quinta-feira, 30 de abril de 2020

A importância do Cardeal Patriarca de Lisboa no Mundo.

A maioria das pessoas acha que todas as cidades têm um cardeal Patriarca, mas não é assim, nós somos um dos 7 privilegiados e os outros são bem antigos.
Na altura foi um grandioso acontecimento europeu, a embaixada em que o Rei D. João V enviou a Roma em 1716 ao Papa Clemente XI, ( com os chamados e já famosos 15 ‘Coches da Embaixada’, 3 dos quais estão no Museu dos Coches ) pedia ao Papa as faixas bentas para o filho infante D. José e era também uma embaixada diplomática e por causa desta embaixada é que nos foi concedido o título de Cardeal Patriarca de Lisboa, mas com justa causa, de facto o nosso patriarcado deu mais igrejas ao mundo.
Só havia 6 cardeais patriarcas no mundo. O nosso é o 7.º o mais recente, por isso quando reúne o Conclave (reunião de cardeais para a escolha de novo Papa) fazemos parte dos últimos 7 cardeais a entrar no conclave (os mais importantes) e somos o primeiro dos 7 a entrar porque dos últimos 7 mais importantes cardeais, somos o mais recente datamos só de 1716, os outros eram mais antigos.
No Conclave entra-se por ordem de importância do menos importante a entrar em primeiro lugar para o mais importante a entrar por último. Sermos dos últimos 7 cardeais do mundo inteiro, a entrar é uma grande honra.
Hoje em Dia não sei como estão os patriarcados. Lembro-me dos 7, Antioquia, Alexandria, Constantinopla, Jerusalém, Roma, Veneza e Lisboa. Não há mais Cardeais Patriarcas no mundo, e provavelmente não haverá nunca mais, uma vez que o mundo está globalizado.
Não deixem de ler os comentários ao meu post, há informação muito mais precisa e completa, que já calculava que fosse aparecer.
27/04/2020 
Facebook: Helena Carvalho Pereira 
Para ver o post e os comentários referidos clique em: Associação Nacional das Tradições de Portugal


Sem comentários: