. Bartók, N. Jomelli, W.A.Mozart, Hasselmanns, W. Gluck, J. Haydn, J.S.Bach
Igreja de Santa Luzia e S. Brás
15h30
Entrada livre
Lisboa
Música: Ciclo de concertos de Natal nas igrejasCoros do Messias de Händel
Igreja da Madalena
16h00
Entrada livre
Para saber mais: Pastoral da Cultura
Lisboa
Música: Concerto de Advento e NatalJoão Vaz, órgão
Obras de Louis-Nicolas Clérambault, Johann Sebastian Bach, Domingos de São José, Francisco C. de Arauxo, Claude Balbastre, Diogo da Conceição
Igreja da S. Vicente de Fora
17h00
Entrada gratuita, sujeita a reserva obrigatória através de info@althum.com ou 919 745 338
Lisboa
Concerto: Natal renascentista e contemporâneoCoro Ricercare
Obras de E. Lopes-Morago, Edmund Rubbra, Morten Lauridsen, C. Bochmann, F. Lopes-Graça, Fernando Lobo
Igreja do Loreto (Chiado)
21h00
Entrada livre
Lisboa
Música: Canções de Natal PortuguesasCoro de Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa, Camerata de Lisboa, Joana Carneiro

21h30
Integrado na campanha da Cáritas Portuguesa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”

Vaticano

Cristãos alérgicos aos pregadores têm sempre alguma coisa a criticar, diz papa Francisco no dia do 44.º aniversário da ordenação sacerdotal
Os cristãos alérgicos aos pregadores têm sempre alguma coisa a criticar, mas na verdade têm medo de abrir a porta ao Espírito Santo e tornam-se tristes, afirmou o papa Francisco na missa a que presidiu esta sexta-feira, dia em que assinala o 44.º aniversário da ordenação sacerdotal. «Estes cristãos que estão fechados, que estão enclausurados, estes cristãos tristes… não são livres. Porquê? Porque têm medo da liberdade do Espírito Santo, que vem através da pregação. E este é o escândalo da pregação, do qual falava S. Paulo: o escândalo da pregação que acaba no escândalo da cruz», vincou o papa. «Escandaliza que Deus nos fale através de homens com limites, homens pecadores: escandaliza! E escandaliza mais que Deus nos fale e nos salve através de um homem que diz que é filho de Deus mas que acaba como um criminoso», acrescentou.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FRATERNIDADE

Papa Francisco escreve novo dicionário da Fraternidade
«Convém desde já lembrar que a fraternidade se começa a aprender habitualmente no seio da família, graças sobretudo às funções responsáveis e complementares de todos os seus membros, mormente do pai e da mãe. A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor.» A primeira mensagem do papa Francisco para o próximo Dia Mundial da Paz, que se assinala a 1 de janeiro de 2014, amplia o significado da palavra “fraternidade”, alargando-a à espiritualidade, justiça e intervenção social. A partir do texto, intitulado “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”, escolhemos 26 palavras a que atribuímos excertos do documento.

“Ensaio geral”, que a Renascença transmite esta sexta-feira, às 23h30.

D. Manuel Clemente e Gonçalo M. Tavares encontram-se em programa de cultura da Renascença
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o escritor Gonçalo M. Tavares são os convidados do programa semanal “Ensaio geral”, que a Renascença transmite esta sexta-feira, às 23h30. A gravação do programa coordenado pela jornalista Maria João Costa decorre também na sexta-feira, às 18h45, na Livraria Ferin, em Lisboa, (Rua Nova do Almada, 70-74), em sessão aberta ao público.

A 13 de Dezembro de1969

Faz hoje 44 anos, o Papa Francisco foi ordenado padre
Parabéns, que Deus o abençoe. P.N., A.M  e Glória 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Destaques da Semana

TERÇA-FEIRA:
14h00 - Confissões aos doentes de Colares
QUARTA-FEIRA: 
10h00 - Confissões em Almoçageme
17h30 - Reunião do Conselho Económico Paroquial, em Colares
QUINTA-FEIRA: 
10h00 - Confissões aos doentes do Mucifal
Azenhas do Mar - Oração Mariana
19h00 - Confissões
21h00 - Missa, recitação do terço e adoração ao Santíssimo
Catequese: Festa de Natal 
No próximo domingo na Missa das 12h00. Com a benção das imagens do Menino Jesus, almoço partilhado na Varanda e Festa a partir das 14h30.
Contributo Paroquial
Recorda-se que quem desejar colaborar, ainda o poderá fazer neste ano até ao fim de Dezembro.

domingo, 8 de dezembro de 2013

II Domingo do Advento - Ano A

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria 

Evangelho - Lc 1, 26-38

Comentário breve

Maria, em razão da sua maternidade, é uma das figuras maiores do tempo do Advento, aliás, ela própria percorreu esse tempo silencioso de espera em resposta ao convite de Deus.
Mas, este ano, a coincidência da celebração da sua imaculada Conceição, reforça e "engrandece" o seu lugar na história da salvação, afinal, a história que se faz vida para e em cada um de nós.
Este domingo, a solenidade da Imaculada sobrepõe-se ao próprio domingo do Advento, o segundo. Isto obriga-nos a dar um salto ou um sobressalto (que bom que seria) para colocar a nossa vida ao ritmo da vida de Maria, aquela que na sua abertura a Deus abre todas as possibilidades aos homens.
A irrupção de Maria na história, como mulher, como escolhida, como mãe, poderia-mos dizer que é também a irrupção de Deus manifesto ao mundo num projecto de amor incarnado no Filho do Homem.
Assim, o desafio central que se nos coloca é a nossa resposta a Deus. Ao propor Maria como exemplo fica a sugestão de um coração dócil e disponível para incarnar os projectos de Deus para mim e para o mundo.
A resposta de Maria ao convite é o contraponto da resposta de Eva, se quisermos da humanidade que, no confronto com as propostas de Deus, Lhe volta as costas e empreende caminhos de egoísmo e de total desprezo da vida.
O quadro apresentado pelo evangelista evoca as promessas do Antigo Testamento. A proposta de maternidade de um filho especial, cujo nome é Jesus – Deus salva – , filho do Altíssimo, com um reinado sem fim – eterno.
A resposta de Maria começa com uma objecção, algo típico nos relatos vocacionais veterotestamentários. Trata-se de alguém que toma consciência que o cabal cumprimento do compromisso está para além das suas forças.
Diante da objecção, o anjo diz que será obra do Espírito Santo, servindo-se Deus da fragilidade de Maria para se tornar presente no mundo e oferecer a salvação a todos os Homens.
No seu sim incondicional, Maria vira a página da história e oferece à humanidade o seu Filho no concreto do Deus que vem levantar a humanidade prostrada.
Deus não é um passado, mas o presente que a toda a hora nos desafia a responder aos seus desafios, a abrir com humildade o nosso coração para O deixar incarnar e, nas nossas fragilidades, com a força do Espírito, nos fazermos instrumentos do seu amor para estabelecer a comunhão com os irmãos.
Estamos, hoje, disponíveis para dar uma resposta tão "cega" sem ponderarmos os quês e os porquês? Na conjugalidade, fonte de vida e de amor, continuamos incondicionalmente fiéis ao sim dado e renovado no quotidiano?
Só poderemos verdadeiramente celebrar Maria e o Natal se, em cada dia da nossa vida, procurarmos sinceramente o nascimento de um Homem novo entre nós.

Oração a Nossa Senhora da Imaculada Conceição

 Virgem Santíssima,
que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
"Ave Maria, cheia de graça";
nós vos pedimos que nos alcanceis
do vosso divino Filho o auxílio necessário
para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que a vós chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

ULGUEIRA - 8 de Dezembro

Nossa Senhora da Conceição 
Missa 15h30 - Seguida de procissão em honra da nossa padroeira, pelas ruas da aldeia

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Destaques

QUINTA-FEIRA:
1ª do Mês – Oração Vocacional no Mucifal às 18h00.
SEXTA-FEIRA:
18h30 - 1ª do Mês. Confissões e Adoração ao SS.mo Sacramento em Colares às e Missa às 19h00
21h15 - Conferência sobre a Constituição Dogmática Lumen Gentium pelo Senhor Bispo Dom Joaquim Mendes, no Centro Social Paroquial..
DOMINGO:
Solenidade da Imaculada Conceição - Ulgueira
15h30 - Missa seguida de Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do lugar
O grupo de Escuteiros da nossa paróquia vai realizar a sua venda de Natal no próximo sábado e domingo.
O grupo de jovens organiza um almoço convívio para angariação de fundo das suas atividades. As Inscrições podem ser feitas na sacristia. O preço será 10 euros por pessoa e cada um deve trazer 1 Kg de arroz ou de açúcar ou de feijão para partilhar com os mais necessitados (ver programa)

ALMOÇO DE NATAL - Domingo 8 de Dezembro

Faça a sua reserva o mais rápido possível 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Partilha

Olá ' Sabiam todos que ....
O Advento começa hoje (1º dom-ano A)?! 
Com ele, começamos a subir o n/caminho de preparação para acolher, festejando e vivendo,  a chegada do Deus Menino. É um grande desafio fazermos a experiência d'Auele que vem, vem ao n/encontro (ao meu e ao teu).
NA leitura do Evangelho de hoje (Mat, 24-37-449 ) Jesus interroga-me onde estou  e como estou eu? Ele diz-me: "não deram por nada". E hoje, com a minha indiferença será que eu dou por isso? Antes do dilúvio eles faziam tudo, comiam, divertiam-se, casavam e não "davam por nada", nem que o Noé carregava a arca e por fim entrava nela (acto de estar preocupado com a salvação, agindo, vigilante face aos acontecimentos). Noé estava preparado e o dono da casa  não tomou os cuidados necessários para impedir o assalto do ladrão. Duas atitudes, com qual delas me identifico mais?
 Na vinda do "Filho do homem" que fiz eu para estar preparada, como vivi os meus dias? Como usei o meu conhecimento? Actuei com a Fé daquele que crê num Deus que é Pai, que ( por Amor) se fez carne, por meio de Seu Filho muito amado, Jesus, o Qual passou na terra fazendo o bem, que, sendo fiel ao Pai até à morte de Cruz a transpôs, ressuscitando e que não nos deixou órfãos porque o SEU ESPÍRITO ficou para sempre entre nós? Vivo eu a grandeza desta realidade? Vivo a esperança, fruto da Sua Vida em mim?
O que é Jesus, estar preparado? Dizes-me, Tu, no texto que é estar disponível, não estar agarrado às coisas e não consentir que essas coisas se apoderem de mim ao ponto de ficar indiferente à Tua Pessoa. Pedes-me o desapego ao material, a pobreza e a humildade como atitude de espírito. Hoje te digo: é difícil! 
Sei que o tempo do Advento, assim como o da Quaresma (ambos tempos, de maior apelo à interiorização e conversão para o acolhimento de Jesus Crido em nós - agora chega Menino, mais logo Filho glorificado pelo Pai em Seu Corpo Glorioso!), não terminam ao fim de 4 semanas ou de 40 dias, são momentos constantes e diários da minha vida, que Tu me pedes, e  eu, em tantos momentos, indiferente passo ao lado... por isso...
Senhor, meu Deus e meu Pai, neste Advento, ajuda-me a viver, pela acção do Esp. Santo, cada momento mais unida a Teu Filho e à mensagem de Amor e Salvação  que Ele transporta, Ele que é a Porta para a entrada no Teu Reino. 
Vou até à Missa, a hora está a chegar, por isso desejo-vos uma noite na Paz de Cristo.

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

domingo, 1 de dezembro de 2013

Cardeal D. José Policarpo

Papa Francisco confirma cardeal D. José Policarpo na Congregação para a Educação Católica
O papa Francisco confirmou este sábado o cardeal D. José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, como membro da Congregação para a Educação Católica, um dos dicastérios (departamentos) da Santa Sé. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa também confirmou na função de prefeito daquele organismo o cardeal polaco Zenon Grocholewski, tendo nomeado 11 novos membros de quatro continentes, entre os quais o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de S. Paulo. Béchara Boutros Raï, patriarca de Antioquia dos Maronitas, John Njue, arcebispo de Nairobi, Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, John Tong Hon, bispo de Hong Kong, Luis Tagle, arcebispo de Manila, Ricardo Andrello, arcebispo de Santiago do Chile, e Marek Jedraszewski, arcebispo de Lodz, são alguns dos novos membros.

Testemunho

Hoje como todos nós sabemos arrancou a campanha do "Banco Alimentar contra a fome".....para que funcione este voluntariado são precisas muitas,muitas pessoas de boa vontade....Uns porque vão dar os alimentos tão preciosos ,para que cheguem ás famílias carenciadas;Outros porque vão estar nos super,hiper mercados a entregar os sacos para que se contribua,outros ainda ,vão conduzir as carrinhas para fazer chegar os bens ao Banco Alimentar,por vezes ninguém pensa como as pessoas chegam ao fim do dia cansadas mas felizes,curiosamente a nossa Paróquia de Colares,este fim de semana está bastante bem representada neste voluntariado,com as carrinhas do Centro Social Paroquial de Colares ,com jovens que foram dar ajuda a quem conduz as carrinhas,bem como no local do armazém do Banco Alimentar a ajudar na arrumação dos produtos,pois temos um dos orientadores do grupo de jovens a acompanhá-los neste nobre voluntariado há rapazes e raparigas de várias idades,vou aqui fazer um pequeno elogio ao grupo dos Pirilampos ,pois são miúdos de treze anos que desde os 7 anos que estão envolvidos em voluntariado com uma ex catequista que uma vez lhes falou em partilhar, e eles acharam uma delicia e vai disto,sempre que eram épocas mais fortes,lá estavam eles a perguntar desta vez o que vamos fazer???
Ser voluntário é dar um pouco de nós aos outros,já em anos muito afastados houve grandes homens e mulheres que se distinguiram pelo espírito de voluntário/a:
Vou aqui deixar um pensamento de uma grande voluntária "Luiza Andaluz"
......«PASSAR FAZENDO O BEM
À IMITAÇÃO DO MESTRE DIVINO,TORNAR FELIZES OS QUE NOS RODEIAM,QUE DOCE PROGRAMA DE VIDA»

sábado, 30 de novembro de 2013

I Domingo do Advento - Ano A

Entre o drama da guerra e a profecia da paz: Comentário às leituras do I Domingo do Advento
Estará a Igreja ao lado do seu século? Ao mesmo tempo que nos embala em ilusões ao proclamar profecias de felicidade, pessoas sem-abrigo morrem de frio, a América Central conta os seus mortos, os africanos agridem-se entre si e na Ásia os cristãos são ameaçados de morte. Se lermos com profundidade a mensagem que a Igreja nos dá a viver, rapidamente ficaríamos convencidos de que ela não está a sonhar ao fazer-nos ouvir Isaías. De facto, também há lugares e homens que forjam charruas com as espadas, onde o lobo vive em paz com o cordeiro, onde os olhos se abrem à luz. «Vinde, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas». Subamos para Deus, na esperança de dias novos.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Hoje Azenhas do Mar

QUINTA-FEIRA: Adoração ao SS.mo Sacramento, nas Azenhas do Mar às 21h00

"Ide e Ensinai"

Caros catequistas,
já disponível em www.catequese.net


1. Despertar da fé: Advento e Natal
O Despertar da Fé acaba de disponibilizar a proposta pedagógica para a vivência do Advento e do Natal 2013.
Ler mais...


2. Evangelli Gaudium, a primeira exortação do Papa Francisco
Veio hoje a público a primeira Exortação Apostólica de sua santidade o Papa Francisco
Ler mais...

3. Livro do mês: "Catequeses da Fé"
O Secretariado Nacional da Educação Cristã, através dos departamento de formação/edições e do departamento de catequese acabam de lançar o livro "
Catequeses da Fé".
Este novo recurso tem como objetivo primeiro "ajudar a complementar os textos do itinerário catequético" e ajudar a preparar os adolescentes para a profissão de fé. O livro propõe um caminho em seis etapas "ligadas por um tema comum que o autor chama de tesouro da fé guardado numa grande caixa do tesouro que se desdobra e reparte por lugares e tempos em que cada um guarda os tesouros descobertos em cada encontro de catequese.

Disponível nas Livrarias Diocesanas em todo o País.
Veja algumas página de exemplo do novo recurso aqui.
Ler mais...


Votos de um santo Advento e Natal

Lisboa

Pastoral da Cultura e Universidade Católica organizam colóquio sobre “Religião no espaço público”
A Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura vão organizar o colóquio “Do Edito de Milão à atualidade: A Religião no espaço público”, com a participação do patriarca de Lisboa. A iniciativa, com entrada livre, assinala o 17.º centenário da publicação do Edito de Milão, com o qual os cristãos do Império Romano adquiriram a tolerância para poder expressar publicamente a sua fé, após dois séculos de perseguições, torturas e execuções a que estiveram intermitentemente sujeitos. Aires do Nascimento, Alexandre Sá, David Sampaio, José Rosa, António Matos Ferreira, João Seabra, José Vera Jardim e Manuel Braga da Cruz são alguns dos intervenientes do encontro, que inclui a apresentação do livro “Não nos esqueçamos de Deus”, do cardeal Angelo Scola. Conheça o programa.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Para reflectir

 Padre disfarça-se de mendigo antes da celebração e veja o que aconteceu! O Padre Jeremias Steepek, caminhou ao redor da igreja por 30 minutos enquanto ela se enchia de pessoas para o culto. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam "oi" para ele. O Padre Jeremias Steepek disfarçou-se de mendigo e foi à igreja com perto de 10 mil fieis onde ia ser apresentado como o Sacerdote principal pela celebração da manhã. Na rua pediu a algumas pessoas moedas para comprar comida. Também ninguém da Igreja lhe deu algo. Entrou no templo e tentou sentar-se na parte da frente, mas os diáconos pediram que ele se sentasse na parte de trás da igreja. Ele cumprimentava as pessoas que lhe devolviam olhares sujos e de julgamento ao olhá-lo de cima a baixo. Enquanto estava sentado na parte de trás da igreja, escutou o ofício do culto e logo em seguida a liderança subiu ao altar e anunciaram que se sentiam emocionados em apresentar o novo Padre da congregação, ( As pessoas olharam ao redor aplaudindo com alegria e ansiedade ) mas na verdade e sem sabermos porque, ainda não chegou, estamos a tentar saber se aconteceu-lhe alguma coisa. E eis que, sem ninguém o esperar, o homem sem lar, o mendigo que se sentava nos últimos bancos, se colocou em pé e começou a caminhar pelo corredor. Os aplausos pararam. E todos o olhavam. Ele aproximou-se do altar, conteve-se por um momento e disse: “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’." Depois de ter recitado o texto de Mateus 25:34-40, olhou a congregação e contou-lhes tudo o que tinha experimentado, vivido naqueles minutos da manhã, antecedentes à Eucaristia. Muitos começaram a chorar, muitas cabeças se inclinaram pela vergonha. O Padre disse então: "Hoje vejo uma reunião de pessoas, não a Igreja de Jesus Cristo. O mundo tem pessoas suficientes, mas não suficientes discípulos. Quando vocês se tornarão discípulos?". Ser cristão é mais que algo que se defende. É algo que vive e que se partilha com todas as pessoas. Olhou para os presentes, prostrou-se, clamou alto, "Que Deus Pai vos abençoe" e saiu...

Papa Francisco publica Exortação Apostólica 'A Alegria do Evangelho´

O Papa Francisco publicou esta terça-feira, dia 26 de novembro, a exortação apostólica, ‘Evangelii Gaudium’ (A Alegria do Evangelho).

Este texto, que resulta do último sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, apresenta o projeto de uma “nova etapa de evangelização”, nos próximos anos. Leia o texto na íntegra aqui

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Partilha

Partilho  convosco, hoje, uma frase de João XXIII  (sem comentários):

 "Buscai primeiramente  aquilo que une, antes de buscar o que divide"

NOTA:
 (o que nos une primeiramente, além de outras coisas,  é o ESPIRITO SANTO -Espirito de Deus em nós. É esta relação perfeita de Amor entre o Pai e o Filho que chega até nós.... e nos une como irmãos em Cristo Jesus!  Matematicamente falando, se o E.S. une o Pai ao Filho, numa relação reciproca de Amor ,  sendo  o MESMO Espirito que nos une a nós ao Filho, logo o Pai está  unido a nós pela mesma relação deste  MESMO ESPÍRITO DE AMOR. A escolha é nossa:  aceitando-a ou rejeitando-a . Em ambos os casos, eu sei que Deus Uno e Trino nos aceitará sempre porque o Filho não exclui ninguém, nem mesmo a ovelha perdida... É o Deus  da procura, o Deus do encontro!)

Dirão, no final: "a chata sempre comentou!" Ainda não me consegui disciplinar...... Acreditem que quando comecei a frase pensei só po-la e nada mais
Apelo à Luz de Cristo e ao Amor do E.Santo para que a relação Trinitária seja 3+2, sendo que o 2 sou eu e tu.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Fé Cristã

Fé cristã «não tem nada de imaginário ou abstrato», diz patriarca de Lisboa
O patriarca de Lisboa frisou este domingo, em Peniche, que a fé cristã «não tem nada de imaginário ou abstrato», numa homilia em que acentuou a necessidade de os cristãos responderem às necessidades dos mais carenciados.

Na missa que assinalou o encerramento do Ano da Fé no patriarcado lisbonense, D. Manuel Clemente sublinhou que os fiéis só podem ser «definitivos e totais no acolhimento e seguimento de Cristo», que se encontra «nas Escrituras», «nos sacramentos» e «nos irmãos», que pedem «atenção e serviço».

«Importa saber, importa reter, que a fé cristã é um compromisso total com a cruz do mundo, em que Cristo nos espera. Aí mesmo experimentaremos – quando nos abeirarmos de todas as dores e expetativas dos outros – a presença de Cristo, que tão solidariamente nos salva», assinalou.

Depois de lançar um convite a que cada cristão olhe «para si, para a família, para os outros», o patriarca lembrou que a vinda de Cristo à Terra significou para ele «fazer sua a natureza humana, no que esta tem de promessa e igualmente de carência, contradição e até miséria»

Os cristãos, vivendo da misericórdia de Cristo, devem ser também «sinais ativos dela, junto de todas as necessidades do próximo», tornando-se «concidadãos e testemunhas do seu Reino», afirmou na missa referente à solenidade litúrgica de Cristo Rei.

«Deste Reino somos e queremos ser. Por isso aqui estamos e assim daqui partimos, para os compromissos diários da nossa fé, que sempre atua pela caridade, e apenas nesta se credibiliza e demonstra», apontou.

Rui Jorge Martins

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Olá!  A PAZ de CRISTO esteja com todos nós e que bom seria, neste dia, com toda a HUMANIDADE.... 
Hoje é o último domingo do ano litúrgico ( Ano C), e por isso o reconhecimento de Jesus Cristo, como Rei do Universo. Para o próximo domingo será um novo ciclo, por mais um ano (Ano A) e que se inicia com o 1º domingo do Avento. Após vividos os  4 domingos do Avento, que é um tempo  de conversão e preparação, como sendo o "arrumar" do nosso coração para recebermos, com alegria e paz, a vinda do nosso querido Jesus, ou seja o Seu Nascimento, a Sua Encarnação.
Após ler várias vezes o Evangelho de hoje e até medita-Lo conjuntamente com o meu grupo do Movimento de Casais de Sta Maria, do qual faço parte, só agora me detenho nesta passagem que convosco quero partilhar e que se refere ao ladrão, conhecido como bom e arrependido:
 "...Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo das nossas más acções. Mas Ele nada praticou de condenável". " Jesus lembra-Te de mim, quando vieres na Tua realeza". Ao que Jesus responde: "Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso".

Passados 2000 anos eu, hoje, reconheço-me em tantos momentos da minha vida na pessoa do ladrão.... e vejo que esta passagem bíblica é actual.....Não roubei provavelmente da mesma forma que ele, mas meu Deus, quantos sorrisos eu roubei  ao meu irmão porque não estive atenta ? Quantos momentos de alegria, verdade, perdão, de alento, de esperança e coragem eu lhe tirei porque não ocupei o meu lugar, o lugar que Tu me legaste? Quantas vezes eu lhe roubei o Teu rosto, porque o meu rosto (a minha matriz) nada tinha a ver com o reflexo do Teu? Porque a imagem que Tu me deste não foi a que eu transmiti... simplesmente me demiti! Cristã sim, mas... muitas vezes e apenas no conforto do meu canto!
Roubei-Te ao meu irmão, porque de Ti não testemunhei.
Reconheço aqui uma pequenina diferença entre mim e o bom ladrão, é que ele afastou-se de Ti, arrependeu-se e Tu perdoas-Te-lhe, na Tua infinita misericórdia e ele.. não tornou a afastar-se de Ti. Mas eu...Tu usas da Tua misericórdia para comigo e eu cá continuo nesta Igreja peregrina deixando-Te para trás, fechando os meus  olhos e os ouvidos, para não ouvir a Tua voz que me fala do outro que por mim passa....
Como ontem, eu hoje Te peço Senhor, lembra-Te de mim , Rei do Universo.....Tem piedade de mim e desapega-me destes entraves que me afastam de Ti e me impedem de Te seguir, como aquele jovem, num outro tempo, eu não quero virar-Te as costas.
Tu és Rei. ontem, hoje e sempre e eu vou tentar, mesmo por vezes caindo, eu sei, ser a Tua serva... mas lembra-Te conto Contigo e com o Esp. Santo para alcançar o Teu Reino.
Sozinha eu sei que nunca chegarei ! Tu és o meu Senhor, em Ti confio!

Como sempre fui chata demais.

Uma semana com o vigor , a força e alegria de que tem um DEUS,  UNO e TRINO que nos ama, a todos sem excepção, ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

domingo, 24 de novembro de 2013

Pastoral da Cultura

Cristo Rei: Venha a nós o vosso Reino

O que podemos dizer do Reino de Deus é que ele é inseparável de Jesus, deste agora da salvação de Deus, deste transbordar da sua graça na história. É inseparável deste rasgar da história aos pobres e infelizes, deste bálsamo derramado aos corações quebrantados, desta palavra de alento aos que já não esperavam nada. Deste aproximar das vidas concretas à possibilidade da salvação de Deus. Onde Jesus Cristo chegava, chegava o Reino. Onde Jesus Cristo estava, o Reino de Deus mostrava-se. Quando as pessoas tocavam em Jesus, estavam a tocar no Reino, quando O viam estavam a vê-lo. Quando escutavam as suas parábolas estavam a escutar a gramática insuspeita do Reino. Jesus viveu a sua vida como esta manifestação extraordinária do Reino. O Reino de Deus coincidia com a presença de Jesus, e que efeitos extraordinários, esta chegada de Jesus, provocava em tantas vidas.

A fé cristã em duas palavras: «contemplar», «agir»
«Adoração. Fala-se pouco de adoração!» Esta consideração, pronunciada pelo papa Francisco com um misto de tristeza e preocupação, poderia colher o sentido de um dos sinais conclusivos do Ano da Fé. A confirmá-lo, pode acrescentar outro pensamento do papa dirigido aos seminaristas e às noviças na conclusão da sua peregrinação. A união entre ação e contemplação é um dos pontos cardeais que a fé exprime e precisa sempre de ser reafirmada. A fé vive principalmente de adoração. O encontro com Cristo, de facto, requer que a resposta do crente brote da contemplação do seu rosto. A contemplação, contudo, não nos distancia dos compromissos e das preocupações quotidianas, pelo contrário. Ela permite dar sentido e sustentar o cansaço de cada dia. A alegria que provém daquele encontro não é artificial nem limitada a um momento emotivo, mas condição para ver com profundidade e colher o que vale a pena viver.

sábado, 23 de novembro de 2013

Domingo a Igreja Católica Celebra o Cristo Rei

Resistir, confiar, perdoar: Evangelho do Domingo de Cristo Rei
No episódio das tentações, Jesus respondeu com a Escritura: «Está escrito: nem só de pão vive o homem»; «está escrito: ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto»; «não tentarás ao Senhor, teu Deus». A Escritura foi a sua referência para resistir. E pode muito bem pensar-se que, ao longo de toda a sua vida terrestre, de cada vez que enfrentou tentações relacionadas com a sua missão de Messias, foi a referência è Escritura que lhe permitiu manter a sua rota. Na cruz, ao contrário, Jesus não responde, cala-se perante as provocações. E, contudo, a interpelação é relevante: ele é o Messias, e sabe-o. Ora, o Messias é aquele que salvará o mundo; por isso devia salvar-se a ele mesmo! É a nossa lógica humana, é a lógica dos seus interlocutores. E é disso que ele morre: morre por não ter agido conforme à lógica de quem o provocava, às suas ideias sobre o Messias.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Espiritualidade

Doze minutos de oração com o papa Francisco | VÍDEO |
Diante das «dificuldades e surpresas do projeto de Deus, a esperança da Virgem nunca vacila», o que diz aos cristãos «que a esperança alimenta-se de escuta e de paciência», frisou Francisco durante a meditação que antecedeu a oração em silêncio. O papa Francisco deslocou-se esta quinta-feira a um mosteiro feminino de clausura, em Roma, para a oração de Vésperas, que na liturgia católica é rezada ao cair da tarde, e permanecer em oração contemplativa junto de Cristo, presente no Santíssimo Sacramento. O vídeo que apresentamos é um resumo da passagem do papa pelo mosteiro de Santo Antão: começa com o canto de uma passagem bíblica, prossegue com a contemplação do Santíssimo Sacramento, em silêncio, e termina com um cântico  A proposta que deixamos é rezar 12 minutos com Francisco…

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Reconciliação

O papa também é pecador e confessa-se a cada quinze dias, diz Francisco
«Também o papa se confessa todos os quinze dias, porque o papa também é um pecador», afirmou Francisco esta quarta-feira, durante a catequese que pronunciou na audiência geral semanal, dedicada ao sacramento da Reconciliação. Depois de sublinhar que tanto padres como bispos «devem confessar-se», o papa disse, levantando os olhos do papel com o discurso: «O confessor ouve as coisas que lhe digo, aconselha-me e perdoa-me, porque todos temos necessidade deste perdão». «O serviço que o sacerdote presta, da parte de Deus, no sacramento da confissão é um serviço muito delicado, que exige que o seu coração esteja em paz, (…) que não maltrate os fiéis mas que seja amigo fiel e misericordioso, que saiba semear esperança nos corações, e sobretudo esteja consciente de que o irmão e a irmã procuram o perdão e fá-lo como as muitas pessoas que se aproximavam de Jesus para que as curasse.» Por isso, vincou, o sacerdote que não tenha «esta disposição de espírito», é melhor que «não administre o sacramento», porque os fiéis «têm o direito de encontrar nos sacerdotes os servidores do perdão de Deus».

CINEMA

SEXTA-FEIRA: Sessão de Cinema de temática espiritual 
"Prefiro o Paraíso"
Vida de São Felipe Néri. (II parte), no CEDCRAM, nas Azenhas do Mar às 21h30.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Pastoral da Família: Questionário para o Sínodo

PATRIARCADO DE LISBOA
Rev.mo Senhor,P.

José António Rebelo da Silva

O Papa Francisco proclamou a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano de 5 a 19 de Outubro de 2014 sobre o tema: «Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização».

Para preparar esta Assembleia,  o Secretariado Geral do Sínodo convida todos os católicos a darem o seu contributo para melhor preparar o Instrumentum Laboris. Para dar seguimento a esta consulta, a Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa disponibiliza, no site da pastoral da Família um questionário online, facilitando o contributo de cada fiel católico.

Assim, pedimos que divulgue nas suas comunidades este questionário, de forma a que todos os fiéis se possam sentir envolvidos na preparação deste sínodo.

O questionário estará disponível até 8 de Dezembro de 2013.

Para preencher o questionário basta aceder ao seguinte link: http://familia.patriarcado-lisboa.pt/sinodofamilia

Disponibilizamos, também, o inquérito em formato papel, solicitando que este apenas seja distribuído a quem não tiver acesso a computador, e que alguém da comunidade faça a transcrição para o inquérito online. Enviamos ainda um cartaz para melhor divulgar a realização deste questionário.

 Com as melhores saudações fraternas,

 Pe. Rui Pedro Trigo Carvalho

(Diretor do Sector da Pastoral Familiar)
______________________________________________
Anexo(s):
anexos_email/Cartaz_Inquerito.jpeg
anexos_email/SinodoBispos2014_QuestionarioLisboa.pdf

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Partilha

Uma saudação amiga na PAZ de CRISTO, nossa Pascoa!
O sol já nasceu.... e eu vi! quero dizer Bom DIA!  Alegria, acordem  porque  Deus contemplo-nos com mais um dia...Vamos vive-lo, ou antes , esforçar-nos por vive-lo de acordo com a Sua vontade (tanto que eu queria... mas os dia não passam, muitas vezes, de minutos ou segundos na sintonia d'Ele).
Bem eu queria mesmo era passar-vos uma frase de S. Francisco de Sales, aqui vai ela:

"O desejo de meditar não se adquire  com os esforços do nosso espírito, mas  sim com uma doce e tranquila humildade de coração".

Vou partilhar só mais uma coisinha convosco, que me chegou às mãos através da Paroquia de Cristo Rei de Algés-Miraflores e que foi extraída da "Verbum Domini-Vat II (eu passo apenas umas linhas que me fizeram meditar mais, pois o documento para meditação e partilha é um pouco mais longo): "...Como é importante, para o nosso tempo, descobrir que só Deus responde à sede que está no coração de cada homem! Infelizmente na nossa época, sobretudo no Ocidente, difundiu-se a ideia de que Deus é alheio à vida e aos problemas do homem; pior ainda, de que a Sua presença pode até ser ameaça à autonomia humana. Na realidade toda a economia da salvação mostra-nos que Deus fala e intervém na história a favor do homem e da sua salvação".

Um abraço com Maria por companhia, ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

sábado, 16 de novembro de 2013

33º Domingo tempo comum – Ano C


Evangelho Lc 21, 5-19

Comentário Breve

Os relatos do fim do mundo que, anualmente, escutamos ao longo do mês de Novembro, visam ajudar os cristãos a enfrentarem as primeiras perseguições, incutindo a fundamentada esperança que Deus cuidas dos seus discípulos perseguidos.
O fim do mundo, entre não falar dele e pretender ver os primeiros sinais nas catástrofes que nos assolam, estes dias nas Filipinas, somos chamados a olhar para a realidade como pertença de Deus e espaço do seu agir. Encarar o fim do mundo como discípulos serve, não para nos desinteressarmos do mundo, mas para sentir a força do amor de Deus que nos vincula. 
A tentação permanente, fruto do nosso pecado, é querer saber quando isso vai acontecer. A pergunta deve antes ser como vai a Igreja atravessar e superar as dificuldades actuais?
Confiança é a chave. Se "é preciso que estas coisas aconteçam", Cristo sossega nos pedindo que ninguém se "alarme", desafiando a que lhe entreguemos as nossas desconfianças.
Povo contra povos, nações contra nações pode ser ocasião para que cada um se debruce sobre a complexidade das relações geoestratégicas do mundo, sem deixar de acreditar na Paz que implica justiça, perdão, verdade... a fim de me empenhar na sua realização no concreto dos meus dias. Dias de solidariedade, de acções concretas que ajudem os que, por razões de carestia perderam a esperança, possam olhar o futuro com renovada confiança.
Este discurso não é para levar os discípulos a entrar em pânico. A constatação de que a nossa história e o nosso quotidiano estão cheios de casos semelhantes deve encaminhar-nos ao encontro de Cristo que nos inspirará a sabedoria para derrotar os adversário. É o verdadeiro desconcerto, mas se atender-mos que Cristo é a fonte da nossa existência, numa vida dada na entrega da Sua, o caminho é o da perseverança e confiança também na entrega da nossa em prol de todos os irmãos.
É no tempo de crise que a ocasião de dar testemunho se torna mais forte e, se quisermos, mais credível a partir de nossa condição de servos ou servidores do projecto de Cristo.

Hoje em Rio de Mouro

SÁBADO: Conferência sobre: A Fé actua pela Caridade, orientada pelo Patriarca de Lisboa Dom Manuel Clemente, em Rio de Mouro às 21h30.
Quem estiver interessado em transporte deve estar junto à Igreja Paroquial às 21h00

Leitura

Leitura: “Sim, cremos – O Credo comentado pelos Padres da Igreja” (2)
Quereis saber qual é o valor da vossa fé? Cristo morreu por ela. Sendo assim, porque é que procuras a recompensa terrena, apegado como estás ao ouro e ao dinheiro? É um insulto que fazes à fé, pela qual Cristo morreu. O que é que há no céu? O que os olhos não veem (Is 64, 4). Que é que há na terra? O que os olhos dos fiéis não querem ver. O que é que há no céu? Aquilo que o Lázaro coberto de chagas pôde encontrar. O que é que há na terra? O que o rico avarento possuía (Cf. Lc 16, 22). Que é que há no céu? Aquilo que não pode perecer. O que é que há na terra? O que não pode perdurar. Que é que há no céu? Ausência de sofrimento. Que é que há na terra? O medo constante. Que é que eu tenho no céu? O quê? Aquele que fez o céu. O valor da tua fé é o teu Deus. Tê-lo-ás a Ele. Ele dispõe-se a ser Ele próprio a recompensa para os que lhe prestam culto. Considerai, irmãos caríssimos, todas as criaturas: o céu, a terra, o mar, o que está no céu, na terra e no mar. Como tudo é belo, como tudo é admirável, como tudo está disposto digna e ordenadamente! Impressiona-vos estas coisas? Com certeza que impressionam. Porquê? Porque são belas. Quem é que as fez? Creio que ficaríeis embasbacados, se vísseis a beleza dos anjos. Quem é, pois, o criador dos anjos? É aquele que é a recompensa da vossa fé. Ó avaros, com que é que vos haveis de saciar, se o próprio Deus vos não sacia?

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Hoje no Centro Social e Paroquial de Colares

SEXTA-FEIRA: Conferência sobre a Constituição Dogmática Gaudium et Spes, orientada pelo Prof. Doutor David Sampaio, da U.C.P e Presidente da Fundação ajuda à Igreja que sofre, em Colares às 21h30.

Leitura - uma boa oferta de Natal

Editora Princípia lança novos livros sobre papa Francisco e D. Manuel Clemente
“O meu amigo Jorge”, “O Papa Francisco “, e “O Evangelho e a vida”, do patriarca de Lisboa, constituem as novidades natalícias da Editora Principia, que chegaram esta quinta-feira às livrarias. Dirigido às crianças, o primeiro livro é uma biografia que recorda alguns dos lugares da cidade de Buenos Aires, onde o papa nasceu e viveu. Assinado por Stefan von Kempis, “O Papa Francisco – Quem é, o que pensa e o que o espera” descreve «com conhecimento de causa», e acompanhado por fotografias, o caminho percorrido por Jorge Bergoglio até à cátedra do bispo de Roma. “O Evangelho e a vida” apresenta meditações sobre os evangelhos das missas dominicais que D. Manuel Clemente propôs semanalmente no programa “Dia do Senhor”, na Renascença. É deste volume que oferecemos um excerto, relativo ao Evangelho do 1.º Domingo do Advento, 1 de dezembro.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Vive agora, já.

Passado, presente, futuro: como viver o tempo?
É preciso viver o momento presente. Prestar atenção às coisas diárias simples, e vivê-las com grande paixão. Habituamo-nos a pensar sempre na situação que há de vir; por exemplo, pensa-se na noite em que se irá jantar fora com o parceiro, imagina-se de que modo acontecerá; ou, então, durante a semana, pensa-se no domingo, quando se for jogar golfe, nos resultados a que se chegará… Mas, depois, quando estivermos a cear ou a jogar golfe, precisamente nesses momentos, estaremos a pensar em como acabará o serão ou o que se fará depois da partida de golfe.

Destaques da semana

QUINTA-FEIRA: Oração pelos Seminários no Mucifal às 18h00. Oração Mariana nas Azenhas do Mar, às 21h00.
SEXTA-FEIRA: Conferência sobre a Constituição Dogmática Gaudium et Spes, orientada pelo Prof. Doutor David Sampaio, da U.C.P e Presidente da Fundação ajuda à Igreja que sofre, em Colares às 21h30.
SÁBADO:Conferência sobre: A Fé actua pela Caridade, orientada pelo Patriarca de Lisboa Dom Manuel Clemente, em Rio de Mouro às 21h30.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Prece

PARA NÃO SE TORNAR RABUGENTA(O)

Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo a cada dia.
Sendo assim, Senhor, livra-me da tolice de achar que devo dizer algo, em toda e qualquer ocasião.
Livra-me, também, Senhor, deste desejo enorme que tenho de querer pôr em ordem a vida dos outros. Devo entender que eles podem, às vezes, estar com a razão.

Ensina-me a pensar nos outros e a ajudá-los, sem jamais me impor sobre eles, mesmo considerando com modéstia a sabedoria que acumulei e que penso ser uma lástima não passar adiante.

Tu sabes, Senhor, que desejo preservar alguns amigos e uma boa relação com os filhos e netos, e que só se os preserva quando não há intromissão na vida deles.

Livra-me, também, Senhor, da tolice de querer contar tudo com detalhes e minúcias e dar asas à minha imaginação, para voar directamente ao ponto que interessa.

Não me permita falar mal de alguém.
Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças...
Elas estão aumentando e, com isso, a vontade de descrevê-las vai crescendo a cada ano que passa.

Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias; Seria pedir muito.
Mas, ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com paciência.

Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errado em algumas ocasiões. Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis.
Mas, sobretudo, Senhor, nesta prece de envelhecimento, peço:
- Mantenha-me o mais amável possível.
- Livrai-me de ser santo.
- É difícil conviver com santos!
- Mas um velho rabugento, Senhor, é obra prima do diabo!
- Poupe-me, por misericórdia.

“Regras de fé”

Pré-publicação: “Sim, cremos: O Credo comentado pelos Padres da Igreja”
Escreveu Santo Agostinho: «Tem sempre presente a tua fé, examina-te a ti mesmo; que o Símbolo da fé seja para ti como um espelho. Olha-te nele para ver se realmente crês em todas as verdades que professas acreditar e alegra-te todos os dias na tua fé, pois esta é a tua grande riqueza.» E ainda: «O Símbolo é, pois, a regra da fé, compendiada de forma breve, para instruir sem sobrecarregar a memória. Com poucas palavras dizem-se coisas com as quais muito se alcança. Chama-se Símbolo, porque com ele se reconhecem os cristãos.» A Universidade Católica Editora lança esta sexta-feira, em Lisboa, a obra “Sim, cremos: O Credo comentado pelos Padres da Igreja”, de Isidro Pereira Lamelas, especialista em Patrologia e professor da Faculdade de Teologia. O livro contém «os melhores textos» redigidos pelos Padres da Igreja» – escritores que, a seguir à geração dos apóstolos e até ao séc. VIII, se notabilizaram pela santidade de vida e pela sintonia com o pensamento da Igreja – sobre as grandes afirmações da fé que ficaram condensadas no Credo. Leia um excerto do volume.

«vida dupla»

Papa Francisco critica «vida dupla» de quem dá dinheiro à Igreja mas «rouba» o Estado e os pobres
O papa Francisco criticou esta segunda-feira, no Vaticano, a «vida dupla» de quem dá dinheiro à Igreja mas retrai-se na partilha com os pobres e falta à verdade nos impostos a pagar ao Estado. «A vida dupla de um cristão faz tanto mal, tanto mal. “Mas eu sou benfeitor da Igreja! Meto a mão ao bolso e dou à Igreja.” Mas com a outra mão, rouba: ao Estado, aos pobres… rouba. É um injusto. Esta é a vida dupla», vincou Francisco na homilia da missa a que presidiu.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Evocação a 11 de Novembro

S. Martinho: Mais que castanhas e água-pé
Ajude-nos São Martinho a compreender que só através de um compromisso comum de partilha, é possível responder ao grande desafio do nosso tempo: isto é, de construir um mundo de paz e de justiça, no qual cada homem possa viver com dignidade. Isto pode acontecer se prevalecer um modelo mundial de autêntica solidariedade, capaz de garantir a todos os habitantes do planeta o alimento, as curas médicas necessárias, mas também o trabalho e os recursos energéticos, assim como os bens culturais, o saber científico e tecnológico.

sábado, 9 de novembro de 2013

Como portar-se na Igreja?

Por Dom Henrique Soares da Costa. 

Caro Amigo de Facebook, deseja portar-se na Igreja como verdadeiro católico?

Ao entrar, observe se há a pia de água benta. Se houver, persigne-se com ela, recordando o seu Batismo, pelo qual você, marcado para sempre pela cruz do Redentor, entrou na Igreja. Entrar na igreja-casa deve sempre nos recordar a graça de quando entramos na Igreja-Povo de Deus Pai, Corpo de Cristo e Templo do Espírito!

Depois, vá até o seu lugar. Antes de entrar na fileira dos bancos, faça a genuflexão ao Santíssimo Sacramento, se Ele estiver à vista: dobre até o solo seu joelho direito. Os católicos orientais em geral rezam de pé para recordarem que são humanidade nova e gloriosa em Cristo; rezam, pois, de pé, numa posição gloriosa. Belíssimo! Nós, católicos latinos, ajoelhamo-os em várias ocasiões, como ato de humildade ante o Senhor e, sobretudo, recordando o senhorio de Cristo Jesus, diante de Quem deve dobrar-se todo joelho no céu, na terra e nos abismos. Assim, recordamos também que ainda não somos plenamente glorificados, ainda estamos a caminho! Belíssimo também!

Depois, já no seu lugar, ajoelhe-se e reze; derrame seu coração ante o Senhor em louvor, adoração e amoroso silêncio. Se não estiver inspirado, basta saudar o Santíssimo Sacramento, rezar o Pai-nosso, um Glória ao Pai, uma Ave-Maria... Somente depois sente-se e, calma e silenciosamente, pensando nas coisas de Deus, nas coisas da vida e nas coisas do céu, espere o início da santa Liturgia!

Se necessitar realmente falar com seu vizinho, faça-o com voz muito baixa e com discrição. É importante preservar o ambiente de sacralidade, respeito e religioso silêncio: "O lugar em que pisas é santo"; foi especialmente consagrado a Deus!

É assim que um verdadeiro católico, consciente e educado na fé, se porta!

Arte e espiritualidade

Dedicação da Basílica de Latrão, a mãe de todas as igrejas | IMAGENS |
Muitas pessoas pensam que a basílica de São Pedro é a principal igreja do Papa, mas na verdade é a de S. João de Latrão, a catedral da diocese de Roma, cuja dedicação os católicos evocam a 9 de Novembro.

XXXII Domingo do Tempo Comum

Para Deus, todos estão vivos: comentário ao Evangelho de domingo
Ao tempo de Jesus, a fé na ressurreição era recente e não era ainda partilhada por todos os judeus. Os fariseus acreditavam nela firmemente; para eles era evidente que o Deus da vida não abandonaria os seus fiéis à morte. Mas podia ser-se um bom judeu sem crer na ressurreição da carne. Era o caso dos saduceus. Para justificar a sua recusa na ressurreição, tentavam demonstrar que uma tal crença conduzia a situações ridículas. A sua lógica era imparável: uma mulher não pode ter sete maridos ao mesmo tempo, estamos de acordo; se crê na ressurreição, diziam a Jesus, o inaceitável vai acontecer: ela teve sete maridos sucessivos, que morreram uns após outros; mas se todos ressuscitarem, já se sabe o que vai acontecer! O erro desta argumentação, responderá Jesus, consiste em procurar a fé nos nossos raciocínios.

Espiritualidade Cristã - Curso 2014



A Fé actua pela Caridade

Programa Pastoral

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Peregrinação diocesana no final do Ano da Fé

Lisboa |DIA 24 DE NOVEMBRO, A PENICHE
O Santuário da Senhora dos Remédios, em Peniche, acolhe, a 24 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei, a Peregrinação Diocesana por ocasião do Encerramento do Ano da Fé.

“Toda a Igreja Diocesana é convocada para este grande acontecimento”, refere o diretor do Secretariado de Ação Pastoral, padre Paulo Franco, em carta enviada esta semana aos párocos. A comunicação informa que o acolhimento tem início às 14h, em diversos locais, de acordo com as regiões pastorais: “Oeste, Igreja da Ajuda; Lisboa Cidade e Termo Ocidental, Largo da Misericórdia; Termo Oriental, Campo da República, vulgo Campo da Torre (fortaleza)”. Após uma catequese proferida pelo Patriarca e Bispos Auxiliares, inicia-se uma caminhada em direção ao Santuário da Senhora dos Remédios onde, pelas 16h, será celebrada a Eucaristia.
Inscrições na secretaria Paroquial

Vaticano: Os passos que levam a um Sínodo

Vaticano: Os passos que levam a um Sínodo
Lisboa, 04 nov 2013 (Ecclesia) – O Vaticano vai promover esta terça-feira uma conferência de imprensa sobre a “preparação” do próximo Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa para debater, em outubro de 2014, os “desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. O caminho para o Sínodo, um organismo...

sábado, 2 de novembro de 2013


Papa Francisco

Os santos não são super-homens, nem nasceram perfeitos. São como nós, como cada um de nós, são pessoas que antes de chegar à glória viveram uma vida normal, com alegrias e tristezas, lutas e esperanças. Mas o que foi que mudou as suas vidas? Quando conheceram o amor de Deus, seguiram-no com todo o coração, sem condições e hipocrisias; consumiram as suas vidas no serviço dos outros, suportaram sofrimentos e adversidades sem odiar e respondendo o mal com o bem, difundindo alegria e paz. Esta é a vida dos Santos: pessoas que por amor a Deus não lhe colocaram restrições nas próprias vidas; não foram hipócritas; gastaram as suas vidas no serviço dos outros para servir o próximo; sofreram muitas dificuldades, mas sem odiar. Os Santos nunca odiaram. Compreendam bem isso: o amor é de Deus, mas o ódio vem de quem? O ódio não vem de Deus, mas do diabo! E os santos se afastaram do diabo; Os Santos são homens e mulheres que têm a alegria no coração e a transmitem aos outros. Nunca odiar, mas servir os outros, os mais necessitados; orar e viver na alegria; esse é o caminho da santidade!

Papa Francisco.

Sabado 2 de Novembro

Manhã - Comemoração de todos os Fiéis defuntos.
 Missas na Ulgueira às 9h30, em Almoçageme às 10h30 e no Cemitério de São Gregório do Vinagre às 12h00.
Tarde - Missas Vespertinas
Missas na Praia das Maçãs às 17h30 e na Igreja de São Sebastião às 19h00.