quarta-feira, 8 de abril de 2020

Mensagem do Prior de Colares - Páscoa 2020




Paróquia de Nossa Senhora da Assunção - Colares
Páscoa 2020

“É em tua casa que quero celebrar esta Páscoa” Mt 26, 18.

Aos estimados paroquianos de Colares e a todos os que lerem esta mensagem. Em contexto de pandemia Mundial, estas palavras de Jesus têm mais do que nunca uma atualidade verdadeiramente significativa. Aproxima-se os dias em que nós cristãos celebramos as realidades que mais definem a nossa fé: A Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus, três realidades que formam um único Mistério. O Mistério da entrega de Jesus que por amor nos resgata do pecado e da morte.

Caríssimos, vivemos um tempo de vazio, de distanciamento e de suspensão de tantas coisas que nos são tão caras, mas é neste “esvaziamento”, nesta “suspensão”, que nos encontramos realmente com o mistério da Cruz do Senhor. Esta confiscação da nossa existência humana é a condição vivida, na primeira pessoa por Jesus, por Aquele que foi suspenso na Cruz. São Paulo interpreta a Cruz de Cristo, como um aniquilamento: “Ele que era de condição divina, não se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio” (Fl 2,6-7). O sofrimento assusta-nos mas não fomos abandonados por Deus, pelo contrário, entregou-nos o Seu Filho amado. Deixemos que neste nosso esvaziamento nos encha Cristo, com este abraço que vem da Cruz. Permitamos e queiramos que esta nossa cruz seja glorificada na união com a Cruz de Cristo. Deixemo-nos humildemente converter pelo Amor de Cristo manifestado na Santa Cruz. Unidos a Ele, transformados por Ele, aproveitemos este tempo para santificar esta nossa cruz e assim podermos colher os frutos do amor.

Celebramos em casa a Páscoa do Senhor, mas não sózinhos, pois em Igreja formamos uma comunhão intensa e profunda. No Blog da paróquia bem como nas páginas de Facebook e WhatsApp, encontram um conjunto de prospostas para vivermos a nossa Páscoa, em família ou sós.

Aproveito esta oportunidade para vos informar que ontem a minha madrinha, que vive comigo, foi ao hospital onde lhe fizeram o teste ao novo Coronavirus. Hoje de manhã recebi o resultado que deu positivo. Também eu, embora não tenha sintomas, farei ainda hoje o teste e quando tiver o resultado vo-lo direi. Desde já peço as vossas orações. Entretanto e independentemente do resultado do meu teste, pelo facto da minha madrinha ter o vírus terei que ficar em quarentena. Por essa razão não poderei sair para Celebrar na igreja Paroquial com transmissão direta no Facebook mas unido a todos vós, confiante na infinita Misericórdia de Deus, alegre na Esperança da Ressurreição de Cristo e fundado na Fé da Igreja continuarei a Celebrar todos os dias em casa, a Santa Missa rezando pela saúde do corpo e da alma de todos. Contudo, no Domingo de Páscoa será Celebrado na nossa Paróquia, por outro sacerdote, a Missa às 12h00 com transmissão direta no Facebook da Paróquia de Colares. Como tinha anunciado, darei a Benção com o Santíssimo à nossa Paróquia no Domingo de Páscoa, agora desde a janela da casa Paroquial.

Proponho que sigam as Celebrações da Semana Santa na Sé de Lisboa transmitidas em direto na televisão e pelo site do Patriarcado ou do Santuário de Fátima transmitidas no site do Santuário (links em baixo onde podem também ver os horários das Celebrações). O Tríduo inicia-se com a Missa da Ceia do Senhor, na quinta feira. Segue-se a celebração da Paixão e Morte do Senhor e a Via Sacra na sexta feira, dia de jejum e abstinência. A solene Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias, no sábado com renovação das promessas do nosso batismo e a Missa no Domingo da Ressureição, a Santa Páscoa. Que tudo se faça para maior honra e glória de Deus e pela salvação das almas.

Celebremos pois a Páscoa com renovada alegria, tal como canta um hino da liturgia: ”Troquemos o instante pelo eterno. Sigamos o caminho de Jesus. A primavera vem depois do inverno, a alegria virá depois da Cruz. E como os discípulos de Emaús, possamos dizer com confiança: “Fica connosco Senhor porque anoitece” (Lc 24,29) e como eles, possamos reconhecer o Senhor ao partir o pão. A todos, votos de uma Páscoa Santa e abençoada com o melhor dom que necessitamos: a saúde do corpo e da alma! Invoco sobre todos a benção de Deus!

O Senhor vos abençoe e vos guarde,
Mostre o seu rosto e tenha misericórdia de vós.
Volte para vós o seu olhar e vos dê a paz.

Pe. José António Rebelo da Silva
Pároco de Colares





Proposta de Oração para a comunhão espiritual:

Ó Jesus, vinde e vivei em mim.
Ó meu Jesus, eu creio que Vós estais no Santíssimo Sacramento.
Amo-vos sobre todas as coisas e desejo que venhais à minha alma.
Já que agora não Vos posso receber no Santíssimo Sacramento,
vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração.
Como se já tivésseis vindo, eu vos abraço e me uno a Vós.
Não permitais que eu jamais me separe de vós.

                 ________________________________________________

Santuário de Fátima: https://www.fatima.pt/pt/events/semana-santa-e-triduo-pascal

Sem comentários: