sábado, 25 de janeiro de 2014

Casais de Santa Maria - Nacional

III domingo do tempo comum – Ano A
Evangelho – Mt 4,12-23

Comentário breve
"Arrependei-vos" – estas são as primeiras palavras da pregação de Jesus Cristo. Um convite à acção no seguimento de Deus que se "abaixou" para trazer ao homem fechado sobre si próprio, portanto na escuridão do seu pecado, um luz capaz de iluminar todos os recantos da vida.
Chegou o tempo da acção pessoal. De também cada um de nós fazer uma peregrinação, sobretudo do coração, mas também no contexto concreto dos nossos dias para, operada a mudança, a propor aos irmãos, nas conversas, no encontros, em todas as ocasiões que se nos apresentem, para testemunhar o Reino que vem.
Mateus cuidou da "cenografia" onde coloca Jesus para o início do anúncio. O Mestre desloca-se para uma nova terra, próxima da água, aberta a um mundo novo fruto do seu porto de mar, capaz de receber facilmente gente de outras paragens – sugere o aparecimento de uma vida nova, promessa renovada para o homem.
No meio das nossas vidinhas, com tantas marcas de pecado, Jesus, quando menos esperamos, propõe-se-nos a fim de nos retirar desse Inverno e dar a bela luz da Esperança.
A resposta ao projecto de Deus, no levar ao mundo uma nova dinâmica passa sempre pela compaixão. Sobram discursos sobre justiça, igualdade, fraternidade... Se não formo capazes de uma ajuda prática aos mais desgraçados da terra o mundo não pode ser mais humano, muitos menos reflectir a luz do Reino.
Esta dinâmica do Reino arrasta consigo o reconhecimento da dignidade dos últimos. Temos que imprimir à história uma nova direcção focada nos que não vivem a dignidade de Filhos.
Finalmente, dar impulso a um processo de cura que possa libertar a humanidade de tudo o que a destrói e degrada. Decisivo é construir uma convivência para a maior felicidade para todos.
Esta "herança" de Jesus é compromisso para cada homem e mulher, chamados à Igreja e a esta família, cumprirem sem mais demoras ou desculpas, deixando tudo o resto para trás.

Sem comentários: