domingo, 12 de abril de 2020

Bênção com o Santíssimo Sacramento

Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa

O Sacramento da Eucaristia é, por excelência, o sinal da presença pascal de Cristo no meio do seu povo. Instituído pelo próprio Jesus como memorial da sua morte e ressurreição para ser alimento da Igreja peregrina neste mundo, também, para além da celebração, reconhecemos a presença do Senhor neste “pão vivo descido do Céu para dar a vida ao mundo”.

No final da Missa do Dia no Domingo de Páscoa da Ressurreição na Sé Patriarcal, o Cardeal-Patriarca dará, de forma extraordinária este ano, a bênção com o Santíssimo Sacramento sobre a cidade, sobre a diocese e sobre todos quantos, privados da participação física da celebração nas suas comunidades, acompanham transmissão televisiva, concedendo a indulgência plenária, segundo as condições estabelecidas pela Santa Sé.

No sentido de sublinhar a unidade de toda a Igreja de Lisboa, o Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa havia sugerido o toque festivo dos sinos de todas as igrejas possíveis ao meio-dia (12h) do Domingo de Páscoa, como manifestação de que Cristo está vivo e ressuscitado. 
Propõe-se agora que este toque festivo dos sinos possa ser feito no momento em que o Cardeal-Patriarca, ao terminar a celebração que vai ter início pelas 10h30, der a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Vigararia-Geral

Sem comentários: